Descubra o valor de Ticket Médio Ideal na sua Oficina Automotiva!

Como sair da zona de conforto? 5 dicas para aumentar o lucro
Outros

Como sair da zona de conforto? 5 dicas para aumentar o lucro

Quando uma pessoa se acostuma com as atividades de seu dia a dia, sem se importar se algo de novo acontece ou não, ela acaba entrando em uma bolha na qual estará protegida contra qualquer fato desconhecido ou incomum. Trata-se da chamada zona de conforto.

Receba meus artigos sobre o setor de reparação automotiva em primeira mão!

Além de fazer com que um mesmo comportamento seja adotado todos os dias, essa falsa sensação de segurança impede que você tenha novas experiências. O desenvolvimento de novas habilidades também é dificultado, o que o deixa despreparado para lidar com qualquer situação ou problema que fuja do controle. Por isso, sair da zona de conforto é essencial!

Quer saber quais atitudes adotar para alcançar metas e objetivos, atingindo o sucesso tanto na vida pessoal quanto na profissional? Leia o artigo até o fim e confira 5 dicas de como sair da zona de conforto!

1. Aprenda novas maneiras de fazer as coisas

O primeiro passo para sair da zona de conforto é se desafiar e procurar novas formas de fazer as atividades já executadas em sua rotina. Pequenas mudanças de hábitos, além de tornarem as experiências mais prazerosas, contribuem para aumentar a efetividade de suas ações e podem conduzi-lo para algo maior, como lucros mais altos nos negócios.

Imagine que você utilize determinada ferramenta para realizar um trabalho de funilaria em sua oficina, mas esse equipamento acaba não sendo tão eficiente. Ao procurar por uma ferramenta mais adequada para a realização do serviço, será possível otimizá-lo, garantir um resultado de maior qualidade e levar mais clientes para a oficina.

Deu para perceber que fazer as coisas de forma diferente é bem vantajoso, não é mesmo? Os únicos limites são a dedicação e a força de vontade para aprender novas maneiras de inovar e incorporá-las em seu dia a dia!

2. Pense fora da caixa

Quer desenvolver seu negócio, conferindo mais agilidade e qualidade aos serviços oferecidos na oficina? Lembre-se de que a preguiça pode manter uma pessoa no mesmo lugar por anos e impede que o desenvolvimento aconteça. Por isso, sempre procure pensar fora da caixa!

A dica é ter disposição para ver os fatos que acontecem em sua rotina sob uma nova perspectiva e mente aberta ao discutir todos os assuntos possíveis. Para tanto, é muito importante não pensar apenas em si mesmo, mas escutar o que todos têm a dizer.

Também é fundamental adotar iniciativas pensando no cliente e naquilo que ele espera do seu negócio. Essa é uma ótima estratégia competitiva, já que você colocará em prática uma postura diferente da de seus concorrentes e terá mais chances de se destacar no mercado de autopeças.

3. Busque por novos conhecimentos

Quando você se informa apenas sobre o seu mercado de atuação e não procura estudar outros fatos além dos que gosta, está limitando sua criatividade e evitando aprender coisas novas. Por isso, nossa terceira dica sobre como sair da zona de conforto é buscar por conhecimentos até então inéditos!

Um empreendedor de sucesso precisa estar sempre disposto a conhecer novos conteúdos e investir em conhecimentos que agreguem valor à sua vida profissional. Ele também não pode se esquecer de desempenhar atividades que proporcionem benefícios para sua vida pessoal.

Além de se profissionalizar nos serviços de funilaria e pintura, você pode aprender mais sobre finanças, gestão empresarial e relacionamento interpessoal, por exemplo. Vale, ainda, estudar um novo idioma ou começar a tocar um instrumento musical.

Se a busca por novos conhecimentos é importante para você, não se esqueça de que também é essencial para sua equipe. Assim, incentive os funcionários da oficina a aprenderem sobre novos assuntos e desenvolverem suas habilidades — seu negócio só tem a ganhar com um time de trabalho capacitado e devidamente treinado!

4. Invista em tecnologia

Atualmente, quem não utiliza ferramentas ou processos inovadores não se destaca no mercado e acaba percebendo uma grande redução no número clientes. Afinal, uma oficina moderna e repleta de equipamentos tecnológicos terá uma capacidade muito maior de atrair o público, não é mesmo?

Dessa forma, investir em tecnologia é outra maneira de sair da zona de conforto. A principal dica é adquirir equipamentos que ajudem a inovar os processos e aumentar a qualidade dos serviços.

Esse é o caso do elevador automotivo, que auxilia na suspensão de veículos para que os trabalhos possam ser feitos com mais tranquilidade e segurança. Nem todas as funilarias têm esse equipamento, portanto adquiri-lo será um grande diferencial.

Vale também investir em novas condições de atendimento ao cliente, usando as redes sociais ou disponibilizando um acompanhamento completo do que está sendo feito no veículo. Em um canal online, por exemplo, você pode compartilhar imagens para que o proprietário veja o andamento do trabalho em tempo real.

5. Comece a fazer compras pela internet

Ir até uma loja física para adquirir peças e produtos para sua empresa ou usar o telefone para esse fim são práticas que estão cada vez mais entrando em desuso. Afinal, as compras online são bastante vantajosas e oferecem diversos atrativos, como preços mais em conta ou agilidade na entrega.

No caso das oficinas de funilaria e pintura, recorrer à Cotexo na hora comprar peças para carros pode ser uma ótima opção. Trata-se de uma plataforma online que conta com um canal inovador para fornecedores e distribuidores de autopeças.

No site, os processos de compra ou venda de itens ocorrem de forma rápida e fácil, pois você vai economizar bastante tempo em vez de ir até uma loja ou fazer ligações telefônicas. Além disso, a Cotexo ajuda na busca por peças raras e importadas.

Como vimos, sair da zona de conforto é mais fácil do que parece. Basta ter força de vontade e se dedicar diariamente para alcançar aquilo que deseja, sem deixar para amanhã o que pode ser feito hoje.

Ao seguir nossas dicas sobre como sair da zona de conforto, você poderá atingir as metas traçadas mais facilmente. Além disso, terá sucesso em sua vida pessoal e profissional antes do que imagina!

Agora que você descobriu como é importante inovar os processos de sua oficina para aumentar a competitividade, que tal entrar em contato com a Cotexo para adquirir peças automotivas de forma fácil e rápida? Basta acessar nossa página!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!

Receba os CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO DO  Blog da Cotexo 

sobre Rentabilidade NA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA