Descubra o valor de Ticket Médio Ideal na sua Oficina Automotiva!

<thrive_headline click tho-post-25026 tho-test-304>Confira 4 dicas de como reduzir custos em sua oficina de reparação</thrive_headline>
Gestão e Administração de Oficina

Confira 4 dicas de como reduzir custos em sua oficina de reparação

Em um mundo cada vez mais competitivo, a atenção aos detalhes é essencial para garantir o crescimento de uma empresa. Para quem atua no setor de reparação, reduzir custos em oficina é um dos itens que fazem muita diferença quando as contas no final do mês são fechadas, principalmente em épocas com pouco trabalho.

Receba meus artigos sobre o setor de reparação automotiva em primeira mão!

Ao longo deste post, você conhecerá 4 dicas bem importantes que ajudarão a reduzir os custos em sua oficina sem prejudicar a qualidade dos serviços e o atendimento ao cliente. Continue com a gente!

1. Automatize processos

A tecnologia está muito presente em nosso dia a dia. Estamos conectados o tempo inteiro, temos acesso a informações quase que instantaneamente e não há motivo para não usá-la na sua empresa. Automatizar processos é uma excelente forma de aperfeiçoar o desempenho de uma oficina e reduzir custos.

Quando falamos em automatizar, não significa, necessariamente, comprar equipamentos caros. Um aplicativo/sistema de controle de estoque que indique quando um produto ou insumo está em falta é um modo de evitar desperdícios e melhor, em muitos casos, não há custo algum.

2. Evite desperdícios

O desperdício de materiais, tempo de mão de obra e energia elétrica são os maiores vilões quando o assunto é economizar. Toda oficina precisa ser organizada, tanto financeiramente quanto fisicamente. Sem isso, você perde muito tempo realizando uma tarefa e, como se costuma dizer, tempo é dinheiro.

Procure por aplicativos para controle financeiro e de estoque, organize os equipamentos de forma adequada e verifique se não existe desperdício de energia elétrica com máquinas ligadas sem necessidade. Em uma oficina, elas costumam ser robustas e, se ficam ativas desnecessariamente, gastam e consomem o seu lucro.

3. Acompanhe os custos

Outra dica muito importante é acompanhar os custos — principalmente com material. Um bom sistema de gestão de fornecedores pode ajudar bastante a economizar. Lembre-se que tudo muda muito rapidamente e, se você não pesquisar por insumos mais baratos e com qualidade constantemente, poderá pagar mais caro por um produto inferior.

Uma boa forma de comprar materiais de qualidade pelo menor preço é fazendo uso de plataformas online, pois facilita para entrar em contato com diversos fornecedores. A economia pode chegar a até 20% e, além disso, você consegue isso com todo o conforto, até mesmo da sua casa.

4. Mantenha equipamentos e ferramentas em ordem

Para que você economize, é preciso gastar um pouco. Essa dica pode até parecer estranha, mas é muito importante. Equipamentos velhos e mal conservados podem aumentar o consumo de energia e o tempo para realizar uma tarefa, fazer com que um serviço precise ser refeito e, até mesmo, afastar alguns clientes, principalmente se afetarem a qualidade do trabalho.

Mantenha a manutenção dos equipamentos e ferramentas em dia e, sempre que possível, invista em novas tecnologias. Sempre surgem máquinas mais modernas, que fazem um serviço melhor e com um gasto bem menor. Dessa forma, é possível levar mais qualidade ao seu cliente pelo mesmo preço.

Reduzir custos em oficina é uma das melhores formas para manter a sua empresa competitiva e, como você viu, não é tão complicado. Quando se gasta menos é possível oferecer preços melhores e, com toda a certeza, isso atrai mais clientes.

Gostou do post? Então, não perca tempo e comece a colocar em prática tudo o que aprendeu hoje! Mas antes, não deixe de ler nosso artigo sobre os benefícios da tecnologia em uma oficina e veja como você pode melhorar o seu negócio!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!

Receba os CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO DO  Blog da Cotexo 

sobre Rentabilidade NA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA