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Conheça as novas tecnologias para oficina de funilaria e pintura

Conheça as novas tecnologias para oficina de funilaria e pintura

Trabalhando no setor automotivo, você já deve estar acostumado com a necessidade de se manter antenado. Afinal de contas, é importante adaptar o seu negócio para as vontades dos novos consumidores, seguindo de maneira firme, inovadora e visível para todo o mercado.

Por isso, aproveitamos o momento para elaborar um post especial sobre o tema. Aqui, apresentaremos as principais tendências para o sucesso de uma oficina de funilaria e pintura. Além disso, também listamos os equipamentos mais importantes para a produtividade do seu estabelecimento. Então, sem mais demoras, acompanhe!

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As maiores tendências no setor de funilaria e pintura

Antes, vale notar uma dica para todos os tipos de empreendimentos: é muito importante que você conheça e saiba atender o seu público. Da forma como percebemos, o consumidor tem mudado seu comportamento, principalmente entre as novas gerações.

A própria indústria automotiva tem se modificado, investindo em sustentabilidade, valor e design. É justamente nesse cenário que a sua oficina deve se colocar. Em nossa visão, além dos serviços de reparo, o segmento da personalização será o meio mais promissor para o futuro desse mercado.

Por isso, é fundamental que você se mantenha antenado às novidades do setor, aprendendo o que deve ser feito para aumentar sua competitividade, desbancando os seus concorrentes e conquistando a sua clientela com um serviço cada vez mais moderno, eficiente e personalizado. Agora, dê uma olhada nas tendências!

Pintura à base de água

Logo de cara, temos uma alternativa ambientalmente responsável. Como você perceberá ao longo dos próximos anos, a conduta e preocupação sustentável se tornará uma predileção do consumidor moderno, que tendo a opção, passará a adotar soluções limpas para a customização de seus carros.

A pintura à base de água é a manifestação comercial dessa ideia. Pois, além de ter processos mais limpos e práticos, a tecnologia faz com que os procedimentos sejam mais econômicos e rápidos, além de garantir alta fidelidade de cor — algo determinante para a popularização do serviço no mercado.

Vitrificação

Já a vitrificação é um processo protetivo. Basicamente, ela acontece por meio da aplicação de uma camada de segurança, quimicamente desenvolvida para proteger a pintura da exposição ao tempo, prevenindo a lataria contra desgastes provocados por raios UV, chuva, maresia e afins.

Em um todo, o processo é dividido em nove etapas:

  • lavação;
  • descontaminação;
  • inspeção;
  • mascaramento;
  • corte;
  • refino;
  • lustração;
  • preparo e proteção.

Então, além desses procedimentos garantirem rentabilidade para a sua oficina, o cliente terá em mãos um veículo que une o útil ao agradável, com uma aparência de novo enquanto preservado.

Revestimento cerâmico

Outra tendência em crescimento é o revestimento, que apesar de ter um caráter protetivo, escolhe uma abordagem bem diferente para entregar esse efeito. Tecnologicamente, está entre as soluções estéticas mais avançadas de todo o mercado, pois aposta na nanotecnologia para gerar os resultados.

A grande sacada dessa opção é o seu caráter autorregenerativo. Pois, veja, além de oferecer uma proteção extrema e resistência contra a água, o revestimento cerâmico faz com que a pintura esteja em constante fase de regeneração. Ou seja, o carro mantém uma aparência de novo por um período consideravelmente maior.

Lounge de convivência

Já aqui, temos uma tendência que não é necessariamente um serviço, mas uma experiência. Afinal, o novo consumidor busca valor e significado nas coisas, até mesmo durante seu consumo. Por isso, quando possível, é interessante investir na receptividade da sua oficina, transformando o estabelecimento em um ponto de encontro para os entusiastas.

Em um primeiro instante, essa ideia pode causar espanto. Como assim, ponto de encontro? Oficina é lugar de trabalho! Sim, mas apesar disso, atrair entusiastas automotivos enquanto nutre uma comunidade no entorno da sua oficina é uma estratégia de marketing bem inteligente.

Além de fazer amizades, essas pessoas terão na sua oficina um point de confiança para gastarem com procedimentos estéticos, permitindo que você expanda as suas atividades para outros segmentos, como a comercialização de rodas, pneus, volantes e demais componentes.

Os equipamentos mais importantes para uma oficina de funilaria e pintura

Contudo, antes de modernizar a sua oficina com as novidades do mercado, é importante garantir que o estabelecimento tenha, pelo menos, as ferramentas mais fundamentais para o seu trabalho. Pois, assim, você evita perder serviços e clientes para a sua concorrência. Veja só!

Martelinho de ouro

Um clássico da oficina. Basicamente, a técnica usa algumas ferramentas para corrigir deformidades na lataria do carro, deixando a carroceria como se fosse nova, eliminando por completo os furos, amassados e afins. Para trabalhar com esse serviço, é importante ter, pelo menos, o martelo em si e uma repuxadeira.

Pistola de pintura e compressor de ar

Ferramentais fundamentais e complementares. O compressor opera na pressurização da tinta que é disparada pela pistola, garantindo uma pulverização de alta qualidade e eficiência. Inclusive, a qualidade desses equipamentos é indicativa da sua economia operacional, pois compressores e pistolas em boas condições consomem menos tinta para realizar seu trabalho.

Equipamentos de segurança

Os famosos EPIs, Equipamentos de Proteção Individual. Afinal de contas, proteger os seus colaboradores é parte essencial da produtividade da sua oficina, justamente pelo risco de acidentes e exposição recorrente a produtos químicos. Por isso, uma boa oficina contém óculos, máscaras, luvas e vestimentas em número compatível com a quantidade de funcionários.

Os motivos para a busca da inovação na sua oficina

Agora, é momento de entender por que essas renovações são importantes para o futuro do seu negócio. Vamos lá!

Atratividade

Parte fundamental de tocar uma oficina é a conquista de novos clientes, ainda que já tenha uma cartela sólida de consumidores fiéis e recorrentes. Sendo assim, oferecer novos serviços, tecnologias e comodidades serve como uma forma de atração.

Diferenciação

Em um segundo momento, a modernização do estabelecimento funciona como um catalisador de mercado. Com o tempo, o seu negócio passa a se destacar como uma referência local, a ponto de absorver os clientes das outras oficinas.

Competitividade

Por último, e não menos importante, a competitividade. Aqui, é importante entender que trabalhar no setor de serviços significa estar em constante adaptação, moldando-se às demandas dos clientes para crescer e se sustentar como uma marca forte no mercado.

A melhor forma de captar essa ideia é percebendo que se você não correr atrás das inovações, o seu concorrente vai, e junto disso, ele conquistará todos os benefícios inerentes à modernização do próprio negócio, consumindo a sua fatia do mercado.

Então, gostou deste post listando algumas tendências para a sua oficina de funilaria e pintura? Sendo assim, vê se não perde a oportunidade de espalhar este conteúdo entre os seus colegas de reparação e compartilhe nas suas redes sociais!

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