Cadastre-se
Entenda como contratar um funcionário para a oficina!

Entenda como contratar um funcionário para a oficina!

Otimizar os serviços de uma oficina de funilaria e pintura e deixá-la mais produtiva e integrada é um desafio diário de todo o gestor. E, na maioria dos casos, ter uma equipe mais completa pode fazer toda a diferença.

O problema é que a contratação de funcionários é uma dúvida recorrente na vida de todo proprietário, pois encontrar bons funcionários não é uma tarefa nada fácil e requer bastante planejamento — afinal, apenas assim é possível garantir que a contratação traga todos os benefícios esperados.

Inscreva-se e receba os melhores conteúdos sobre gestão de oficinas e rentabilidade.

Se você acha que está na hora de ampliar o número de profissionais de sua equipe, confira no post de hoje as principais dicas de como contratar um funcionário em sua oficina de funilaria e pintura!

Defina o perfil desejado

Que tipo de profissional você está procurando? Quais atividades serão realizadas por ele? Qual é o nível de escolaridade exigido? Essas perguntas podem parecer óbvias, mas elas são muito importantes e, na maioria das vezes, são esquecidas durante os processos de seleção.

Para garantir a eficiência de um recrutamento, você deve sempre ter em mente o perfil ideal de funcionário que sua oficina está precisando antes de iniciar o processo de contratação.

Além disso, seja claro ao incluir os pré-requisitos necessários ao divulgar a vaga e não deixe dúvidas sobre o perfil profissional que seu negócio realmente precisa — isso vai facilitar a escolha dos melhores funcionários e garantir que as pessoas que não são compatíveis com o seu time percebam que a vaga não é para elas.

Planeje o processo de seleção com cuidado

Um processo seletivo mal elaborado, além de prejudicar a reputação de sua oficina frente aos candidatos, pode tornar bem difícil a contratação dos funcionários adequados. Por isso, fazer um planejamento minucioso de todo o processo é essencial.

Existem diversos métodos de seleção e recrutamento, como entrevistas, dinâmicas em grupo ou testes de habilidades, cabendo a você escolher a forma mais adequada para o seu negócio de acordo com os objetivos da contratação.

Uma avaliação prática, por exemplo, pode ser muito mais eficaz para contratar um mecânico do que fazer uma entrevista ou uma dinâmica em grupo, não é mesmo?

Dessa forma, pense em tudo o que você deseja extrair do seu candidato para fazer um bom planejamento da seleção e escolha o método mais eficiente para os seus objetivos.

Observe se o candidato valoriza o trabalho em equipe

Ótimos currículos e habilidades específicas não podem ofuscar um atributo fundamental para todo profissional de oficina de funilaria e pintura: a capacidade de trabalhar em equipe!

Você não vai querer contratar uma pessoa que seja difícil de lidar e que não se relaciona bem com seus colegas de trabalho, não é mesmo? Afinal, um funcionário com essa personalidade, além de não apresentar um bom desempenho em grupo, pode gerar um clima desagradável e até mesmo comprometer a produtividade do negócio.

Por isso, lembre-se de que mais vale um candidato com menos qualificações, mas que valoriza o trabalho em equipe, do que alguém com diversas graduações, mas que não sabe conviver com os outras pessoas no trabalho de forma harmoniosa.

Peça referências e valorize indicações

Conheceu um profissional qualificado e que se encaixa bem no perfil de sua oficina? Também pode ser importante entrar em contato com um de seus antigos chefes para pedir mais informações!

Esse contato prévio pode fazer toda a diferença para saber em quais áreas o profissional se destacava e os motivos para que ele tenha se desligado da empresa anterior, além de ser importante para descobrir se seu desempenho profissional era acima da média da empresa.

Além disso, as indicações continuam sendo muito vantajosas, principalmente se vierem de outros colaboradores da oficina. Isso porque eles já conhecem o seu negócio e podem indicar pessoas que vão se ajustar a ela perfeitamente.

Dessa forma, uma boa indicação pode ajudar você a contratar funcionários eficientes, já que quem indica tem a consciência de que uma recomendação profissional ruim pode manchar seu nome na empresa.

Fique atento às suas finanças

Outra dica muito importante sobre como contratar um funcionário é entender qual é a realidade financeira da sua oficina. Isso porque um novo funcionário certamente vai impactar em sua folha de pagamento, e você precisa estar preparado para isso.

Antes de solicitar um novo profissional, você deve ter certeza de que pode garantir um salário atrativo para ele e arcar com todas as taxas de contrato e documentos necessários durante a contratação.

Faça a divulgação da vaga de forma adequada e nos locais certos

Quanto mais candidatos forem recrutados, maiores serão as chances de encontrar alguém com o perfil que você deseja, certo? É por isso que o processo de divulgação da vaga também é muito importante!

O primeiro passo é criar anúncios objetivos, claros e que reúnam todas as informações sobre o cargo ofertado. Além disso, informe bem qual é a função que a pessoa vai exercer e o que será esperado de seu trabalho, destacando todos os pré-requisitos obrigatórios e os desejáveis — caso contrário, uma pessoa qualificada pode ser desperdiçada por achar que um requisito desejável é obrigatório.

A ideia é que o anúncio seja capaz de fazer uma pré-seleção automática, já que ele terá a capacidade de selecionar quem é apto ou não para a vaga. Isso quer dizer que, se o anúncio for genérico demais e não reunir muitos detalhes, você vai receber uma grande quantidade de currículos e deverá filtrá-los posteriormente.

Quanto aos canais de divulgação, escolha os mais adequados para o seu negócio: vale divulgar nas redes sociais (como Facebook e LinkedIn), utilizar portais de vagas, recorrer a bancos de currículos e, claro, divulgar internamente e também para seus amigos e familiares.

Como você viu até aqui, a contratação de um novo profissional em sua oficina de funilaria e pintura pode ser uma ótima forma de tornar o negócio ainda mais produtivo, rentável e lucrativo.

Contudo, antes de tomar qualquer decisão, é fundamental seguir todas as dicas que apresentamos neste post para que você encontre a pessoa certa o mais rápido possível e sem enfrentar nenhum imprevisto.

Agora que já sabe como contratar um funcionário, que tal continuar sua visita em nosso blog e conferir outros conteúdos importantes para o seu negócio? Não perca tempo e saiba como gerir melhor os funcionários de sua oficina!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!