fbpx
Cadastre-se
3 Dicas para Aumentar a Rentabilidade da oficina

3 Dicas para Aumentar a Rentabilidade da oficina

Estas dicas podem ser aplicadas em oficinas de funilaria e pintura, oficinas mecânicas e centros automotivos. Seguem as dicas de como fazer sua oficina ser melhor gerenciada e ter mais lucratividade :

1a. Dica – Aproveite bem o seu tempo

Nos corridos dias atuais com tantas atividades falta tempo. Na realidade o tempo é o mesmo o que falta é organização quanto ao bom uso do tempo. Ao aprender a fazer um bom uso do tempo seu dia irá render mais. Uma dica é ter uma lista de atividades para fazer no dia priorizada.Todos os dias pela manhã, ao chegar na sua oficina atualize sua lista das atividades antes de começar o dia.

Com o tempo você verá que não é tão simples quanto parece pois durante o dia é normal surgirem urgências e distrações. Assim quanto mais Disciplinado for durante o dia, mais controle terá sobre seu tempo. Quanto surgirem as urgências primeiro tenha certeza que é realmente uma urgência. e se for, não há o que fazer, deve ser resolvido. Assim que resolver a urgência volte para sua lista.

As pessoas que realizam uma boa gestão de tempo são mais produtivas, vale a pena investir e ler mais sobre o assunto. Existe muito conteúdo na internet, este artigo é muito bom para começar !

2a. Dica – Tenha controle de seus principais números

Ter controle é o mínimo para estar nos negócios. Cada vez existirá menos reparadores de veículos despreparados. É muito importante saber quantos orçamentos realizou, quantos orçamentos converteu em serviços, número de carros passantes, entre outros.

Iniciar uma organização e controle na sua empresa não é fácil. Mudar a forma como enxerga sua empresa não é fácil. Se sua empresa já tem uma organização quanto aos números já esta no caminho! Infelizmente ainda muitos empresários do setor de reparação não entenderam a importância da gestão e controle da oficina.

Dê uma lida no artigo Tenha Controle Sobre seus Números para saber mais sobre o assunto !

3a. Dica – Invista em Tecnologia e Conhecimento

Ter uma oficina é desafiador. Muitos empresários do setor de reparação iniciaram sua empresa no operacional, reparando veículos, comprador peças, relacionando-se com os clientes. Com o crescimento da oficina novos desafios surgem. É comum não ter conhecimento sobre todos os assuntos, desta maneira além de informar-se é importante contar com empresas especializadas em ajudar sua oficina. Estas empresas prestam consultorias a ajudam o reparador a ter uma visão melhor sobre como gerir a oficina. As consultorias Effectus e New Generation tem bons cursos e serviços para entender como gerenciar melhor sua oficina.

Além de contratar alguma pessoa para te ajudar ter ferramentas para gerir melhor sua empresa é fundamental. Sistema de controle e gestão, como a Ultracar facilitam o dia-a-dia da empresa e dão controle sobre seus principais números. A implementação de novos sistemas é mais simples do que parece e o investimento paga-se rapidamente.

Sistemas de lucratividade e rentabilização nas compras, como a Cotexo que realizam compras de peças online também tem grande impacto na lucratividade da oficina. Ajudam a sua empresa a economizar tempo, ter maior controle sobre as compras e economizar dinheiro. Economia de dinheiro é lucro liquido, é dinheiro que sobra no bolso da oficina. Faça as contas de quanto sobre no seu bolso se economizar 10% a 20% no final do mês ! Veja aqui como aumentar a rentabilidade de sua oficina.

Comentários (4)

  1. Helton
    30 de março de 2017

    Excelente texto!
    Acompanho bastante o seu trabalho. Parabéns.

    Cordialmente

    Helton JT

    1. Marcelo Galli
      30 de março de 2017

      Obrigado Helton !

      Sempre que quiser saber sobre algum assunto específico me fale que vou pesquisar e escrever sobre o mesmo !

      Abraços

  2. Danilo
    30 de março de 2017

    Muito bom artigo Marcelo! Estou sempre acompanhando e agradeço por você compartilhar seu conhecimento! Parabéns!

    1. Marcelo Galli
      31 de março de 2017

      Olá Danilo !

      Fico feliz em saber que os artigos ajudam de alguma maneira. Trabalho para que as oficinas sejam cada vez mais rentáveis e lucrativas !

      Abraços

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!