dezembro 20

0 comments

Não perca 7 dicas importantes para prevenir acidentes na oficina de funilaria

By Davi Souza

dezembro 20, 2018


Prevenir acidentes na oficina é uma prática que, além de trazer bem-estar aos colaboradores e clientes, evita muita dor de cabeça.

Existe uma série de normas relativas à segurança no Brasil e, se elas forem seguidas, a probabilidade de acontecer algo inesperado cai bastante. Além disso, algumas práticas são bem simples de serem implementadas e não custam nada.

Continue com a leitura deste texto e veja 7 dicas que o ajudarão a prevenir acidentes na oficina de uma vez por todas, e ainda, melhorar o ambiente de trabalho.

1. Providencie e cobre o uso de EPIs

Sempre que se falar em ambiente de trabalho, você vai ouvir sobre os equipamentos de proteção individual (EPIs). De fato, eles são a melhor maneira de evitar acidentes e, se ainda assim eles ocorrerem, reduzir as lesões causadas. É o caso de botas com bico de aço, que protegem os dedos do pé caso uma peça pesada venha a cair.

Os principais EPIs que tem de ser usados em uma oficina são:

  • luvas de proteção;
  • máscaras e óculos de segurança;
  • uniforme que forneça uma proteção adequada;
  • protetor auricular quando em ambiente muito barulhento.

Contudo, não adianta gastar dinheiro e providenciar tudo isso se os seus colaboradores, e até mesmo você, não usarem os EPIs. Seja o exemplo da oficina, faça o uso dos equipamentos de proteção e cobre isso de todos, até mesmo de quem costuma ficar no escritório, afinal, acidentes não avisam quando e onde acontecerão.

2. Planeje bem o ambiente de trabalho

Uma dica muito boa de como prevenir acidentes na oficina e que não custa nada é planejar bem o ambiente de trabalho. Quer ver um exemplo que pode facilmente causar um problema? Em uma funilaria, costuma-se usar serras, maçaricos e outros equipamentos que geram fagulhas e calor.

A tinta automotiva é inflamável, principalmente quando em forma de spray. Olhe em sua oficina e veja se não existe nenhuma lata ou pote com esse material próximo aos locais em que você usa as ferramentas citadas. Percebeu como um simples descuido pode levar a um acidente?

Separe a oficina em setores e evite ao máximo que esse tipo de situação aconteça. Destine um local para pintura, outro para corte e instalação de peças etc. Pode parecer complicado e até mesmo um pouco chato, mas, lembre-se que, são várias vidas em suas mãos.

3. Tenha uma política de segurança

Por todos esses motivos é muito importante ter uma política de segurança dentro da sua oficina. Mas afinal, o que é isso e como fazer? Basicamente, significa promover ações que demonstrem a importância de ter um local de trabalho seguro, além de estimular boas práticas.

Você pode fazer isso, por exemplo, dando um dia de folga no mês sempre que não houver nenhum tipo de acidente na oficina. Dessa forma, os próprios colaboradores vão se cobrar e fiscalizar as ações uns dos outros. Deixe claro que a empresa presa pela segurança e, quem seguir as regras, será recompensado.

4. Organize bem ferramentas e equipamentos

Outra dica muito importante, além de organizar a oficina em setores, é alocar as ferramentas e equipamentos de trabalho nos locais adequados. Peças pesadas, por exemplo, não devem ficar em locais muito altos e de difícil acesso. Mantenha cada material em seu devido lugar.

Organizar a oficina, além de ser uma forma de evitar acidentes, é um ótimo meio para otimizar o trabalho, realizar mais serviços e ter um lucro melhor ao final do mês, uma vez que ninguém vai perder tempo procurando pelas ferramentas. Em relação ao maquinário, também é muito importante saber onde colocá-los.

Não há nada pior do que ficar tropeçando em equipamentos espalhados de forma desorganizada. Agrupe as máquinas que costumam ser usadas com mais frequência. Também é uma boa ideia evitar que qualquer um tenha acesso à essas ferramentas de trabalho, principalmente serras. Lembre-se que o seu cliente também vai andar por aquele espaço e, em alguns casos, crianças podem estar presentes.

5. Faça verificações constantes nas instalações elétricas

Um erro que muitos cometem é ignorar as instalações elétricas e achar que elas têm de durar para sempre. Tudo na vida tem um prazo de validade e os fios também. No caso de uma oficina, existem agravantes, como o fato de haver muito detrito e a fiação normalmente ser externa, ou seja, exposta a esses materiais que podem danificá-la.

Faça verificações constantes nas instalações elétricas e repare qualquer problema que encontrar. Um fio sem a devida proteção, por mais que esteja em um local pouco acessível, pode ser de grande risco, levar alguém a um choque fatal e até mesmo causar um incêndio e destruir seu patrimônio e meio de sustento.

6. Providencie a manutenção preventiva

Outra prática que ajuda a prevenir acidentes na oficina é a manutenção preventiva, uma velha conhecida que costuma ser indicada para veículos. Sua função é a mesma, ou seja, corrigir um pequeno problema antes que ele fique maior, traga mais despesas e machuque alguém.

Sempre que perceber que algo não está funcionando como deveria e que traz algum risco para os seus colaboradores ou clientes, faça o reparo. É verdade que com um orçamento apertado nem sempre isso é fácil, mas esquecer do problema não vai fazer com que ele suma e, a chance de ele aumentar é grande.

7. Ofereça treinamentos

Por fim, temos uma das melhores dicas de como prevenir acidentes na oficina, que é oferecer treinamentos e capacitação aos seus colaboradores. Fazendo isso, você ainda qualifica a sua mão de obra e motiva os funcionários, uma vez que eles sairão da rotina e perceberão que são valorizados.

Assim como na manutenção preventiva, existe um gasto, mas você deve encarar isso como um investimento, e não uma despesa. Colaboradores qualificados, motivados, que trabalham em um bom ambiente e se sentem seguros trazem muito retorno à empresa e, essa é uma ótima forma de crescer.

Como você viu, muitas das maneiras de prevenir acidentes na oficina não custam nada e, mesmo as que necessitam de dinheiro para serem realizadas, trazem muitos benefícios para o seu negócio e para os seus colaboradores. Com simples ações, todos ganham, inclusive os clientes, que vão contar com um ambiente mais agradável.

Percebeu que prevenir acidentes na oficina é importante e traz muitos benefícios? Então, leia nosso texto e veja como cadastrar a sua oficina em uma seguradora. Faça isso e veja a sua empresa crescer!

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de oficinas e fornecedores negociam na Partsfy.

Success message!
Warning message!
Error message!