Cadastre-se
Descubra o que é Google Meu Negócio e como cadastrar sua oficina

Descubra o que é Google Meu Negócio e como cadastrar sua oficina

É preciso ser visto para ser lembrado. A grosso modo, essa é uma velha regra do mercado, que frisa a importância de garantir visibilidade ao seu estabelecimento. Por conta disso, elaboramos este artigo sobre uma curiosidade especial nesse tema. Afinal de contas, o que é Google Meu Negócio?

O nosso objetivo aqui é introduzir essa ferramenta na sua realidade, demonstrando como essa oportunidade gratuita pode incrementar o número de visitas e clientes no cotidiano da sua oficina. Portanto, não perca tempo e acompanhe esta leitura!

Inscreva-se e receba os melhores conteúdos sobre gestão de oficinas e rentabilidade.

O que é Google Meu Negócio?

Basicamente, trata-se de um recurso oferecido pela gigante das pesquisas virtuais. Visualmente, a ferramenta se apresenta como um card digital, compilando informações como nome, endereço, telefone, site, horários e picos de funcionamento.

A maior virtude dessa solução é apresentar o seu estabelecimento para os consumidores que pesquisam serviços no segmento. Após cadastrar sua oficina na ferramenta, ela poderá ser encontrada tanto nos resultados do Google Search como nas referências geográficas do Google Maps.

Sendo assim, o Meu Negócio oferece uma série de possibilidades para o estabelecimento, a começar pela publicidade gratuita, já que a ferramenta não cobra pela divulgação da oficina nos resultados das pesquisas. Outro ponto importante é que essa visibilidade é fundamental para a atração de novos clientes.

Já em um segundo momento, o estabelecimento tem a oportunidade de interagir com esses novos consumidores, respondendo perguntas e comentários dos usuários no card da oficina. Por último, mas também interessante, o acompanhamento estatístico dessa estratégia, com a observação de relatórios e manutenção de campanhas de publicidade para impulsionar o alcance da oficina no mercado regional.

Como cadastrar a oficina no Google Meu Negócio?

Então, chega o momento em que o gestor decide ampliar a visibilidade da oficina. Para facilitar esse processo, resumimos todas as etapas necessárias para o cadastro e uso da ferramenta. Acompanhe:

  1. caso não tenha, crie uma conta no Gmail, que é a identidade com a qual você utiliza todos os serviços do Google
  2. então, acesse o portal do Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar agora”;
  3. acompanhe todos os passos sugeridos pelo serviço;
  4. informe o endereço ao qual vincular seu estabelecimento;
  5. além disso, descreva demais informações de contato, como e-mail, site, telefone, horários de funcionamento e afins.
  6. então, confirme a sua oficina na ferramenta do Google Meu Negócio;
  7. aguarde para o recebimento do PIN, o que ocorre em aproximadamente uma semana após o cadastro inicial;
  8. acesse o portal do Google Meu Negócio e informe o PIN no campo solicitado;
  9. então, basta aguardar para que o Google valide o cadastro e passe a apresentar a oficina nas pesquisas do Search e do Maps.

Por fim, é importante que o gestor sempre mantenha o cadastro atualizado, garantindo que as informações do card sejam compatíveis com o cotidiano do negócio, principalmente quando falamos dos telefones de contato e dos horários de funcionamento.

Agora que você sabe o que é Google Meu Negócio, aproveite para se aprofundar no tema, entendendo todos os passos e critérios necessários para a apresentação da sua oficina no Google Maps.

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!