Descubra o valor de Ticket Médio Ideal na sua Oficina Automotiva!

Gestão e Administração de Oficina, Outros, Peças Online, Reparadores de Veículos, Setor de Compras

Como comprar autopeças melhor trabalhando com seu dinheiro

Esta é nossa segunda dica da série de 5 dicas para comprar melhor autopeças. Nossa primeira dica foi referente a organização e como ela pode impactar sua oficina no setor de compras, se ainda não conferiu , confira.

Receba meus artigos sobre o setor de reparação automotiva em primeira mão!

O mercado de autopeças é muito concorrido, principalmente em relação aos preços de peças genuínas (aquelas peças que são vendidas somente em concessionárias). Esta concorrência faz com que as concessionárias tenham que diferenciar-se da concorrência com serviços (prazos de entrega, atendimento, faturamento, etc). Assim é muito importante ao comprar autopeças trabalhar bem com o dinheiro, ou seja, quanto mais demorar para pagar um fornecedor (mais vezes parcelar uma compra) melhor para quem compra, pois poderá receber os serviços antes de pagar pelas autopeças.

Fica evidente que para comprar parcelado em vários fornecedores e cumprir com as obrigações é necessário um grande controle no fluxo de caixa da oficina (principalmente os recebíveis que muitas vezes são problemáticos). Se a oficina não tiver um controle claro sobre seu caixa fica bem difícil conseguir parcelar as compras de autopeças.

Assim, para facilitar, passo algumas dicas para empresas que tem um bom controle do caixa e tem as contas em dia com sistemas de proteção ao crédito e algumas dicas para empresas que ou não tem controle sobre o caixa ou que tem restrições de compra no mercado.

Comprar autopeças quando tem as contas em dia

Contas em dia significa que sua empresa não tem restrições no mercado e tem um controle sobre seu fluxo de caixa. Para diminuir riscos de não recebimento (principalmente valores altos normalmente relacionados a seguradoras) é muito importante ter um provisão de pagadores duvidosos que deixe seu caixa saudável, pois ao parcelar as obrigações é obrigatório ter controle sobre o caixa.

A dica é aproveitar o mercado concorrido entre concessionárias e trabalhar formas de pagamento. O primeiro passo é trabalhar para que tenha um valor alto de faturamento, isso é possível depois que já tem relacionamento com empresas e paga tudo em dia. Logo que tiver limites de compras interessantes em seus fornecedores é hora de negociar formas de pagamento. Cada fornecedor tem sua forma de trabalhar e é importante que ao identificar um bom fornecedor deixe claro que a forma de pagamento é um diferencial para realizar a compra com ele. Com o tempo e relacionamento é possível negociar prazos de pagamentos cada vez melhores.

Desta maneira toda vez ao comprar autopeças analise não somente o preço e prazo, analise também a forma de pagamento e principalmente negocie as formas de pagamento.

Compra autopeças quando tem restrições

Caso sua empresa tenha restrições no mercado não existe problemas pois o fornecedor que receber o dinheiro a vista consegue negociar melhores descontos. Ao comprar a vista tente sempre trabalhar com boletos e transferências. Somente a taxa do cartão é por volta de 5%, assim ao comprar a vista peça 5% de desconto para transferência.

Para os fornecedores é muito importante receber o dinheiro a vista, assim saiba negociar quando pagar a vista.

No próximo post das 5 dias iremos falar sobre a importância de evitar protestos que tem tudo a ver com este post também !

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!

Receba os CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO DO  Blog da Cotexo 

sobre Rentabilidade NA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA