Cadastre-se
Veja 4 sistemas de gestão para funilaria e pintura e escolha o melhor

Veja 4 sistemas de gestão para funilaria e pintura e escolha o melhor

Administrar uma oficina não é fácil e, se você gosta mais de pôr a mão na massa, algumas tarefas tendem a ser bem chatas e estressantes. Sistemas de gestão para funilaria e pintura estão aí justamente para isso, tirar esse peso de suas costas, tornar tudo mais rápido e, principalmente, melhorar o desempenho da empresa.

Ao longo deste texto vamos explicar alguns dos benefícios dos sistemas de gestão para funilaria e pintura, além de apresentar 4 dos melhores e o que considerar durante a escolha. Continue com a gente e torne a sua oficina ainda melhor!

Inscreva-se e receba os melhores conteúdos sobre gestão de oficinas e rentabilidade.

Qual é a importância de um software de gestão para funilaria e pintura?

Ajuda com a organização da oficina, redução de custos e melhora no atendimento ao cliente são apenas alguns dos benefícios dos sistemas de gestão para funilaria e pintura. Contudo, eles não são os únicos e existem vários outros. Vamos conhecer mais alguns?

Otimização e agilidade nos processos

É bem provável que você passe boa parte do tempo na oficina correndo entre todos os setores, resolvendo uma série de problemas, tendo de buscar peças complicadas de achar ou esquentando a cabeça com questões burocráticas mais chatas, não é verdade?

A principal vantagem em ter um software de gestão para funilaria e pintura é que você consegue gerenciar melhor o tempo de todos e organizar os processos que sua oficina possui, além de centralizar os afazeres em um mesmo local. Além disso, alguns desses softwares podem ser automatizados, retirando esse peso de seus ombros. Com isso você aperfeiçoa os processos e acaba sobrando um pouco de tempo para curtir com a família, por exemplo.

Integração dos dados financeiros e melhor gestão tributária

Outra questão é em relação aos dados financeiros e carga tributária. Ficar lembrando-se de pagar contas ou calculando taxas e impostos é uma tarefa ingrata a qualquer pessoa, e o tempo que você perde poderia ser usado mais efetivamente. Alguns softwares de gestão integram tudo isso.

Dessa forma, além de ter um controle maior do que entra e sai da sua oficina, você não fica tão dependente de contadores, uma vez que, em muitos casos, o sistema faz tudo automaticamente e sua função é apenas alimentar e conferir os dados. Isso traz mais economia e praticidade.

Controle dos clientes e maior segurança das informações

O maior controle e melhor relacionamento com os seus clientes também são ótimos benefícios em ter um bom sistema de gestão. Você sabe quantos veículos passam por sua oficina todo mês e a satisfação dos proprietários com o serviço? O que pode ser feito para melhorar e quais estratégias de marketing serão mais eficientes para trazer serviço?

Sistemas de gestão para funilaria e pintura são essenciais para o levantamento dos dados que vão responder a essas perguntas. Essa também é uma forma de manter essas informações seguras, pois qualquer um pode ter acesso a papéis, o que não acontece com um software protegido por senha.

Quais são os melhores sistemas?

Bom, você já conheceu várias vantagens dos sistemas de gestão para funilaria e pintura, mas deve estar se perguntando qual é o melhor, não é mesmo? Alguns softwares são bem completos e, em certos casos, não é preciso nem instalar no computador e tudo é feito via internet, com toda a segurança. Vamos ver quais são os 4 melhores?

1. GRD Sigma

O sistema GRD Sigma traz uma série de aplicativos integrados específicos para a gestão de oficinas, sejam elas pequenas ou enormes. O aplicativo Live, por exemplo, traz informações como o que está sendo gasto em um veículo e até mesmo soluciona dúvidas dos seus clientes automaticamente via e-mail, quando integrado com o aplicativo euBati.

Além disso, você tem uma interface bastante simplificada para emissão de notas ficais e um controle bastante eficiente da produtividade da sua equipe, podendo acompanhar individualmente o desempenho de cada um e resolver de forma rápida os gargalos que prejudicam a eficiência da oficina.

2. Ultracarweb Funilaria

Ultracarweb é outro aplicativo muito importante na gestão de oficinas de funilaria e pintura. Uma das coisas mais legais nesse sistema é que você não precisa nem instalar nada em seu computador, uma vez que tudo é feito online e armazenado na nuvem. Aliás, nem um PC é necessário, pois tudo pode ser feito pelo smartphone a qualquer hora e lugar.

Entre as principais funções do sistema da Ultracar estão o controle financeiro — que permite acompanhar em tempo real todas as movimentações — e o controle de estoque, fundamental para pequenas oficinas que não podem ficar perdendo tempo e dinheiro. Também é possível monitorar orçamentos, serviços pendentes e gerar relatórios de desempenho, entre outras coisas bem legais.

3. Zeta

Que tal tomar decisões sobre como e de qual forma investir em sua oficina de maneira acertada e baseada em informações reais? Por meio do módulo financeiro do sistema Zeta, isso é possível. Porém, a cereja do bolo é o Zeta Autopeças. Ele foi desenvolvido para auxiliar na gestão comercial, financeira e administrativa da sua empresa.

Assim como nos outros aplicativos apresentados, o Zeta Autopeças traz controle de estoque, cadastro de clientes e fornecedores, histórico de vendas e serviços, funções automáticas de contato via e-mail e muito mais. Que tal receber um aviso sempre que uma conta precisar ser paga ou, melhor ainda, quando entrar dinheiro em caixa?

4. GestãoClick

Por fim, temos o GestãoClick, outra excelente ferramenta para gerenciamento de oficinas de funilaria e pintura. Uma das coisas legais desse sistema é a emissão de ordens de serviço bem simples de serem interpretadas e que trazem informações muito relevantes, tanto para o cliente quanto para você.

Quais eram as condições do veículo quando ele entrou na oficina, quais defeitos existiam, o que foi feito para corrigir e quais foram os gastos são apenas algumas das informações obtidas na ordem de serviço. O sistema conta ainda com emissão de notas fiscais, boletos, controle de estoque, financeiro e muito mais.

O que considerar para escolher o sistema de gestão ideal para a sua oficina?

Agora que você já conhece os principais sistemas de gestão para funilaria e pintura, deve estar se questionando sobre qual é o ideal para a sua oficina. Além do custo de implantação, é preciso avaliar a quantidade de recursos que esses aplicativos trazem e, principalmente, o suporte prestado.

É provável que surjam dúvidas — principalmente no começo — e ter um suporte técnico preciso e ágil é fundamental para que não se perca tempo. Aplicativos que podem ser acessados de qualquer lugar também são importantes — afinal, tendo em vista que não é possível estar o tempo todo na oficina, essa flexibilidade é sempre bem-vinda.

Os sistemas de gestão para funilaria e pintura trazem uma série de benefícios e, atualmente, são indispensáveis para quem quer se destacar no mercado de reparação. Opções existem muitas e, como você viu, algumas são bem completas. Procure pela que atenderá melhor aos seus intuitos o quanto antes e saia na frente.

Aproveite e dê uma lida em nosso post sobre como organizar melhor o tempo na oficina e tenha resultados ainda melhores!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!