Descubra o valor de Ticket Médio Ideal na sua Oficina Automotiva!

<thrive_headline click tho-post-25191 tho-test-309>Entenda a verdadeira importância da mão de obra qualificada</thrive_headline>
Reparação Automotiva

Entenda a verdadeira importância da mão de obra qualificada

Encontrar profissionais de reparação capacitados é uma das grandes dificuldades na gestão de uma oficina de funilaria. Porém, é necessário entender a importância da mão de obra qualificada para o negócio, já que ela garante a realização de um serviço melhor e lucros maiores no fim do mês.

Receba meus artigos sobre o setor de reparação automotiva em primeira mão!

Neste post, você conhecerá a necessidade de investir em reparadores capacitados para o seu negócio. Confira!

Qual a importância da mão de obra qualificada?

A mão de obra qualificada nas oficinas engloba os profissionais que têm uma formação mais completa e uma boa experiência nessa área. Eles se destacam da concorrência pelo seu desempenho e profissionalismo — que aumentam as chances de conquistar novos clientes e maximizar os lucros do seu negócio.

Atualmente, as oficinas de funilaria têm dificuldade para encontrar profissionais desse tipo. Por isso, é importante que os empresários invistam na busca por funcionários mais capacitados — seja com o treinamento do quadro atual ou com o oferecimento de vantagens (salários mais altos, por exemplo) para aqueles disponíveis no mercado.

Quais os benefícios dessa contratação?

Ainda que represente um investimento maior no fim do mês, contar com profissionais mais qualificados traz diversas vantagens para a sua oficina. Confira as principais!

Melhoria na produtividade

Esse é o principal benefício de contratar mão de obra qualificada, afinal, o funcionário será capaz de desempenhar um serviço melhor. Pela sua experiência, ele também é capaz de buscar soluções mais rápidas para problemas que surgem no cotidiano da funilaria. Além disso, esse colaborador economizará no uso dos materiais, diminuindo o gasto com equipamentos e matéria-prima.

Lembre-se que é grande a demanda dos clientes por um serviço de qualidade, então ter funcionários mais capacitados na sua empresa melhora a satisfação dos consumidores.

Maior comprometimento

Os profissionais com uma boa formação na área, em geral, são mais engajados com a empresa. Isso significa que eles têm um perfil de aprendiz, ou seja, que buscam uma melhora contínua em suas habilidades e estão dispostos a participar de treinamentos e workshops para desenvolver novas aptidões.

Para garantir o engajamento dos funcionários, é importante que o recrutamento seja realizado da forma correta. Conheça melhor os aspirantes à vaga e confirme se eles podem desempenhar bem aquele papel. Também é necessário manter um bom ambiente de trabalho e ter um contato mais próximo com a equipe — o que melhora o relacionamento com a organização.

Diminuição de custos

É comum a procura por uma mão de obra mais barata para reduzir os custos de operação. Porém, contratar profissionais com maior qualificação, na verdade, significa uma redução de gastos, já que eles entregarão um serviço melhor e mais eficiente para os seus clientes.

Com essa capacitação, o funcionário tem um risco menor de gerar prejuízos para o negócio, pois o seu atendimento será personalizado e, consequentemente, terá uma recepção melhor do cliente. Além disso, há um risco menor de erros nos reparos realizados, evitando um custo adicional para refazê-los.

Menor índice de erros e demissões

Atendimento ineficiente e serviço com erros são alguns fatores que afastam os clientes da sua oficina. Além de gerar um custo maior para o caixa da empresa, manter funcionários que não realizam as suas funções da melhor maneira gera um prejuízo no futuro pela diminuição na quantidade de vendas.

A demissão de colaboradores gera um custo adicional para a oficina com a rescisão contratual e o processo de recrutamento para o substituto. Por isso, contratar os profissionais certos e investir em treinamento e benefícios diminui a possibilidade de trocas constantes e aumenta a qualidade do serviço prestado.

Agora que você entendeu a importância da mão de obra qualificada, não deixe de investir nesse aspecto para melhorar os resultados da sua oficina de funilaria. Com uma concorrência forte e clientes cada vez mais exigentes, oferecer um serviço de excelência é fundamental para aumentar o número de vendas e garantir lucros maiores!

E aí, gostou desse conteúdo? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais e mostre a importância de uma capacitação contínua para os seus amigos!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!

Receba os CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO DO  Blog da Cotexo 

sobre Rentabilidade NA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA