Cadastre-se
7 benefícios da terceirização de serviços para sua funilaria

7 benefícios da terceirização de serviços para sua funilaria

Empresários e gestores sabem da importância de melhorar a produtividade. Com um mercado competitivo e clientes cada vez mais exigentes, é fundamental atuar na melhoria de processos e na redução de despesas.

Nesse sentido, a terceirização de serviços é uma das estratégias que tem gerado mais resultados. Esse modelo de trabalho não é novo, e tem sido cada vez mais utilizado por oficinas de funilaria e pintura que querem expandir seus negócios e buscam mais agilidade, qualidade e especialização em todos os processos. A terceirização de serviços é capaz de trazer uma série de ganhos ao seu negócio. Conheça agora os mais importantes:

Inscreva-se e receba os melhores conteúdos sobre gestão de oficinas e rentabilidade.

Os principais benefícios da terceirização para sua empresa

  1. Foco no cliente e estratégia de crescimento

O primeiro benefício gerado pela terceirização de serviços é a possibilidade de manter os donos e gestores focados no cliente (particular e seguradora), dedicando-se verdadeiramente ao negócio e à estratégia da oficina. Preocupações secundárias são compartilhadas com os parceiros estratégicos, bem como a responsabilidade pela operação. Dessa forma, é possível direcionar esforços, conhecimento e energia para a aperfeiçoar sua gestão, atingir os objetivos e conquistar os resultados planejados.

  1. Contar com profissionais especializados  

Outro benefício importante relacionado à terceirização de serviços é poder contar com profissionais e equipes mais especializados e experientes, com conhecimento diferenciado e conhecimentos técnicos específicos, capazes de realizar as atividades previstas com mais qualidade e excelência.

A melhor parte é que é possível ter mais investindo menos. Isso mesmo, é possível reduzir custos com, contratação, treinamentos e capacitação interna, já que a responsabilidade pelo serviço passa a ser da empresa prestadora e de seus colaboradores, que já estão preparados e devidamente qualificados para exercer as funções planejadas.

  1. Redução de custos

Os encargos e os direitos trabalhistas previstos na legislação brasileira onera muito a folha de pagamento, obrigando as funilarias a repensar possíveis contratações. Esses valores representam uma grande despesa, que pesa consideravelmente no orçamento de sua oficina. Em linhas gerais, a relação custo-benefício da terceirização é positiva, pois envolve custos menores se comparados com os necessários para a formação de uma equipe interna para realização das mesmas atividades.

É preciso citar também uma maior previsibilidade de custos, uma vez que nos valores pagos mensalmente à terceirizada é fixo e sem surpresas como os gastos com rescisão, férias, faltas e eventuais ações trabalhistas. Portanto, esse modelo de contrato colabora para o equilíbrio financeiro da empresa, mais dinheiro no caixa da funilaria.

  1. Qualificação e tecnologia

As empresas prestadoras de serviços, sendo especializadas, investem constantemente na aquisição de novas tecnologias e na qualificação de suas equipes para manter o diferencial competitivo, oferecendo ainda mais qualidade. Isso faz com que a empresa contratante, a funilaria, possa priorizar os esforços a projetos mais relevantes como aquisição de clientes e expansão dos negócios.

  1. Parcerias produtivas

Outro benefício trazido pela terceirização é a possibilidade de construir parcerias com os fornecedores e não apenas contratar serviços. Em alguns casos, o mais interessante é escolher uma empresa tecnicamente especializada, que tenha conhecimento e vivência no mercado e que, consequentemente, seja capaz de agregar valor e apoiar estrategicamente a gestão da funilaria. Relações ‘ganha-ganha’ são sempre importantes na busca pela produtividade.

  1. Mais tempo para o dono e gestores

A terceirização de serviços propicia ganho de tempo, já que algumas atividades passam a ser realizadas pelas empresas prestadoras. Esse processo conta ainda com a redução da sobrecarga de trabalho, a partir de uma divisão mais adequada de responsabilidades, e com a profissionalização dos processos.

É preciso frisar que toda a terceirização deve ser supervisionada e monitorada por indicadores para que não haja qualquer possibilidade de risco à empresa, por tanto a empresa parceira deve fornecer mecanismos que permitam um acompanhamento constante de forma simples, transparente, de preferência online e em tempo real.

  1. Expandir o negócio 

Todos os benefícios já citados criam uma condição bastante favorável à expansão dos negócios. Com uma gestão focada no serviço e no cliente, somados a redução de custos, nos processos internos de qualidade e nas parcerias produtivas, é mais fácil planejar e executar ações para a expansão da funilaria. Além disso, as empresas prestadoras também são capazes de sustentar o crescimento da operação sem que haja a necessidade de grandes investimentos, especialmente em infraestrutura ou tecnologia.

Os principais serviços terceirizados

Entre os modelos mais tradicionais de serviços terceirizado estão os de contabilidade e marketing. Atualmente, também é possível contar com as facilidades de uma central de compras terceirizada, serviço que garante uma gestão mais inteligente e eficaz no processo de cotação, compra e envio de peças

Nesse sentido, terceirização do setor de compras,  vale a pena investir em uma parceira dedicada para analisar as particularidades de cada negócio, e cada “carro a ser comprado” avaliando todas as variáveis envolvidas (particular ou segurados, preço, prazo, imposto, substituição tributária, custo fiscal, fornecedores, checagem das peças antes do envio, etc).

A terceirização de serviços deve ser bem analisada e é fundamental que esteja alinhada às necessidades e expectativas do negócio, de modo a colaborar significativamente para os resultados da oficina de funilaria e pintura.

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!