Descubra o valor de Ticket Médio Ideal na sua Oficina Automotiva!

<thrive_headline click tho-post-25084 tho-test-305>Gestão de compras: aprenda o que é e como fazer!</thrive_headline>
Setor de Compras

Gestão de compras: aprenda o que é e como fazer!

A gestão de compras é um instrumento relevante para a organização e produtividade dentro da sua oficina. Através de boas práticas, é possível compor estratégias e obter melhores resultados financeiros para a oficina!

Receba meus artigos sobre o setor de reparação automotiva em primeira mão!

Nesse sentido, é importante que o setor de compras esteja alinhado com as outras áreas da oficina. Assim, será possível atender às necessidades internas com maior precisão, direcionando o processo de compras de forma mais eficiente.

No artigo desta semana você vai ter acesso às dicas de como fazer a gestão de compras da sua oficina, prezando pela busca de bons resultados e pelo melhor desempenho do seu negócio.

Quer melhorar a sua área de compras e investir em boas estratégias de gestão? Então, continue a leitura e descubra como isso é possível!

Escolha seus fornecedores estrategicamente

O setor de compras deve prezar pela escolha de fornecedores que ofereçam produtos de qualidade aliados a bons preços e comprometimento com as entregas das mercadorias. À medida em que o negócio vai crescendo, há necessidade de aumentar a quantidade de fornecedores e, por isso, é necessário estar atento a seleção dos parceiros que vão atender a sua oficina.

Além dos fatores já mencionados, a área de compras deve pautar a escolha dos seus fornecedores em aspectos que vão além do preço e prazos de entrega, já que esses não são os únicos fatores que determinam o sucesso de uma negociação.

Nesse sentido, é importante que você também avalie a competência da empresa fornecedora e a sua capacidade de atendimento. Isso porque muitos fornecedores têm ótimas soluções mas não têm experiência para lidar com as necessidades de alguns clientes.

Além disso, é importante atentar para o compromisso e a parceria: esse fornecedor vai estar disponível para ajudar, caso você precise de alguma mercadoria com urgência? Ele oferece um atendimento pós-vendas e soluções rápidas, na eventualidade de ocorrer algum problema de qualidade com os produtos?

Ainda é válido avaliar como é o controle desse fornecedor. Verifique se ele tem conhecimentos sobre os procedimentos que sua empresa adota e, também, se tem condições de oferecer um padrão de qualidade e entrega que o seu negócio precisa.

Outro fator interessante e que deve ser considerado durante a escolha de um fornecedor é a comunicação. Você tem facilidade para entrar contato com a empresa? Eles estão sempre disponíveis quando você precisa? Solucionam os problemas apresentados de forma eficiente?

Avaliar a qualidade do trabalho desenvolvido e verificar se ele está alinhado com as suas necessidades são fatores extremamente importantes para que a gestão de compras seja feita de forma mais segura e eficiente — trazendo, assim, maios qualidade para os processos internos e reduzindo problemas na gestão do negócio como um todo.​

Registre todas as movimentações do estoque

​A segunda dica de boas práticas na gestão de compras é a necessidade de investir na organização do estoque. É importante que o setor de compras auxilie no processo de desenvolvimento de estratégias para o registro de todas informações do estoque.

Além disso, é necessário realizar um controle diário dos produtos que entram e saem do estoque da empresa, pois isso traz clareza com relação a qualidade de mercadorias disponíveis e permite identificar o momento adequado para a realização de novas compras.

O armazenamento excessivo de produtos pode representar gastos desnecessários, além de impactar diretamente no capital de giro da empresa. Dessa forma, organizar e controlar o estoque ajuda em uma gestão financeira mais eficiente.

Controle as suas vendas

A terceira dica está diretamente relacionada com o setor de compras e as estratégias de trabalho por ele desenvolvidas.

É interessante que os profissionais de compras façam um mapeamento histórico das vendas realizadas pela empresa nos últimos doze meses. Isso porque a análise dessas informações vai ajudar a identificar quais são os produtos que possuem maior demanda e que, por isso, devem ser tratados de forma prioritária na estratégia de gestão de compras.

Esse controle ajuda a conhecer melhor as necessidades, demandas, épocas de maior e menor carecimento de mercadorias e permitem a realização de uma gestão mais alinhada com as necessidades e particularidades do negócio.

Conhecer a demanda permite manter uma quantidade mínima de estoque necessária de cada produto, além de oferecer elementos que permitam a projeção adequada das compras.

Ou seja, colocando essa ação em prática, você tem uma administração mais eficiente das compras, a garantia de um bom desempenho para a organização e a redução de prejuízos e/ou gastos desnecessários.

Programe as compras

Essa dica está diretamente relacionada à estratégia indicada anteriormente. Programar as compras é uma prática vinculada ao controle de vendas. Afinal, sem realizar esse controle, fica impossível fazer uma programação que realmente funcione.

Dessa forma, o gestor deve montar um calendário de compras que será formulado de acordo com a demanda identificada pelo histórico de cada produto. É natural que essa programação sofra ajustes ao longo do ano, especialmente se houver alguma alteração significativa e imprevista nas necessidades da empresa.

Todavia, a elaboração desse calendário ajuda a manter os estoques dos produtos em uma quantidade mínima, reduzindo os custos e aumentando a eficiência financeira da empresa.

Tenha em mente que uma boa programação permite que a empresa mantenha um certo nível de organização, tenha conhecimento sobre as necessidades e demandas e esteja preparada para lidar com elas.

Saiba como a Cotexo pode ajudar na gestão de compras

A Cotexo é uma plataforma direcionada para a gestão de compras no mercado de autopeças com foco em funilaria e pintura. Ela conecta compradores e vendedores, otimizando o processo de compra e garantindo mais controle e eficiência para ambos.

Além disso, foca na gestão e eficiência em compras, praticidade e economia de tempo, economia de recursos financeiros e localização de mercadorias mais raras.

Investir em tecnologia no setor de compras é uma solução que visa melhorar o desempenho da organização, trazendo maior transparência e controle das informações. Além disso, o uso de sistemas de plataformas especializadas garante maior eficiência para o setor e agrega qualidade ao serviço desenvolvido.

Nesse sentido, é importante que o gestor atente para as necessidades do negócio e busque soluções focadas nas suas necessidades, buscando empresas de confiança e que ofereçam sistemas de qualidade.

Com uma boa gestão de compras, você terá condições de controlar melhor seu estoque, gerir os produtos de acordo com as necessidades da empresa e evitar prejuízos financeiros.

Gostou das nossas dicas? Quer melhorar a gestão de compras da sua empresa por meio de uma plataforma especializada? Então, entre em contato com a Cotexo e descubra como podemos ajudar na gestão do seu negócio!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!

Receba os CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO DO  Blog da Cotexo 

sobre Rentabilidade NA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA