Descubra o valor de Ticket Médio Ideal na sua Oficina Automotiva!

Confira 5 EPIs para pintura automotiva que são indispensáveis
Outros

Confira 5 EPIs para pintura automotiva que são indispensáveis

O Equipamento de Proteção Individual é essencial em toda oficina de funilaria e pintura automotiva, uma vez que ajuda na prevenção de acidentes, que podem colocar a sua vida e a de seus colaboradores em risco. Contudo, é preciso conhecer bem esses equipamentos de proteção e saber quais são os corretos para cada tipo de atividade.

Receba meus artigos sobre o setor de reparação automotiva em primeira mão!

Ao longo deste texto, você vai aprender sobre 5 dos principais tipos de EPIs para pintura automotiva, quando eles são recomendados e muito mais!

1. Óculos de segurança

O primeiro dos EPIs para pintura automotiva da nossa lista são os óculos de proteção, que servem para evitar que materiais como tintas, vernizes e solventes vindos do processo de lixamento do veículo entrem em contato com os olhos. Quando isso ocorre, os riscos de cegueira e outros danos permanentes aumentam bastante.

Na etapa de funilaria, também é essencial o uso de óculos que protejam das fagulhas e pedaços de materiais que venham da solda ou de uma chapa de metal sendo cortada. Ainda que você não esteja fazendo o serviço, precisa usar o EPI, já que esses estilhaços podem voar bem longe e o atingir.

2. Máscara de proteção

A máscara de proteção também é extremamente importante em uma oficina de funilaria. O tipo que deve ser utilizado depende de qual serviço está sendo executado. É preciso tomar cuidado, já que usar o modelo incorreto pode passar uma falsa sensação de segurança. Quando forem executadas soldas, é necessário que ela seja específica para proteção de gases tóxicos e que suporte as fagulhas geradas no processo.

Durante a pintura, utilize um modelo com carvão ativado, que protege contra os vapores tóxicos vindos dos produtos químicos e das tintas. Máscaras hospitalares não tem nenhuma eficiência para esse tipo de trabalho e jamais devem ser usadas para essa finalidade.

3. Luvas de proteção

Assim como as máscaras, as luvas de proteção são muito importantes e existe um modelo para cada finalidade. No processo de pintura, use uma que seja impermeável e que isole suas mãos das tintas, vernizes e outros produtos. Nesse caso, versões feitas de borracha são mais eficientes em relação às de látex por serem mais resistentes, além de garantir uma pegada melhor.

Já no setor de funilaria, sobretudo quando for realizar operações de corte ou solda, é fundamental um modelo produzido em couro, que proteja as mãos de estilhaços e de peças cortantes. Ainda que alguns modelos possam incomodar pela espessura, jamais deixe de usar esse EPI.

4. Protetor auricular

Oficinas mecânicas costumam ser ambientes bem barulhentos e, em uma funilaria, os ruídos tendem a ser ainda piores. Serras, compressores, marteladas em metais e o próprio ruído das pistolas de tinta podem ser muito prejudiciais para a audição, principalmente quando esse barulho é constante.

Faça uso de protetores auriculares em todos os ambientes de sua oficina, ainda que você não esteja realizando o serviço. Os modelos de espuma costumam custar poucos centavos e, dependendo do grau de ruído do ambiente, eles já são suficientes para evitar danos à audição.

5. Roupas adequadas

Por fim, é fundamental o uso de roupas adequadas, que o protejam de fagulhas, materiais cortantes e de produtos químicos tóxicos. Utilize um macacão de tyvek quando estiver pintando e, durante os processos de solda ou corte, um avental produzido em um couro bem espesso.

O uso de EPIs para pintura automotiva é uma das principais medidas de segurança em uma oficina, de modo que você deve, obrigatoriamente, fornecê-los e cobrar a utilização por parte de seus colaboradores. Também é fundamental oferecer treinamentos, afinal, é preciso conhecer bem o funcionamento de cada equipamento para evitar acidentes e aumentar a produtividade.

Viu como os EPIs para pintura automotiva são importantes? Agora, leia nosso outro texto e conheça 7 equipamentos para funilaria e pintura que são essenciais!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!

Receba os CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO DO  Blog da Cotexo 

sobre Rentabilidade NA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA