Cadastre-se
7 benefícios da terceirização de serviços para sua funilaria

7 benefícios da terceirização de serviços para sua funilaria

Empresários e gestores sabem da importância de melhorar a produtividade. Com um mercado competitivo e clientes cada vez mais exigentes, é fundamental atuar na melhoria de processos e na redução de despesas.

Nesse sentido, a terceirização de serviços é uma das estratégias que tem gerado mais resultados. Esse modelo de trabalho não é novo, e tem sido cada vez mais utilizado por oficinas de funilaria e pintura que querem expandir seus negócios e buscam mais agilidade, qualidade e especialização em todos os processos. A terceirização de serviços é capaz de trazer uma série de ganhos ao seu negócio. Conheça agora os mais importantes:

Inscreva-se e receba os melhores conteúdos sobre gestão de oficinas e rentabilidade.

Os principais benefícios da terceirização para sua empresa

  1. Foco no cliente e estratégia de crescimento

O primeiro benefício gerado pela terceirização de serviços é a possibilidade de manter os donos e gestores focados no cliente (particular e seguradora), dedicando-se verdadeiramente ao negócio e à estratégia da oficina. Preocupações secundárias são compartilhadas com os parceiros estratégicos, bem como a responsabilidade pela operação. Dessa forma, é possível direcionar esforços, conhecimento e energia para a aperfeiçoar sua gestão, atingir os objetivos e conquistar os resultados planejados.

  1. Contar com profissionais especializados  

Outro benefício importante relacionado à terceirização de serviços é poder contar com profissionais e equipes mais especializados e experientes, com conhecimento diferenciado e conhecimentos técnicos específicos, capazes de realizar as atividades previstas com mais qualidade e excelência.

A melhor parte é que é possível ter mais investindo menos. Isso mesmo, é possível reduzir custos com, contratação, treinamentos e capacitação interna, já que a responsabilidade pelo serviço passa a ser da empresa prestadora e de seus colaboradores, que já estão preparados e devidamente qualificados para exercer as funções planejadas.

  1. Redução de custos

Os encargos e os direitos trabalhistas previstos na legislação brasileira onera muito a folha de pagamento, obrigando as funilarias a repensar possíveis contratações. Esses valores representam uma grande despesa, que pesa consideravelmente no orçamento de sua oficina. Em linhas gerais, a relação custo-benefício da terceirização é positiva, pois envolve custos menores se comparados com os necessários para a formação de uma equipe interna para realização das mesmas atividades.

É preciso citar também uma maior previsibilidade de custos, uma vez que nos valores pagos mensalmente à terceirizada é fixo e sem surpresas como os gastos com rescisão, férias, faltas e eventuais ações trabalhistas. Portanto, esse modelo de contrato colabora para o equilíbrio financeiro da empresa, mais dinheiro no caixa da funilaria.

  1. Qualificação e tecnologia

As empresas prestadoras de serviços, sendo especializadas, investem constantemente na aquisição de novas tecnologias e na qualificação de suas equipes para manter o diferencial competitivo, oferecendo ainda mais qualidade. Isso faz com que a empresa contratante, a funilaria, possa priorizar os esforços a projetos mais relevantes como aquisição de clientes e expansão dos negócios.

  1. Parcerias produtivas

Outro benefício trazido pela terceirização é a possibilidade de construir parcerias com os fornecedores e não apenas contratar serviços. Em alguns casos, o mais interessante é escolher uma empresa tecnicamente especializada, que tenha conhecimento e vivência no mercado e que, consequentemente, seja capaz de agregar valor e apoiar estrategicamente a gestão da funilaria. Relações ‘ganha-ganha’ são sempre importantes na busca pela produtividade.

  1. Mais tempo para o dono e gestores

A terceirização de serviços propicia ganho de tempo, já que algumas atividades passam a ser realizadas pelas empresas prestadoras. Esse processo conta ainda com a redução da sobrecarga de trabalho, a partir de uma divisão mais adequada de responsabilidades, e com a profissionalização dos processos.

É preciso frisar que toda a terceirização deve ser supervisionada e monitorada por indicadores para que não haja qualquer possibilidade de risco à empresa, por tanto a empresa parceira deve fornecer mecanismos que permitam um acompanhamento constante de forma simples, transparente, de preferência online e em tempo real.

  1. Expandir o negócio 

Todos os benefícios já citados criam uma condição bastante favorável à expansão dos negócios. Com uma gestão focada no serviço e no cliente, somados a redução de custos, nos processos internos de qualidade e nas parcerias produtivas, é mais fácil planejar e executar ações para a expansão da funilaria. Além disso, as empresas prestadoras também são capazes de sustentar o crescimento da operação sem que haja a necessidade de grandes investimentos, especialmente em infraestrutura ou tecnologia.

Os principais serviços terceirizados

Entre os modelos mais tradicionais de serviços terceirizado estão os de contabilidade e marketing. Atualmente, também é possível contar com as facilidades de uma central de compras terceirizada, serviço que garante uma gestão mais inteligente e eficaz no processo de cotação, compra e envio de peças

Nesse sentido, terceirização do setor de compras,  vale a pena investir em uma parceira dedicada para analisar as particularidades de cada negócio, e cada “carro a ser comprado” avaliando todas as variáveis envolvidas (particular ou segurados, preço, prazo, imposto, substituição tributária, custo fiscal, fornecedores, checagem das peças antes do envio, etc).

A terceirização de serviços deve ser bem analisada e é fundamental que esteja alinhada às necessidades e expectativas do negócio, de modo a colaborar significativamente para os resultados da oficina de funilaria e pintura.

Comentários (2)

  1. Emiliano Salustiano
    1 de junho de 2021

    gostei muito da ideia da terceirizacao de servicos. mas, antes de se contratar alguma empresa para finalidade, devemos se certificar se ela apresenta condicoes necessarias para prestar os servicos.

  2. Carlos Alberto
    4 de junho de 2021

    Exatamente! Quando terceirizamos algo, estamos valorizando nosso tempo.

    É como se existisse mais de um “eu” para fazer o serviço. Você é o contratado; delega, o serviço prestado é feito; e pronto, os dois lados estão satisfeitos com o resultado.

    Muito claro em seu artigo e nos benefícios de terceirizar um serviço. obrigado por seu artigo! muito bom!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!