Descubra o valor de Ticket Médio Ideal na sua Oficina Automotiva!

<thrive_headline click tho-post-25135 tho-test-308>Quais são os principais equipamentos para funilaria e pintura na reparação automotiva</thrive_headline>
Reparação Automotiva, Reparadores de Veículos

Quais são os principais equipamentos para funilaria e pintura na reparação automotiva

Cedo ou tarde, todo automóvel precisa passar por algum reparo na lataria por danos ou amassados causados no trânsito. Mas você sabe como ter sucesso no ramo e atrair cada vez mais clientes para sua oficina? Se você respondeu ter bons equipamentos para funilaria e pintura, acertou!

Receba meus artigos sobre o setor de reparação automotiva em primeira mão!

Afinal, adquirir as ferramentas certas é essencial para que sua empresa realize um serviço de qualidade e confiança, aumentando a sua competitividade no mercado e fazendo com que se destaque entre as oficinas concorrentes.

No post de hoje você vai conhecer os principais equipamentos para funilaria e pintura que não podem faltar em sua oficina e entender porque é tão importante adquirir ferramentas de qualidade. Continue a leitura para conferir!

Por que ter equipamentos próprios é fundamental para a oficina?

Planejar a estrutura e o inventário da oficina é uma função muito importante na vida de todo gestor. Com uma demanda cada vez maior por serviços especializados e de qualidade, ter equipamentos modernos e de confiança é o primeiro passo para atender melhor os clientes e conquistar novas oportunidades de negócio.

Com um investimento inicial adequado em itens e ferramentas, o proprietário de uma oficina de funilaria e pintura poderá faturar com serviços cada vez mais rápidos e eficientes. Além disso, é importante garantir que todos os funcionários utilizem os equipamentos de segurança, como máscaras de proteção, que são fundamentais para diminuir os riscos de acidentes.

Quais são os principais equipamentos para funilaria e pintura?

Na hora de montar um inventário com os equipamentos para funilaria e pintura, alguns itens são fundamentais para garantir um bom serviço ao cliente. Abaixo você confere as 9 ferramentas principais que não podem faltar em seu negócio!

Pistola de pintura

Indispensável em toda oficina, a pistola de pintura pode ser encontrada em dois tipos diferentes: a de gravidade e a de sucção. A diferença entre elas está no local do reservatório de tinta, pois na primeira ele fica na parte de cima, enquanto na segunda o reservatório está posicionado na parte inferior.

Geralmente, muitos reparos necessitem de pintura para ficarem perfeitos, mas deve-se preparar a superfície da forma correta e tomar cuidado com a poeira, a grande vilã do processo. Além disso, não se esqueça de que as pistolas de sucção precisam ser adaptadas ao compressor para funcionarem corretamente.

Como esse equipamento é um item tão importante nos trabalhos realizados em funilaria e pintura, é recomendado que você invista apenas em itens de boa qualidade.

Secador

Em um dia comum, um carro pode levar até 24 horas para secar naturalmente. Mas você sabia que esse tempo pode ser reduzido para menos de uma hora? Isso graças ao secador, que pode ser encontrado em diferentes modelos no mercado, como os que utilizam tecnologia de ondas infravermelhas para ter a sua eficiência otimizada.

É possível ainda encontrar equipamentos mais robustos, em forma de painel, capazes de controlar diversas funções, como tempo e intensidade da luz. Além disso, existem no mercado produtos mais compactos, que podem ser utilizados em qualquer tipo de veículo e guardados facilmente.

Martelinho de ouro

O martelinho de ouro é um dos principais produtos de uma funilaria. Essa técnica é utilizada para desamassar a lataria do carro, sem que seja necessário realizar uma nova pintura. Além de pouco invasivo, esse tipo de reparo é realizado de forma rápida e tem custos pequenos para a oficina, o que torna essa opção bem interessante.

Como não há uma lista fechada de ferramentas para o martelinho de ouro, muitas funilarias usam equipamentos diferentes. Os principais são o próprio martelo e a repuxadeira, que devem ser profissionais. É possível retornar em até 100% o estado da lataria com essa técnica, o que devolve o aspecto natural do carro.

Compressor de ar

Os compressores de ar têm diversas utilidades em uma oficina de funilaria e pintura. A principal delas é a de auxiliar a pistola de tinta, o que vai agilizar e muito todo o processo.

Entretanto, é importante comprar apenas compressores compatíveis para essa finalidade e que sejam adaptáveis à pistola — esses modelos, geralmente, têm regulação na pressão do ar.

Equipamento de proteção

Devido à exposição constante a diferentes produtos químicos e pelo risco de acidentes, os funcionários de uma funilaria devem sempre utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Por lei, esses equipamentos devem ser fornecidos pelos empregadores e o ideal é que todos recebam o treinamento adequado para manuseá-los corretamente.

As máscaras e os óculos de proteção são os EPIs mais conhecidos, que servem para proteger o rosto e os olhos durante a soldagem — eles evitam o contato da pele com os produtos químicos e com a faísca da solda. No caso da pintura, é importante também fornecer luvas impermeáveis e um macacão especial.

