Cadastre-se
Saiba o que é previsão de demanda e como pode ajudar sua oficina

Saiba o que é previsão de demanda e como pode ajudar sua oficina

A tomada de decisão da gerência em empresas e oficinas é algo que geralmente envolve muitos fatores, entre os quais destacamos a previsão de demanda. Com base nisso é possível ter um prognóstico do que deve acontecer na companhia e com isso, organizar melhor as atividades realizadas na empresa.

A previsão de demanda é algo que pode ser implementado em empresas de todos os setores, o que também inclui as oficinas de funilaria. É sobre essa área que explicaremos neste artigo. Continue conosco e tire as suas dúvidas acerca dessa temática.

Inscreva-se e receba os melhores conteúdos sobre gestão de oficinas e rentabilidade.

O que é a previsão de demanda e como ela pode ajudar a sua oficina de funilaria?

A previsão de demanda nada mais é do que uma variável em que se tenta ter uma visão de quanto trabalho uma oficina tem em determinado período. Com base nesses dados, é possível que a organização se prepare para desenvolver os trabalhos com mais qualidade.

Ao adotar essa metodologia em uma oficina de funilaria você saberá quais peças sua oficina precisa ter em estoque para fazer agilizar a velocidade dos reparos nos veículos, por exemplo. Assim, programe-se com antecedência para não frustrar o seu cliente e ter que recusar serviço por falta de material.

Como fazer uma previsão de demanda para oficinas de funilaria?

A previsão de demanda pode ser feita por meio de dois métodos diferentes, o quantitativo e o qualitativo. A seguir, explicaremos cada um deles brevemente.

Quantitativo

Esse método de cálculo se baseia em fatores estatísticos e matemáticos. Análise de correlação, cálculos sazonais multiplicativos, suavização exponencial, entre outras fórmulas podem ser aplicadas para essa finalidade.

Qualitativo

O método qualitativo leva em consideração análises feitas pelo gestor do negócio ou de especialistas, com base em sua experiência de mercado e dados históricos da companhia.

Se você tem uma oficina de funilaria, deve saber que no mês que antecede as férias muitas pessoas procuram os seus serviços para fazer uma revisão do veículo, para estar com tudo em dia antes de viajar, por exemplo. Logo, há uma previsão de demanda mais alta para essa época.

Quais são as etapas da previsão de demanda?

Para fazer uma previsão de demanda para a sua oficina de funilaria, é importante que sejam seguidas uma série de etapas. Observe quais são elas!

Defina objetivos

O primeiro passo para fazer a previsão de demanda é a definição de objetivos. É preciso que você defina o que leva a fazer esse cálculo. Você quer fazer o controle de estoque com mais precisão? Deseja verificar a necessidade de contratar mais funcionários? São essas as questões que precisam ser levantadas.

Estipule um tempo para o cálculo

A previsão de demanda precisa ter um tempo para o cálculo. Você pode estabelecer, por exemplo, que fará o cálculo para prever a quantidade de serviço que terá para daqui 6 meses ou 1 ano.

Determine como será feita a coleta de dados

Veja como será feita a coleta de dados para que eles possam ser aplicados nos cálculos. Se você tiver um software de gestão, por exemplo, os dados podem ser coletados nesses sistema.

Faça a interpretação dos resultados

Com os dados levantados e a metodologia bem definida, você poderá fazer a interpretação dos resultados dos cálculos. Assim, com base em estatísticas relevantes, você pode tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Que motivos uma oficina de funilaria tem para apostar na previsão de demanda?

Uma oficina de funilaria obtém diversos resultados positivos quando aposta na previsão de demanda. Entre os principais motivos que se têm para desenvolver esse cálculo são os listados a seguir. Confira, na sequência!

Melhora do planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário é importante para que você saiba o quanto precisa investir no seu negócio nos próximos meses. Ao ter uma previsão de demanda, você terá subsídios para saber o quanto deve ser gasto em cada área da oficina, aumentando assim as chances de não ter prejuízo.

Auxílio em relação às previsões financeiras

Você terá uma previsão sobre os lucros que a sua oficina terá em determinado período. Logo, se saberá se é possível fazer investimentos, como a compra de novos equipamentos ou lançamento de uma campanha de marketing, por exemplo.

Redução de custos

Os custos são reduzidos quando se tem uma previsão de demanda, uma vez que tudo será organizado antecipadamente. Você não terá que comprar uma peça a um valor muito alto, apenas para não deixar um cliente na mão, a título de exemplo.

Otimização de processos

Os processos serão todos otimizados em sua oficina. Com base nas previsões levantadas, você poderá buscar meios para melhorar as atividades, para que elas tenham um melhor desempenho.

Melhora no planejamento sobre a necessidade de mão de obra adicional

Em determinados períodos, como durante ou após as férias, existe uma tendência que a demanda de trabalho das oficinas de funilarias/lanternagem aumente. Por isso, com uma previsão, você poderá analisar se é necessário contratar funcionários temporários para esse e outros períodos.

Melhor utilização do estoque

O estoque também é otimizado com a previsão de demanda. Ao ter uma previsão do que será utilizado, você pode se planejar para que itens importantes não sejam negligenciados.

Avaliação de desempenho

Com a previsão de demanda, também é possível fazer uma avaliação de desempenho do seu negócio. Verifique os resultados obtidos com aquilo que você havia previsto antecipadamente e analise se eles foram satisfatórios ou não.

Como a Cotexo pode ser usada para que se tenha uma previsão de demanda?

A Cotexo é uma plataforma que conecta oficina de funilaria com fornecedores de peças para veículos. Por meio dela é possível facilitar a aquisição de peças e minimizar os diversos erros que podem ser cometidos nesse processo.

Além disso, você pode ter muito mais organização gerencial e previsibilidade, e a plataforma pode trazer clareza para sua gestão das suas compras, ajudando com o cálculo da previsão de demanda, obtendo todos os benefícios anteriormente citados. Interessante, não é mesmo?

Agora você já conhece um pouco mais sobre a previsão de demanda, bem como a forma como a Cotexo pode ajudar a sua oficina, também nesse sentido! Por isso, não perca mais tempo!

Entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais sobre todas as funcionalidades que oferecemos para que o seu negócio tenha resultados positivos!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!