Cadastre-se
Quais são as maiores diferenças entre lucratividade e rentabilidade?

Quais são as maiores diferenças entre lucratividade e rentabilidade?

Saber as principais diferenças entre lucratividade e rentabilidade é fundamental para estabelecer uma gestão eficiente de uma oficina. Isso porque os dois conceitos apresentam diferenças importantes, que precisam ser levadas em consideração na hora de tomar decisões.

Para ajudá-lo a entender melhor esses dois conceitos, apresentamos, a seguir, as definições de cada um deles, assim como a importância de realizar os devidos cálculos na hora de tomar as melhores decisões. Confira!

Inscreva-se e receba os melhores conteúdos sobre gestão de oficinas e rentabilidade.

O que é lucratividade?

A lucratividade tem como base a receita total gerada por determinado produto ou serviço, assim como o lucro líquido obtido. Nesse sentido, esse indicador é muito importante, já que serve como base para apontar se as vendas realizadas estão sendo suficientes para cobrir os gastos com mão-de-obra, impostos, matéria-prima, estrutura, aluguel, despesas e demais custos necessários.

Em negócios que tem vida útil curta, a lucratividade acima da média é essencial para se alcançar o sucesso, pois ela é quem garante que o investimento valeu a pena. Para exemplificar, podemos pensar em feiras de determinados setores, eventos, festas e desfiles de moda etc.

Como calcular a lucratividade?

Para calcular a lucratividade do negócio é preciso achar o percentual que indica os ganhos sobre os negócios concretizados. A fórmula usada para atingir esse resultado é:

Lucro líquido ÷ Receita Bruta = Lucratividade

Calcular a lucratividade é importante, pois serve para demonstrar os ganhos de determinado momento, facilitando assim o planejamento de ações por um período específico de tempo, que pode ser mensal, trimestral, semestral, anual etc. Também é possível identificar pontos a serem corrigidos, assim como alinhar a estratégia sempre que for necessário.

O que é rentabilidade?

Enquanto a lucratividade indica se o negócio está sendo viável ou não, de acordo com a diferença entre os ganhos e os gastos, a rentabilidade é um indicador que aponta o percentual de retorno que a empresa obtém sobre o investimento realizado. Nesse sentido, a rentabilidade de uma empresa deve ser calculada preferencialmente conforme um período de longo prazo, apesar de que também pode ser obtida mensalmente.

Como calcular rentabilidade?

A rentabilidade de um negócio é apresentada em percentual. Ela pode ser obtida a partir da seguinte fórmula simples:

Lucro líquido ÷ Investimento total = Rentabilidade

O conceito de rentabilidade pode ser associado ao retorno que o investimento tem de acordo com as possibilidades apresentadas. Mensurar os retornos e seus potenciais de ganhos é fundamental para manter a competitividade no mercado e se consolidar como uma referência no ramo de reparação e estética automotiva. Com conhecimento e dedicação, o gestor pode alcançar bons resultados e promover o crescimento da oficina!

Neste artigo, falamos sobre as diferenças entre lucratividade e rentabilidade, assim como da importância de entender bem cada um desses conceito a fim de otimizar os recursos, potencializar os ganhos e fortalecer a competitividade da sua oficina no mercado de reparação. Com conhecimento e foco nos resultados, é possível obter excelentes retornos!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e nos diga o que você achou. Será um prazer saber a sua opinião!

E não se esqueça de se inscrever no nosso Blog para ser um dos primeiros a receber nossos artigos!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!