Solda

Assim como o martelinho de ouro, a solda é um tipo de serviço oferecido nas funilarias feito para desamassar a lataria do carro. O processo de solda MIG/MAG, um dos mais difundidos atualmente, utiliza um gás totalmente inerte, como o argônio. Esse método é mais rápido e eficiente que os outros, pois preserva a estrutura da chapa.

Elevadores e rampas

Apesar de serem equipamentos bastante caros, os elevadores automotivos são essenciais para realizar o conserto de um carro. Isso porque esse item tem o objetivo de aumentar a agilidade do serviço, já que o mecânico não precisará se abaixar para mexer na parte inferior do automóvel, por exemplo.

Com um atendimento mais rápido, consequentemente haverá uma elevação no número de serviços prestados em sua oficina e uma maior satisfação dos clientes.

Existem dois modelos principais de elevadores: os mecânicos e os hidráulicos. Enquanto o primeiro utiliza um motor, o segundo é acionado pelo óleo, que movimenta os pistões. Um fator essencial é o espaço disponível – para oficinas menores, o elevador pantográfico é o mais indicado.

Alinhador Ciborg

Quando a suspensão do veículo sofre alguma deformação estrutural, causada por uma queda em um buraco, por exemplo, ela vai precisar receber os cuidados adequados para voltar ao local certo. É nessa hora que entra o ciborg.

Esse equipamento robusto serve para alinhar a suspensão automotiva de acordo com os padrões geométricos estabelecidos, fazendo força e distorcendo a estrutura para que ela possa voltar à sua posição original.

Apesar de deformada, é importante que a suspensão esteja intacta antes de passar pelo ciborg, pois caso a estrutura tenha rachaduras na longarina, na torre dos amortecedores ou no túnel, o equipamento corre o risco de aumentar os danos. Por isso, lembre-se de submeter a suspensão a um processo de funilaria se ela estiver avariada.

Com a suspensão de volta em seu lugar, o carro estará pronto para voltar às ruas respeitando os limites estruturais de toda a sua estrutura. Viu como o ciborg é essencial para a oficina?

Repuxadeira elétrica

Conhecida também como spotter ou espoter, a repuxadeira elétrica revolucionou o método de trabalho nas funilarias – isso porque a máquina tem a função de reparar danos e amassados na funilaria dos automóveis de forma prática e fácil.

Além de se destacar pela grande variedade de modelos e potências disponíveis, um dos principais diferenciais da repuxadeira está na qualidade de seu projeto, pois a retirada de amassados na lataria de um veículo dura poucos minutos.

Para realizar o trabalho, o equipamento utiliza eletricidade e soluções mecânicas, fazendo com que o funileiro possa reparar amassados e ainda preparar a chapa para que receba o acabamento.

A maioria das repuxadeiras/spotters utilizam uma ferramenta estrela, dotada de uma chapa com três pontas, para realizar procedimentos de reparo. No entanto, a máquina também pode ser encontrada com arruelas, ponteiras de cobre e eletrodos de carvão para o mesmo fim.

Qual é a importância de comprar equipamentos de qualidade?

Com o avanço da tecnologia para oficinas, é cada vez mais comum encontrar soluções inovadoras para otimizar o trabalho de um profissional de funilaria e pintura. Por isso é tão importante comprar ferramentas de qualidade e de procedência comprovada, pois sua oficina passa a contar com diversos benefícios gerados por uma boa aquisição.

Uma das vantagens é que bons equipamentos refletem diretamente na entrega dos serviços, pois contribuem para a oferta de pinturas personalizadas e com novos recursos, proporcionando reparos de forma rápida e natural e garantindo um menor comprometimento da coloração original do veículo.

Oferecendo um bom serviço, você garante bons resultados e aumenta a satisfação dos clientes, atraindo cada vez mais pessoas para sua empresa e se destacando no mercado.

Mas é preciso ficar atento: o preço não deve ser o fator de maior relevância na hora de escolher um produto. É indicado pagar um pouco mais caro e garantir uma qualidade e durabilidade maior do que economizar na hora da compra, pois ferramentas de baixo custo desgastam com facilidade e representam um dispêndio de manutenção maior no futuro.

Também é importante que todos os funcionários sejam treinados para utilizar os equipamentos da forma correta, com orientações de manuseio e como realizar a sua manutenção. Isso garante um serviço mais profissional e um ambiente de trabalho bastante seguro, com menos acidentes e menores riscos de danos aos trabalhadores e instrumentos.

Com a compra de equipamentos para funilaria e pintura modernos e de fácil manuseio, você e seus funcionários terão as ferramentas necessárias para satisfazer o cliente e melhorar os resultados da sua oficina. É possível negociar e encontrar peças de qualidade por um preço mais justo, o que garante uma economia inteligente para a administração da empresa.

Se você gostou deste post, continue sua visita em nosso blog e saiba como organizar uma oficina de funilaria!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!

Receba os CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO DO  Blog da Cotexo 

sobre Rentabilidade NA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA