agosto 3

6 comments

7 benefícios da terceirização de serviços para sua funilaria

By Davi Souza

agosto 3, 2022

funilaria e pintura, gestão de oficina, gestão de oficina automotiva

Empresários e gestores sabem da importância de melhorar a produtividade, a seguir vou apontar 7 benefícios da terceirização de serviços para sua funilaria. Com um mercado competitivo e clientes cada vez mais exigentes, é fundamental atuar na melhoria de processos e na redução de despesas.

Os principais benefícios da terceirização para sua funilaria

A terceirização de serviços é uma das estratégias que tem gerado mais resultados. Contudo, esse modelo de trabalho não é novo, e é cada vez mais comum em oficinas de funilaria e pintura que querem expandir seus negócios e buscam mais agilidade, qualidade e especialização em todos os processos.

1. Foco no cliente e estratégia de crescimento

O primeiro dos benefícios da terceirização de serviços para sua funilaria é a possibilidade de manter os donos e gestores focados no cliente (particular e seguradora), dedicando-se verdadeiramente ao negócio e à estratégia da oficina. Então, é possível direcionar esforços, conhecimento e energia para a aperfeiçoar sua gestão, atingir os objetivos e conquistar os resultados planejados.

2. Contar com profissionais especializados  

Outro benefício importante relacionado à terceirização de serviços é poder contar com profissionais e equipes mais especializados e experientes, com conhecimento diferenciado e conhecimentos técnicos específicos, capazes de realizar as atividades previstas com mais qualidade e excelência.

A melhor parte é que é possível ter mais investindo menos. Isso mesmo, é possível reduzir custos com, contratação, treinamentos e capacitação interna, já que a responsabilidade pelo serviço passa a ser da empresa prestadora e de seus colaboradores, que já estão preparados e devidamente qualificados para exercer as funções planejadas.

3. Redução de custos

Os encargos e os direitos trabalhistas previstos na legislação brasileira onera muito a folha de pagamento, então, obrigando as funilarias a repensar possíveis contratações. Esses valores representam uma grande despesa, que pesa consideravelmente no orçamento de sua oficina. Em linhas gerais, a relação custo-benefício da terceirização é positiva, pois envolve custos menores se comparados com os necessários para a formação de uma equipe interna para realização das mesmas atividades.

É preciso citar também uma maior previsibilidade de custos, uma vez que nos valores pagos mensalmente à terceirizada é fixo e sem surpresas como os gastos com rescisão, férias, faltas e eventuais ações trabalhistas. Portanto, esse modelo de contrato colabora para o equilíbrio financeiro da empresa, mais dinheiro no caixa da funilaria.

4. Qualificação e tecnologia

As empresas prestadoras de serviços, sendo especializadas, investem constantemente na aquisição de novas tecnologias e na qualificação de suas equipes para manter o diferencial competitivo, oferecendo ainda mais qualidade. Isso faz com que a empresa contratante, a funilaria, possa priorizar os esforços a projetos mais relevantes como aquisição de clientes e expansão dos negócios.

5. Parcerias produtivas

Outro benefício trazido pela terceirização é a possibilidade de construir parcerias com os fornecedores e não apenas contratar serviços. Em alguns casos, o mais interessante é escolher uma empresa tecnicamente especializada, que tenha conhecimento e vivência no mercado e que, consequentemente, agregue valor e apoie estrategicamente a gestão da funilaria. Relações ‘ganha-ganha’ são sempre importantes na busca pela produtividade.

6. Mais tempo para o dono e gestores

A terceirização de serviços propicia ganho de tempo, já que empresas prestadoras de serviço irão realizar algumas atividades. Além disso, esse processo conta ainda com a redução da sobrecarga de trabalho, a partir de uma divisão mais adequada de responsabilidades, e com a profissionalização dos processos.

É preciso frisar que toda a terceirização deve ser supervisionada e monitorada por indicadores para que não haja qualquer possibilidade de risco à empresa. Então, a empresa parceira deve fornecer mecanismos que permitam um acompanhamento constante de forma simples, transparente, de preferência online e em tempo real.

7. Expandir o negócio 

Todos os benefícios já citados criam uma condição bastante favorável à expansão dos negócios. Com uma gestão focada no serviço e no cliente, somados a redução de custos, nos processos internos de qualidade e nas parcerias produtivas, então, fica mais fácil planejar e executar ações para a expansão da funilaria. Além disso, as empresas prestadoras também são capazes de sustentar o crescimento da operação sem que haja a necessidade de grandes investimentos, especialmente em infraestrutura ou tecnologia.

Os principais serviços terceirizados

Entre os modelos mais tradicionais de serviços terceirizado estão os de contabilidade e marketing. Atualmente, também é possível contar com as facilidades de uma central de compras terceirizada, serviço que garante uma gestão mais inteligente e eficaz no processo de cotação, compra e envio de peças

Nesse sentido, terceirização do setor de compras,  vale a pena investir em uma parceira dedicada para analisar as particularidades de cada negócio, e cada “carro a ser comprado” avaliando todas as variáveis envolvidas (particular ou segurados, preço, prazo, imposto, substituição tributária, custo fiscal, fornecedores, checagem das peças antes do envio, etc).

Os benefícios da terceirização de serviços para sua funilaria devem ser bem analisados. È fundamental que estejam alinhada às necessidades e expectativas do negócio, de modo a colaborar significativamente para os resultados da oficina de funilaria e pintura.

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

  1. gostei muito da ideia da terceirizacao de servicos. mas, antes de se contratar alguma empresa para finalidade, devemos se certificar se ela apresenta condicoes necessarias para prestar os servicos.

    1. Com certeza, Emiliano! O nosso modelo de negócio de terceirização, a Central de Compras, tem resultado comprovado de melhoria na lucratividade da oficina. 100% de nossos clientes que usam esse serviço estão satisfeitos e nos avaliam com nota 9 ou 10 em pesquisa de NPS. Caso queria saber mais, por favor entre em conato no comercial@cotexo.com.br. Obrigado!

  2. Exatamente! Quando terceirizamos algo, estamos valorizando nosso tempo.

    É como se existisse mais de um “eu” para fazer o serviço. Você é o contratado; delega, o serviço prestado é feito; e pronto, os dois lados estão satisfeitos com o resultado.

    Muito claro em seu artigo e nos benefícios de terceirizar um serviço. obrigado por seu artigo! muito bom!

  3. Estou selecionando uma empresa terceirizada para trabalhar e prefiro demais!
    Quando contratei por fora acabei tendo que resolver muitos problemas e as pessoas as vezes não possuíam a qualificação que eu queria.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de oficinas e fornecedores negociam na Partsfy.

Success message!
Warning message!
Error message!