fbpx
Cadastre-se
Como comprar autopeças melhor com organização

Como comprar autopeças melhor com organização

Como comprar auto peças melhor com organização será o primeiro artigo de uma série 5 dicas para comprar autopeças para sua oficina.

Então, a primeira dica é sobre organização, principalmente do comprador de autopeças.

O comprador de autopeças é o responsável por realizar várias atividades no dia a dia, entre elas :

   – Processo de cotação das peças (mais trabalhoso)

   – Analisar condições e negociações

   – Cadastrar-se em fornecedores

    – Receber e conferir peças

    – Trocar peças enviadas erradas ou com avarias

Muitas vezes o comprador é o dono da oficina, ou seja, além das atividades de comprador ainda existem atividades operacionais e financeira da oficina que precisam ser resolvidas.

Fica evidente que sem uma organização o dia não rende. É comum ter a sensação de falta de controle sobre as atividades que devem ser realizadas. Assim, continue a leitura e veja como comprar autopeças melhor com organização.

 Primeiro – Conheça suas atividades diárias

Saiba sempre quais atividades deve realizar no dia a dia. Existem diversos sistemas para ajudar a planejar e executar tarefas. GoBoxi, Trello , Evernote são exemplos de aplicativos úteis para organização mas também o velho e bom papel ajuda muito. Crie uma lista logo que chegar no trabalho com as atividades que devem ser realizadas no dia. O ideal seria anotar as atividades dos próximos 3 dias, mas para começar as atividades do dia já darão muita ajuda.

Com esta lista em mãos priorize as atividades em urgentes,  importantes e circunstanciais. Resolva os problemas na ordem de prioridades e tente sempre terminar uma atividade antes de iniciar outra. Contudo, Algumas vezes aparecem atividades da operação da oficina que são mais urgentes que sua lista e você deverá parar a atividade no meio. Nestes casos, resolva e volte para finalizar as atividades na ordem de prioridade.

Segundo – Tenha horários para atividades chaves

O processo de cotação de peças é um processo moroso (quando não se usa tecnologia) , feito quase que diariamente e que demanda atenção . Por ser uma atividade chave e de realização em qualquer hora, realize as cotações no primeiro horário da manhã e da tarde.

Como os vendedores de autopeças precisam preparam o pedido do produto, deste a confirmação das peças do pedido, passando por expedição e fiscal, quanto antes no dia seu pedido chegar melhor, pois será entregue mais rapidamente. Assim ao cotar e comprar no período da manhã as peças podem chegar ainda no mesmo dia. No período da tarde, logo no início, ainda é pedir peças e receber no final do dia ou na próxima manhã, desta maneira a oficina recebe as peças mais rápido.

Então, ao solicitar cotações no final do dia corre-se o risco da operação do fornecedor não esta preparada para atender a demanda. Vendedores podem não estar disponíveis devido a outros pedidos que estão sendo criados durante o dia e o fiscal e expedição não conseguem ter tempo hábil para agilizar o processo.

No próximo post vamos abordar nossa segunda dica Como comprar autopeças melhora trabalhando com seu dinheiro.

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!