Descubra o valor de Ticket Médio Ideal na sua Oficina Automotiva!

<thrive_headline click tho-post-19983 tho-test-173>Você sabe como organizar oficina de funilaria?</thrive_headline>
Gestão e Administração de Oficina, Reparação Automotiva

Você sabe como organizar oficina de funilaria?

O mercado automotivo está em constante crescimento, o que significa um aumento no número de empresas que oferecem serviços de conserto de veículos. A funilaria é um dos segmentos que representa uma alternativa às oficinas tradicionais, com a realização de pequenos reparos e resolução de amassados. Por isso, saber organizar uma oficina de funilaria pode ser um diferencial para aumentar o número de clientes e fidelizá-los.

Receba meus artigos sobre o setor de reparação automotiva em primeira mão!

Neste post, você verá algumas dicas importantes para melhorar a organização de sua oficina de funilaria, lanternagem, mecânica e se destacar no mercado de oficinas. Confira!

Controle todas as entradas e saídas para organizar a oficina (funilaria, pintura, lanternagem, centro automotivo, mecânica)

Esse é um dos aspectos mais importantes: ter controle total de tudo o que acontece na funilaria, principalmente sobre a parte financeira. É necessário cadastrar todos os serviços realizados e atualizar os seus procedimentos, para otimizar o tempo e evitar gastos desnecessários. Também é preciso conhecer todos os gastos da empresa, a fim de planejar as receitas mensais.

Além disso, é importante realizar uma verificação completa no veículo em sua chegada. Isso porque alguns problemas podem ser negligenciados e a funilaria pode ser obrigada a pagar por reparos que não constavam no orçamento. Uma dica para certificar as suas condições iniciais dos automóveis que chegam é sempre tirar fotos.

Tenha coragem nas tomadas de decisões

O mercado automotivo está em evolução, o que exige de um gestor um maior conhecimento sobre a sua funilaria. Por isso, é importante investir em capacitação — não apenas para tomar decisões mais profissionais, mas também para ter coragem de desenvolver novos negócios e aumentar o faturamento da empresa.

O orçamento, por exemplo, é uma das partes mais importantes de uma oficina de funilaria. Em negócios menores, o próprio dono é o responsável e deve conhecer bastante sobre a parte financeira para oferecer um preço acessível, porém rentável.

Já em empresas maiores, outros funcionários podem realizar esse trabalho, mas é importante capacitá-los.

Garanta o espaço adequado para todos os itens

Manter um ambiente de trabalho apropriado é fundamental para garantir um melhor atendimento ao cliente. Isso significa organizar todas as peças do estoque, podendo acessá-las com facilidade sempre que for necessário. Afinal, destinar o espaço correto para as ferramentas pode agilizar os serviços e aumentar a capacidade da funilaria.

Da mesma forma, é importante se preocupar em deixar o ambiente limpo, com o descarte do material utilizado. Além de deixar uma aparência melhor — o que convence o cliente de que o serviço pode ser realizado com qualidade —, essa organização também aumenta o rendimento dos funcionários.

Fique atento às normas de segurança

Além de o ambiente estar limpo e com o lixo descartado, ele deve ser bem iluminado e ventilado. É preciso tomar cuidado com os materiais tóxicos — principalmente na pintura — para evitar o risco de contaminação. Os funcionários devem utilizar os equipamentos obrigatórios, como as máscaras e luvas de proteção, o que evita acidentes.

É fundamental manter um ambiente organizado para melhorar a produtividade da empresa. Isso inclui não somente a parte física da loja, mas também uma boa gestão financeira e de processos, para otimizar os serviços realizados. Por isso, saber como organizar oficina de funilaria pode ser uma vantagem contra a concorrência e uma possibilidade de conquistar e fidelizar mais clientes.

Quer se manter atualizado com informações sobre funilarias e pinturas? Assine a nossa newsletter aqui ao lado e receba diversos conteúdos em seu e-mail!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!

Receba os CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO DO  Blog da Cotexo 

sobre Rentabilidade NA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA