Descubra o valor de Ticket Médio Ideal na sua Oficina Automotiva!

<thrive_headline click tho-post-24973 tho-test-303>Como cadastrar oficina em seguradora? Aprenda agora!</thrive_headline>
Gestão e Administração de Oficina, Outros, Seguradoras Veiculares

Como cadastrar oficina em seguradora? Aprenda agora!

Ter uma bandeira de seguradora confiável por trás da sua oficina é uma maneira eficiente de gerar novos negócios e se consolidar cada vez mais no mercado de reparação. Porém, nem todo gestor sabe como cadastrar oficina em seguradora, como o procedimento passo-a passo de cada etapa, documentação exigida, condições obrigatórias, etc.

Receba meus artigos sobre o setor de reparação automotiva em primeira mão!

Em um país como o Brasil, em que as pessoas são apaixonadas por carros, ser uma oficina referenciada por uma seguradora é um diferencial importante, não só para atrair novos clientes, mas também para oferecer um serviço de alta qualidade. Neste artigo você aprenderá tudo sobre o tema e o que deve fazer para se tornar uma oficina autorizada. Continue a leitura e acompanhe.

Ser uma oficina credenciada é vantajoso?

Ser uma oficina credenciada de uma seguradora significa que o seu estabelecimento será um dos parceiros indicados aos segurados da empresa, sempre que eles precisarem realizar algum tipo de conserto ou reparo em seus veículos.

Por mais que a apólice garanta o direito do segurado levar o carro na oficina de sua escolha em caso de sinistro, o mais comum é que ele opte pela escolha de um estabelecimento que esteja entre os indicados pelo seguro. Isso porque, caso o serviço não fique 100%, existe a garantia de que ele será refeito.

Além disso, para ser uma oficina indicada, exige-se um processo rigoroso, a fim de certificar que a empresa fornecerá um serviço de alto nível. Dessa maneira, a seguradora tem como garantir que o trabalho executado terá a qualidade como grande diferencial. Outra grande vantagem é que as oficinas credenciadas trabalham apenas com peças originais, o que garante melhoria nos processos e gera credibilidade com o cliente.

De modo geral, não se pode afirmar com precisão se somente o credenciamento em uma seguradora será capaz de trazer uma grande margem de lucro. Porém, com certeza o credenciamento será capaz de gerar aumento no volume de negócios, favorecendo assim a melhoria no faturamento e aumentando a projeção da empresa no mercado.

Como cadastrar oficina em seguradora?

Documentação

O primeiro passo para cadastrar a oficina na seguradora é apresentar a documentação exigida. É importante que os documentos estejam em dia e totalmente de acordo com as normas exigidas. Caso contrário, aparecerão objeções.

O ideal é que o proprietário da oficina se informe sobre os documentos exigidos e, caso seja necessário, regularize pendências como impostos, irregularidades de atuação, falta de alvarás, etc., a fim de evitar possíveis impedimentos.

Adequação do local

Para ser uma oficina credenciada, é preciso oferecer um espaço físico condizente com o volume de serviço e padrão de qualidade oferecidos ao segurado. Isso exige da empresa uma estrutura compatível com o trabalho a ser prestado.

O ambiente precisa estar organizado e pronto para receber os ajustes necessários. Além do mais, é necessário ter a área de trabalho delimitada. Assim, a grande quantidade de serviços não prejudicará o desempenho dos trabalhos.

Treinamentos

As seguradoras oferecem cursos e treinamentos técnicos com o objetivo de aperfeiçoar os serviços e garantir que os trabalhos sejam realizados sempre de acordo com o procedimento correto, ou seja, sem improvisações. Sendo assim, é fundamental que a oficina esteja ciente do compromisso assumido e se disponha a manter seus colaboradores alinhados com as exigências e expectativas do cliente.

A grande vantagem é a formação e a manutenção de um quadro profissional altamente qualificado e capaz de trabalhar com produtividade e compromisso com um serviço de qualidade. Com o tempo, os resultados vão serão o destaque e consolidarão a sua marca como referência de mercado.

Testes teóricos e práticos

A seguradora deseja se certificar de que o serviço oferecido realmente será capaz de atender as necessidades de seus segurados, principalmente em um momento de maior necessidade, como é o caso em que o sinistro precise ser acionado. Dessa forma, é comum que sejam aplicados testes teóricos e práticos às oficinas, que, por sua vez, precisam comprovar sua capacidade técnica e operacional.

O ponto positivo dessas ações é a garantia de um padrão de excelência, o que tende a deixar o cliente satisfeito e, consequentemente, melhorar a relação da empresa com seus consumidores.

Como o cadastro em uma seguradora pode ajudar a sua oficina?

O primeiro ponto é o aumento de credibilidade da sua oficina. Em um mercado tão competitivo e diante de clientes cada vez mais exigentes, é importante estar sempre pronto para oferecer diferenciais que fidelizem seu público. Outro ponto a ser considerado é a possibilidade de aumentar o volume dos negócios, já que a tendência é que a seguradora indique sua empresa para os segurados em caso de sinistro.

Não existe uma resposta 100% precisa em relação à maneira como ser credenciada de uma seguradora pode favorecer uma oficina, já que as necessidades de cada empresa são específicas e os objetivos planejados são diversos. Porém, essa certificação pode ser vista como uma espécie de selo de qualidade, que comprova o compromisso da sua empresa com a satisfação dos clientes e a eficiência nos trabalhos.

Os demandantes por serviços em carros estão entre os consumidores que mais valorizam a relação de confiança. Portanto, se a sua oficina apresenta aprovação de empresas comprometidas com a segurança do cliente e sua família, é um ponto positivo considerável que certamente terá um peso na hora da decisão.

Independente do porte da oficina, é fundamental que o gestor analise com calma todos os cenários e possibilidades, a fim de promover um crescimento sustentável de sua empresa e oferecer um serviço de acordo com as exigências da seguradora e as necessidades dos clientes. O ideal é estudar o mercado com visão estratégica e traçar um plano de ações que devem ser entendidas e implementadas por todos os colaboradores e membros da equipe.

Esclareceu suas dúvidas sobre como cadastrar oficina em seguradora? Essa questão é importante, pois gera credibilidade para seus negócios, além de consolidar a sua marca como uma empresa de grande qualidade e confiança. Os resultados podem ser mensurados no aumento do faturamento, assim como na fidelização dos clientes.

Agora queremos saber sua opinião e experiências vividas. Deixe seu comentário, pergunta, sugestão ou dica. Será um prazer saber o que você tem a dizer sobre esse assunto!

Commentário (1)

  1. Gustavo
    12 de novembro de 2018

    Prezado,

    Fiz um investimento muito alto em um centro automotivo de qualidade extraordinária porém não consegui credenciar em nenhuma seguradora, pelo que percebi é necessário o “QI” quem indique. Tem alguma forma de realmente deixar registrado o interesse em credenciar para que eles possam avaliar a nossa estrutura? Já testamos pessoalmente, telefone e email. De todas essas tentativas nunca retornaram uma ligação ou um email pelo menos.

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!

Receba os CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO DO  Blog da Cotexo 

sobre Rentabilidade NA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA