março 21

0 comments

Qual a importância do sistema de gerenciamento para oficinas de funilaria e pintura?

By Davi Souza

março 21, 2019

sistema de gestão, sistema de gestão para funiilaria e pintura, sistema pata oficinas

Você já parou para calcular o tempo, o cuidado e a energia gastos com a execução dos trabalhos em sua oficina? Se fizer isso, vai perceber que tais atividades consomem um tempo precioso, que poderia ser mais bem empregado em outras tarefas importantes do seu dia a dia.

Uma das formas de otimizar a sua rotina no trabalho e melhorar a produtividade da empresa é investir em um sistema de gerenciamento para oficinas de funilaria e pintura. Esse recurso pode ajudar você a focar em estratégias que contribuam para resultados cada vez melhores no negócio.

Pensando na importância de tal tipo de gestão, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que é preciso saber sobre o sistema de gerenciamento, além das principais razões para fazer esse tipo de investimento. Vamos conferir?

Aumenta a eficiência do trabalho

Se você quer um serviço mais eficiente em sua oficina, alguns softwares podem fazer toda a diferença na hora de melhorar o fluxo de trabalho e garantir um bom gerenciamento do negócio. É possível, por exemplo, cadastrar dados, preencher ordens de serviços e consultar o status do trabalho com uma eficiência muito maior e sem riscos de errar.

A razão é simples: os lançamentos em um sistema de gestão são feitos com uma precisão muito maior. Mesmo que todas as pessoas estejam sujeitas a falhas, os programas de gerenciamento contam com uma base de dados confiável, ao passo que as informações são armazenadas com muito mais segurança.

Além de economizar tempo, isso contribui para que você foque no conserto dos veículos, aperfeiçoe a qualidade do serviço prestado e aumente a confiança dos clientes em seu trabalho. Assim, sua oficina terá condições de se destacar entre as concorrentes.

Ajuda com a organização da oficina

Já se foi o tempo em que as oficinas mecânicas tinham fama de serem desorganizadas. Hoje, esse tipo de pensamento está bastante ultrapassado, principalmente graças aos sistemas de gestão cada vez mais eficientes.

Por isso, uma das principais vantagens desse gerenciamento é sua capacidade de deixar a empresa organizada e muito mais estruturada, garantindo uma melhora significativa tanto para o cliente quanto para os funcionários.

organização proporcionada pelo sistema de gerenciamento para oficinas de funilaria e pintura pode estar presente até mesmo no controle das informações dos veículos que estão em processo de reparo ou manutenção. Isso vai desde o início do atendimento até a finalização do trabalho.

Traz praticidade aos serviços

Outra razão para investir em um sistema de gestão é que ele permite respostas muito mais rápidas ao cliente. Uma vez que o trabalho fica mais organizado e eficiente (como você viu acima), as atividades podem ser organizadas com agilidade e praticidade.

Imagine que diversas ferramentas que não estão sendo utilizadas fiquem espalhadas pela oficina, por exemplo. Se elas forem guardadas em seus devidos lugares, porém, será mais fácil visualizar os equipamentos realmente úteis e evitar perdas de tempo na procura, garantindo serviços cada vez mais ágeis.

Softwares de gestão também ajudam a economizar tempo na hora de controlar o estoque da oficina e calcular as comissões dos funcionários. O sistema de Nota Fiscal Eletrônica é muito mais prático e ágil do que fazer tudo isso de forma manual.

Contribui para um bom atendimento ao cliente

Você sabia que é possível melhorar o relacionamento com os clientes graças a um sistema de gerenciamento adequado?

Como as informações estarão centralizadas, haverá uma maior segurança para atender aos pedidos dos clientes e coordenar todas as etapas operacionais do negócio. Você pode, por exemplo, enviar mensagens com as ordens de serviços realizadas ou lembrando-os de quando é hora de voltar à oficina para fazer a manutenção do carro.

Além disso, é possível criar promoções com aqueles que fazem aniversário no mês e divulgá-las por e-mail. Isso fará com que se sintam importantes e voltem sempre que precisarem de ajuda.

Auxilia na economia e na redução de custos

Outro fator importante é que a implantação de um sistema de gerenciamento para oficinas de funilaria e pintura pode reduzir drasticamente os desperdícios de materiais. Como resultado, será notada uma maior economia no dia a dia.

Como esse sistema atua na reorganização de praticamente todos os processos do negócio, você pode focar na diminuição de custos e na redução de perdas, garantindo um maior controle da empresa.

Além disso, perder prazos com pagamentos, empréstimos e tributos faz com que o valor pago no fim do mês seja muito maior, certo? Mas a situação será bem diferente com um sistema de gestão! Afinal, você vai ter um maior controle dos prazos e evitar prejuízos, o que proporcionará uma maior economia.

Aumenta a rentabilidade da oficina

Como você já deve ter percebido, um sistema de gestão garante processos internos muito mais simplificados e eficientes. Um dos principais resultados disso é a rentabilidade da oficina.

Com um gerenciamento adequado, as atividades são conduzidas de forma automatizada e, consequentemente, a quantidade de falhas é reduzida. Portanto, as chances de que os profissionais se dediquem a novas maneiras de trazer retornos para a empresa serão muito maiores.

Além disso, o sistema de gestão armazena todos os dados produzidos pela empresa — tanto de clientes quanto dos fornecedores. Com uma visão tão ampla do negócio, você pode tomar decisões de maneira muito mais acertada, fazendo com que o negócio possa crescer cada vez mais.

Esse investimento também ajuda a acompanhar todas as atividades da oficina em tempo real, monitorando e controlando os processos com maior eficiência. Assim, é possível evitar erros, organizar suas operações para melhorar os resultados e garantir lucros cada vez maiores.

Depois de tudo o que você conferiu neste artigo, deu para perceber que contar com um sistema de gerenciamento para oficinas de funilaria e pintura pode facilitar (e muito) o dia a dia do seu negócio, não é mesmo?

Um desses sistemas é a Cotexo, que atende a diversas oficinas nas principais regiões do Brasil e é um canal inovador de venda de peças para fornecedores e distribuidores de autopeças. Tudo isso ocorre por meio de uma plataforma online prática, simples e eficiente, que garante um maior controle e a formalização das transações.

E então, o que está esperando para entrar em contato conosco e adquirir as melhores peças para sua oficina? Será um prazer atender você!

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de oficinas e fornecedores negociam na Partsfy.

Success message!
Warning message!
Error message!