Cadastre-se
Importância do setor de compras: por que ter um em sua oficina?

Importância do setor de compras: por que ter um em sua oficina?

Os donos de oficina precisam entender a importância do setor de compras para o seu negócio. Não é raro que essa área seja deixada de lado, mas ela tem uma função estratégica porque faz a diferença na margem de lucro da empresa e na qualidade do atendimento.

O ideal é que todas as oficinas de funilaria e pintura tenham um profissional dedicado a esse trabalho. Com o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, é possível encontrar plataformas que agilizam a negociação com o fornecedor e simplificam a gestão do estoque.

Inscreva-se e receba os melhores conteúdos sobre gestão de oficinas e rentabilidade.

Separamos as principais informações sobre a área de compras no mercado automotivo. Continue a leitura e saiba mais!

Qual é a função do setor de compras?

Em uma oficina, o responsável por esse setor faz a compra dos materiais necessários para o seu funcionamento. Cabe a ele listar a quantidade de cada insumo e entrar em contato com os fornecedores, buscando sempre a melhor oferta para abastecer o estoque.

É comum que o próprio dono faça essa gestão, mas é importante contar com um profissional para o setor ou dar uma atenção redobrada ao assunto, porque ele impacta diretamente na saúde financeira da empresa. Comprar materiais mais caros afeta o preço dos serviços, por exemplo, o que pode afastar os clientes.

Qual é a importância do setor de compras na empresa?

O objetivo de uma oficina de funilaria e pintura é conquistar mais clientes porque isso impacta positivamente o lucro e o ambiente da oficina. Existem diversos caminhos para isso, mas todos passam por oferecer um serviço diferenciado, focado na sua experiência. Como conseguir isso? Utilizar materiais de qualidade é um dos primeiros passos.

O responsável pelas compras sabe exatamente do que precisa para abastecer o estoque e procura os fornecedores que têm as melhores propostas, com prazos curtos e preços em conta. Essa relação de custo-benefício é importante porque é possível entregar um atendimento de excelência sem cobrar caro nem comprometer o faturamento.

O setor de compras está diretamente ligado à gestão financeira da empresa, que é prejudicada quando não se conhece o valor exato dos custos de operação. Organizar esse processo significa reduzir custos, o que afasta a possibilidade de crises e aumenta as chances de satisfação do cliente.

Como esse setor ajuda na negociação com os fornecedores?

O fornecedor é uma figura central na gestão da oficina, porque entrega todos os materiais necessários para o seu funcionamento. A negociação envolve encontrar os melhores prazos, preços e quantidades, que fazem parte dos custos de operação e influenciam as margens de lucro.

Quando não há flexibilidade para escolher a quantidade de peças, por exemplo, o dono corre o risco de ficar com estoque sobrando, o que significa dinheiro parado. Por outro lado, se há um crescimento no número de serviços e você precisa de material com urgência, é importante ter uma solução rápida.

Ao ter alguém dedicado ao processo de compras, essas questões são resolvidas mais facilmente e o relacionamento com os fornecedores é estreitado. Isso favorece a negociação por produtos de qualidade e com preço mais em conta, o que melhora a experiência do cliente.

A importância do setor de compras exige uma atenção especial dentro da oficina. Para facilitar o seu trabalho, a plataforma Cotexo organiza e otimiza o processo de aquisição, porque funciona como um marketplace que conecta os vendedores. O seu benefício é a melhor gestão das peças, proporcionando um serviço de maior qualidade.

Ficou interessado em conhecer melhor a plataforma? Faça o seu cadastro e veja como ela pode ser útil para alavancar os ganhos da sua oficina!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!