Cadastre-se
Como administrar uma oficina de funilaria e pintura? Descubra aqui!

Como administrar uma oficina de funilaria e pintura? Descubra aqui!

Se você já reparou na quantidade de veículos que transitam todos os dias por sua cidade, deve ter percebido que as ruas estão cada vez mais cheias. Para se ter uma ideia, a frota no Brasil apresentou um aumento de 1,37%, em 2017, totalizado 65,8 milhões de veículos.

Um número maior de carros significa mais oferta de trabalho para as oficinas de funilaria e pintura e, claro, uma demanda crescente de serviços especializados e de qualidade. Por isso, manter uma administração eficiente de sua oficina é essencial para garantir a competitividade e ter sucesso no seu negócio.

Inscreva-se e receba os melhores conteúdos sobre gestão de oficinas e rentabilidade.

Se você quer saber como administrar uma oficina de funilaria e pintura, acompanhe o post até o fim e confira as principais dicas para aumentar seus resultados!

Ofereça um bom atendimento ao cliente

A relação com os clientes é, sem dúvida, um dos pontos-chave do sucesso de qualquer negócio. Em uma oficina de funilaria e pintura isso não é diferente. São os seus clientes os responsáveis pela existência da sua empresa, eles que trazem dinheiro para sua oficina e, em muitos casos, a indicam para outras pessoas.

Por isso, consideramos que o primeiro passo para ter um relacionamento positivo com os clientes é oferecer um atendimento de qualidade. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes e só vão sair satisfeitos da oficina se você oferecer uma boa experiência. Além disso, o mercado está cada vez mais competitivo e a concorrência tem feito de tudo para captar novos clientes.

Dessa forma, é muito importante contratar funcionários capacitados, que contem com um bom relacionamento interpessoal e que transmitam confiança e conhecimento das atividades realizadas na empresa.

Tenha atenção ao caixa

Em todo negócio, as movimentações financeiras são constantes e o dinheiro entra e sai de diferentes formas. Em uma oficina de funilaria e pintura a situação não é diferente. Por isso, outro pilar da boa administração é uma boa gestão financeira. Neste sentido, é essencial que você fique de olho no fluxo de caixa para não deixar a balança pesar para o lado das dívidas. Assim, é possível evitar imprevistos e traçar todos os resultados e despesas da oficina ao longo do tempo.

Uma ferramenta que pode ser muito útil nessa hora é a planilha digital, que ajuda a acompanhar diariamente a entrada e saída de dinheiro na oficina e a organizar os seus gastos. Você também pode usar aplicativos específicos de gestão financeira. Lembre-se de que é essencial contar com o suporte técnico de um contador, que ajudará no controle do recolhimento de tributos e envio de informações ao Fisco.

Cuide bem de suas finanças

Se ficar de olho ao fluxo de caixa é tão importante, cuidar bem de todas as suas finanças é essencial. Para isso, é imprescindível ter um conhecimento total dos custos fixos da oficina. Além de contribuir para a projeção de seu faturamento, esse monitoramento ajuda a saber quanto você precisa para lucrar, qual será a sua meta de atendimentos e o valor que deve ser cobrado por cada serviço.

Não misture finanças pessoais com empresariais

Ainda se tratando de finanças, há outro ponto importante e que merece atenção do administrador. Ele está relacionado a um erro muito comum em pequenos e médios negócios: misturar as finanças pessoais com as do negócio. Infelizmente, o hábito de não separar as contas da empresa das pessoais pode causar complicações sérias para a sua oficina, o que, em muitos casos, ocasiona a falência do negócio.

Uma gestão financeira organizada e regrada, permite ao dono da oficina definir margens de lucratividade, identificar gargalos financeiros e eventuais necessidades de investimento. Por isso, mantenha suas contas pessoais separadas das contas da empresa, determine um salário para você, tenha uma reserva mensal e, em caso de dificuldade, busque o suporte do seu contador.

Mantenha a oficina organizada

Outra dica essencial de como administrar uma oficina de funilaria e pintura é manter o ambiente sempre limpo e organizado. Como o mercado está cada vez mais competitivo, os clientes precisam ter uma boa impressão assim que chegam à oficina. Isso só vai acontecer se o ambiente de trabalho estiver bem cuidado, com ferramentas e equipamentos organizados, banheiros higienizados e todo o local bem arrumado.

A organização do espaço é sinônimo de cuidado e profissionalismo. Mantendo sua oficina organizada você vai perceber uma melhora no clima organizacional e no próprio relacionamento entre os colaboradores. Todo cliente gosta de um ambiente organizado e receptivo, assim como todo funcionário gosta de trabalhar em um espaço arrumado.

Estabeleça uma boa relação com os fornecedores

Você não pode se esquecer de que não são apenas os clientes que merecem atenção em sua oficina, mas também os fornecedores de mercadorias. Tratar esses profissionais com cordialidade e simpatia pode fazer toda a diferença na hora de conseguir descontos e produtos exclusivos, além de facilitar pedidos de última hora.

Por isso, estreite o relacionamento com os seus fornecedores, mantenha o canal de comunicação sempre aberto e esteja à disposição para atendê-los sempre que possível. A receptividade gera uma relação confiança, o que pode ser favorável para todos os envolvidos.

Fique atento à legislação

Quando se fala em administração de um negócio, é importante estar ciente de que a burocracia e a legislação brasileira são muito complexas e, em muitos casos, dificultam a vida do empreendedor. Por isso, independentemente do porte da sua oficina, esteja ciente da importância de se manter alinhado com a legislação, principalmente na área tributária.

O não recolhimento de impostos ou ausência de envio de obrigações acessórias para o Fisco pode gerar problemas sérios para a sua oficina, por isso, fique atento à legislação. Lembre-se ainda de emitir notas fiscais, conforme a lei determina, e manter um controle eficiente de todos os documentos emitidos.

Tenha um controle eficiente do seu estoque

Por fim, a última dica está relacionada ao estoque. Para administrar uma oficina de funilaria e pintura com eficiência, é necessário estar atento ao estoque. Ter um software de controle pode ser uma ótima solução, pois ele ajuda a visualizar as necessidades com antecedência e permite o planejamento das suas compras.

Além disso, utilizar plataformas digitais para compra de autopeças e itens que compõem o seu estoque é uma excelente forma de fazer compras seguras e rápidas, garantindo a disponibilidade de itens e melhorando os serviços prestados aos seus clientes.

Lembre-se de que administrar uma oficina pode não ser uma tarefa tão simples. Entretanto, com dedicação e organização você pode fazer toda a diferença, entregando um serviço de qualidade e se destacando da sua concorrência.

Se você adotar todas as práticas que conferiu até aqui, as chances de administrar uma oficina com tranquilidade e sucesso serão muito maiores. Lembre-se de que é fundamental buscar formas de melhorar os processos para realizar uma boa administração e ter resultados cada vez melhores.

Agora que já sabe como administrar uma oficina de funilaria e pintura, que tal compartilhar este post nas redes sociais? Ajude outros profissionais a administrarem melhor seus negócios.

E não se esqueça de se inscrever aqui no Blog!

Commentário (1)

  1. Bruno baia
    9 de fevereiro de 2021

    Gostei muito e vou seguir tudo o q foi dito aí na página , obrigado

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!