Descubra o valor de Ticket Médio Ideal na sua Oficina Automotiva!

<thrive_headline click tho-post-20183 tho-test-193>Gestão de fornecedores: por que sua oficina de funilaria deve fazer?</thrive_headline>
Gestão e Administração de Oficina, Peças Online, Reparação Automotiva, Reparadores de Veículos, Setor de Compras

Gestão de fornecedores: por que sua oficina de funilaria deve fazer?

Você sabe o que é a gestão de fornecedores? Muitas vezes, essa prática é realizada de forma automática pelos donos de oficina, que fazem a compra do seu material sem um controle específico ou com uma pesquisa de preços e condições. Porém, dar uma atenção especial a ela pode significar um serviço de melhor qualidade e melhores resultados para a oficina.

Receba meus artigos sobre o setor de reparação automotiva em primeira mão!

Neste artigo, você terá algumas dicas importantes para realizar uma boa gestão de fornecedores, além de entender como os softwares podem ajudar nesse processo. Confira!

O que é a gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é um dos pontos mais importantes na hora de administrar uma empresa. Mesmo em negócios menores, essa prática pode trazer condições melhores de preços e entrega, o que resulta em um faturamento maior e na possibilidade de lucrar mais com o seu serviço.

Em uma oficina de funilaria, essa gestão contribui para o reconhecimento da marca. É fundamental controlar todos os passos do fornecimento de matéria-prima e produtos, desde a definição da compra até a entrega. É dessa forma que o administrador é capaz de identificar possíveis problemas, como peças de qualidade inferior ou preços menos competitivos.

Destinar um tempo para cuidar desse processo significa criar uma boa relação com os fornecedores e garantir vantagens para a sua oficina. Além de preços reduzidos e facilidades no envio, a boa gestão também impede situações de desabastecimentos e problemas relacionados à qualidade inferior dos produtos.

Como realizar uma gestão de fornecedores eficiente?

Compare preços e condições de entrega

Essa dica é uma das mais importantes, mas demanda um bom planejamento para ser realizada. O controle do estoque e das vendas indica qual a quantidade necessária de cada produto. Isso possibilita a negociação com os fornecedores sobre o preço das peças e o valor do frete, sem prejuízos desnecessários para a oficina.

Certifique entre os fornecedores selecionados quais têm a capacidade de oferecer os produtos necessários pelo melhor preço. Nesse caso, é essencial verificar se as peças são de qualidade e comparar também questões sobre garantia, já que possíveis problemas podem gerar prejuízo ao negócio.

Veja qual é o custo-benefício

O seu fornecedor tem um bom catálogo de produtos? As peças saem por um preço em conta e têm disponibilidade para pronta entrega? Cabe ao dono buscar o melhor custo-benefício para o seu negócio, o que não envolve somente os valores, mas a qualidade do material e a logística do envio.

Algumas empresas também oferecem promoções para compras com frequência ou em quantidade. Na linha de uma boa gestão do estoque, conhecer exatamente as suas necessidades auxilia na hora de negociar os preços, a quantidade e as condições da entrega.

Pesquise a reputação do fornecedor

Para oferecer um serviço mais profissional, é preciso garantir que todos os envolvidos trabalhem dessa forma. Ou seja: tome cuidado com empresas que ofereçam preços muito abaixo da média do mercado ou que tenham avaliações negativas de outros clientes. Sites de reclamações e redes sociais são ótimos mecanismos para essa pesquisa.

Com a venda online, muitos golpes são aplicados em consumidores desatentos. Não somente a negociação com produtos inexistentes, mas também de menor qualidade ou falsificados. Vale destacar que a oficina de funilaria mexe com um negócio que envolve segurança, ou seja, é importante garantir que o barato não vai sair caro no futuro.

Analise a experiência de mercado

Assim como é importante para o gestor verificar se aquela empresa tem um trabalho sério e de qualidade, ele também deve pesquisar melhor sobre as suas referências para conhecer a sua experiência de mercado. Fornecedores mais especializados podem oferecer peças mais raras, por exemplo.

Além das avaliações na internet, você pode buscar referências com outros administradores ou donos de oficina de funilaria. O tempo de mercado não é a certeza de um bom atendimento, mas indica que a empresa tem solidez no setor e passou por outros períodos sem crises financeiras.

Busque o melhor atendimento

Se você tem dúvidas sobre a qualidade de um fornecedor, um dos fatores a serem levados em conta deve ser o seu atendimento. Verifique se o serviço é realizado de forma personalizada, de modo que adeque a demanda às suas necessidades. Isso pode resultar em uma negociação para encontrar melhores preços.

Outro ponto é a disponibilidade para a entrega. Se você precisa das peças com mais rapidez ou necessita de entregas mais frequentes durante o mês, uma empresa com atendimento personalizado é a mais indicada. Nesse caso, o preço pode não ser um fator decisivo, mas a qualidade do seu serviço será maior.

Procure fornecedores mais próximos

Encontrar fornecedores mais próximos ao seu estabelecimento reduz os custos com a logística da entrega, o que aumenta a possibilidade de uma margem de lucro maior. É claro que o preço deve entrar na balança, mas receber os produtos de uma forma mais rápida e barata é um dos objetivos.

Além disso, se o fornecedor estiver na mesma cidade, o gestor pode encontrá-lo para negociar a compra pessoalmente, o que encurta a distância e gera um relacionamento benéfico para as duas partes. Com essa proximidade, a oficina pode receber com mais frequência e a preços mais competitivos.

Por que usar softwares para a gestão de fornecedores e suas compras de peças?

Controlar todos os processos de uma oficina de funilaria demanda tempo e conhecimentos específicos. Por isso, uma ótima opção para o dono pode ser a utilização de softwares, que auxiliam desde o cadastro dos produtos e todos os ativos da empresa até a aproximação com fornecedores e clientes.

O uso desses programas também gera um impacto financeiro para a empresa. Com o controle mais rígido das entradas e saídas, além da quantidade de estoque e valor dos produtos, o dono ganha uma visão geral do seu negócio, o que resulta em uma tomada de decisão mais eficiente.

Plataformas como a Cotexo podem ser utilizadas para buscar novos fornecedores para a oficina. Elas aproximam essa relação, além de conter uma lista com diversas opções para o gestor escolher. É possível encontrar com facilidade peças raras e importadas, além da economia de tempo que essa solução oferece.

Realizar uma boa gestão de fornecedores pode ser o diferencial da sua oficina para melhorar o serviço prestado e diminuir os custos com material e peças. Por isso, o dono deve buscar as melhores alternativas para aumentar a eficiência do seu negócio.

Ficou interessado em melhorar a gestão da sua oficina de funilaria? Entre no site da Cotexo e saiba como a plataforma pode ajudar!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!

Receba os CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO DO  Blog da Cotexo 

sobre Rentabilidade NA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA