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Ferramentas do marketing para atrair mais clientes para sua oficina
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Ferramentas do marketing para atrair mais clientes para sua oficina

Neste post falaremos de algumas boas práticas e técnicas importantes de marketing para conseguir atrair mais clientes para oficina, saber mantê-los e ter uma oficina rentável!

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É importante entender sobre o perfil de cliente, os tipos de oficina de funilaria e pintura e oficina mecânica têm algumas diferenças quando trata-se de perfil do comportamento da compra/necessidade do cliente. Enquanto na funilaria e pintura os clientes tem a necessidade de serviços de reparação muito devido a colisões. Enquanto na oficina mecânica os clientes procuram serviços de manutenção, de rotina. Esta diferença de perfil de clientes é algo que certamente influencia o funcionamento do seu negócio.

É muito comum o principal cliente de uma oficina de funilaria e pintura ser seguradoras. Seguradoras são responsáveis por indicar oficinas de funilaria e pintura através de redes credenciadas. O cliente da seguradora, quando bate o carro, liga na seguradora e recebe uma indicação de oficina credenciada.

Existe um grave problema com este modelo para as oficinas de funilaria e pintura, que é deixar que a demanda seja diretamente dependente das seguradoras.

Muitas vezes a seguradora utiliza-se de sua influência na demanda para abaixar os preços da sua mão de obra e principalmente retirar das mãos das oficinas a compra de peças. Uma oficina rentável DEVE comprar suas próprias peças pois é parte essencial de seu negócio e essencial para sua lucratividade. Além disso, falei se “É bom ser credenciado nas seguradoras?” aqui no Blog.

Como deixar que a Seguradora não seja a dona demanda de sua oficina?

Uma ótima forma de conseguir atrair clientes para oficina sem ser pela seguradora é ter o interesse/conhecimento antes mesmo do cliente ligar para a seguradora. Ter o cliente fidelizado (aquele que já conhece seu serviço) é de extrema importância, pois o cliente terá a oficina como seu ponto de contato e não a seguradora.

Criar na sua oficina um excelente atendimento e entregar um serviço de alto nível irá fidelizar seus clientes. E sempre que ele precisar de ajuda irá ligar direto para você e não para a seguradora.

É de extrema importância também ter uma metodologia de relacionamento com o cliente, em que você pode ligar para saber como foi o serviço ou mandar emails lembrando de sua qualidade. Isso ajuda o cliente a sempre ter sua oficina em mente.

Como atrair clientes para oficina que ainda não conhecem sua oficina?

A resposta principal para essa pergunta é: apareça na Internet.

Com a evolução da tecnologia clientes sempre irão na internet procurar por ajuda e neste momento sua oficina pode aparecer como solução. O Google tem um serviço de midia paga chamado AdWords que pode ajudar muito nesta situação.

Imagine por exemplo que sua oficina fica em Moema e algum cliente de Moema bateu seu carro. Você pagaria quando algum usuário buscasse pelas palavras “Oficina de Funilaria Referência em Moema” E TAMBÉM clicasse no seu anúncio. Portanto se ele não clicar no seu anúncio, você não pagaria por isso.

É muito importante portanto atrair o cliente pronto para tomar ação. No seu anúncio por exemplo, deve conter algo que diga para o cliente ligar na oficina. A chamada para ação (em inglês, call-to-action, CTA) por exemplo pode ser “Ligue e Agende seu Reparo”. Desta maneira portanto sua empresa precisa essencialmente de uma página na internet. Segundo, ter a estrutura necessária para atender o cliente por telefone. E assim levá-lo até a oficina.

É bom perguntar como o cliente ficou sabendo de sua oficina, assim você pode entender de onde você está trazendo clientes e de onde não.

Para fazer anúncios no Facebook ou Google, na internet existem muitas dicas disponíveis. Mas se você quer publicidade com excelência recomenda-se contratar profissionais que podem fazer esta gestão da mídia paga para você. Verifique bem antes de investir dinheiro em publicidade antes de entender completamente o funcionamento destes serviços.

Além da mídia paga, você pode ter uma página para sua oficina no Facebook gratuitamente. Este seria o primeiro passo para você iniciar sua presença na internet. Outra forma é possuir uma conta no Google Merchant, que permite aparecer no Google Maps gratuitamente. Nele você pode disponibilizar informações de contato como telefone, email, dias horário de funcionamento, entre outras coisas.

Para fazer anúncios pagos no Google é necessário ter um link para direcionar seus usuários, preferencialmente o site da sua oficina.

Outra dica para atrair clientes para oficina é estabelecer formas de contato eficientes e rápidas para você não perder este cliente. Não esqueça de que é sempre importante passar uma boa impressão para o cliente através do atendimento. Isso será essencial para você ganhar a confiança da pessoa e assim ela irá contratar seu serviço.

Deixe-nos saber o que precisa de ajuda pois estou aqui para ajudá-lo!

 

Comentários (7)

  1. Jorge Silva Moura
    27 de setembro de 2017

    Muito boas as informações contidas neste artigo.

    1. Marcelo Galli
      29 de setembro de 2017

      Que bom que gostou Jorge!

      Fico muito feliz que os artigos estão ajudando as oficinas a melhorar sua gestão e serem mais lucrativas.

      Abraços,

  2. Jadir
    21 de novembro de 2017

    Sou empregador,e proprietário de uma oficina de serviços e gostaria muito de inovar na área de funilaria, no serviços de solda, conheço uma máquina de solda,tenho uma mini máquina que ja executo trabalho, só que já está ficando sem ação devido a evolução do andamento. Primeiramente queria saber como posso fazer um estreito relacionamento com uma certa urgência para cumprir esta etapa profissional?

  3. Talita
    21 de abril de 2018

    Estes pôster me ajudou muito. Parabéns!

  4. DJAILSON
    21 de maio de 2018

    Otimo postagem,bem explicado é o que pressisamos pois nao temos tempo de analizar as nessesidades da nossa empresa.

  5. ITUILLES
    29 de maio de 2018

    Estou a alguns meses a frente de uma funilaria em minha cidade e tenho me deparado com grandes desafios, tenho procurado a cataloga-los como objetivos que serão alcançados gradativamente, Fidelizar e deixar o cliente satisfeito tem sido um dos maiores desafios, pois ao se falar em serviço de funilaria a maioria dos proprietários não se conformam com o tempo para os devidos reparos, mesmo deixando de maneira bem clara o tempo gasto para cada fase do processo, Estou engatinhando, mas com muitas ideias para ser colocadas em pratica. Parabéns pelo artigo! Abraço!

  6. Kadu Silva
    19 de julho de 2018

    Boas dicas, ja faço boa parte das recomendações e realmente funciona, agora implementar por completo!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!

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