Cadastre-se
Saiba como encontrar o melhor fornecedor de autopeças para oficina!

Saiba como encontrar o melhor fornecedor de autopeças para oficina!

Administrar uma oficina de funilaria e pintura não é uma tarefa fácil, principalmente quando o assunto é encontrar o melhor fornecedor de autopeças. É bem provável que você já tenha tido problemas com isso, não é verdade? Embora seja trabalhoso, se isso não for feito do jeito certo, os impactos podem ser muito grandes no desempenho da empresa.

Para que a sua oficina continue crescendo e os clientes saiam sempre satisfeitos, vamos mostrar a importância de encontrar o melhor fornecedor de autopeças e como fazer isso corretamente!

Inscreva-se e receba os melhores conteúdos sobre gestão de oficinas e rentabilidade.

Qual é a importância de encontrar o melhor fornecedor de autopeças?

Encontrar o melhor fornecedor de autopeças para a sua oficina é fundamental, pois isso impacta diretamente no desenvolvimento da empresa, uma vez que produtos de má qualidade, prazos muito longos ou preços salgados podem afastar os clientes e prejudicar a credibilidade do negócio.

Para que isso não aconteça, é fundamental escolher o fornecedor mais adequado para o seu tipo de negócio e, principalmente, ter certeza de que ele atenderá às suas necessidades e dos seus clientes dentro dos prazos estabelecidos. Já pensou se surgisse uma excelente oportunidade de negócio e você tivesse que recusar por falta de material?

Como encontrar o melhor fornecedor?

Para que você consiga atender bem a toda demanda que surgir, apresentaremos algumas dicas práticas simples que fazem toda a diferença. Continue com a gente e não perca a oportunidade de ver a sua empresa decolar.

Procure por uma empresa com experiência e boa reputação

Primeiramente, é fundamental procurar por empresas que tenham experiência no setor e sejam referências. Outra questão é a reputação do fornecedor. É verdade que alguns fabricantes com pouca experiência de mercado podem fornecer bons produtos, mas você só saberá se pesquisar o grau de satisfação dos clientes deles.

Graças às redes sociais e fóruns especializados, essa tarefa ficou relativamente mais simples. Entre em contato com os clientes dessas empresas, seja por e-mail, aplicativos de mensagens ou blogs. O ideal é conseguir o máximo de informações antes de realizar qualquer negociação.

Saiba quais são os prazos de entrega do fornecedor

Após se certificar de que a empresa é de confiança, analise os prazos de entrega. Em alguns casos, os fornecedores podem trabalhar com um estoque relativamente pequeno ou não ter certas peças para pronta-entrega. Isso acaba atrasando alguns serviços e não é nada bom.

Um dos principais quesitos no que diz respeito a atender bem os clientes é entregar o serviço dentro do prazo solicitado, ainda que ele seja um pouco maior. É claro que quanto mais rápido melhor, mas a qualidade conta bastante. Por isso, procure por um fornecedor que tenha um estoque razoável e traga sempre bons materiais e autopeças.

Conheça a política de trocas e devoluções

Ter atenção em relação à política de trocas e devoluções também é fundamental para evitar dores de cabeça tanto para você quanto para o cliente. Por melhor que a autopeça seja, pode ocorrer uma falha no processo de fabricação e surgir algum defeito, ainda que pequeno.

Também é possível que, por engano, a peça errada seja adquirida. Se o fornecedor não tiver uma boa política de trocas e devoluções, além de esquentar a cabeça, você pode ter prejuízo por precisar comprar outro componente. É sempre uma boa ideia verificar quais são os canais de comunicação com essa empresa e se eles estão à disposição quando necessário.

Embora esteja previsto no Código de Defesa do Consumidor que as trocas em caso de defeitos e devoluções têm de ser feitas dentro de determinado período, sabemos que nem sempre é assim, não é? Lembra-se de quando falamos sobre a reputação do fornecedor? Esse é um dos motivos para pesquisar bastante.

Preste atenção na relação custo-benefício

Normalmente, quando pensamos em um bom fornecedor, a primeira coisa que vem em mente é o preço, certo? Embora fazer uma boa cotação das peças seja importante, esse não é o único quesito que deve ser analisado. Também é fundamental ter atenção à relação custo-benefício. Quer um exemplo?

Você conseguiu encontrar um fornecedor que consegue entregar uma boa variedade de autopeças rapidamente e com um custo competitivo, mas o pagamento só pode ser feito à vista. Por outro lado, existe outro que cobra um pouco mais, porém, consegue parcelar a compra sem cobrança de juros e é mais flexível na negociação.

Será que vale a pena sempre comprar do primeiro fornecedor? Para que uma empresa mantenha a sua saúde financeira, é fundamental ter um bom controle do fluxo de caixa. Ter proximidade e a possibilidade de negociar os prazos de pagamento são formas de fazer isso.

Faça avaliações constantes das negociações

Uma vez que você já tenha definido alguns fornecedores que vão atender a todas as suas demandas por bons preços, é fundamental fazer avaliações constantes das negociações e ver se elas estão acontecendo como o esperado. Veja se os preços se mantêm estáveis e se a qualidade dos produtos continua a mesma.

Em relação aos prazos, podem ocorrer alguns problemas, mas, se isso começar a acontecer constantemente, significa que o fornecedor já não está cumprindo com o que foi prometido e está na hora de procurar outro para não prejudicar a reputação da sua empresa e afastar os clientes.

Como a Cotexo pode ajudar nessa tarefa?

Sabia que existe uma plataforma totalmente online que consegue colocar você em contato com os melhores fornecedores de autopeças? A Cotexo ajuda a sua empresa a ser mais eficiente ao comprar, mantém todos conectados e aumenta o seu poder de negociação.

Sabe como isso impacta na sua oficina de funilaria e pintura? Negociando com os melhores, você consegue bons preços, produtos de qualidade e conquista mais clientes, aumentando o faturamento e o lucro da empresa. Além disso, não é preciso procurar por horas, principalmente quando as peças são raras. Essa não é uma notícia excelente e uma ótima ajuda?

Encontrar o melhor fornecedor de autopeças ficou bem mais fácil, não é? Siga as nossas dicas e nunca mais esquente a cabeça com atrasos nas entregas ou preços que sobem absurdamente de repente. Foque na qualidade, bons preços e excelência no atendimento para ter uma oficina referência.

Ah! Se você quiser saber mais sobre a plataforma Cotexo, entre em contato com a gente agora mesmo e veja como economizar e garantir qualidade!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!