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Gestão de resíduos nas oficinas: como fazer corretamente?
Gestão e Administração de Oficina

Gestão de resíduos nas oficinas: como fazer corretamente?

Todos os dias, os serviços realizados em uma oficina de funilaria geram uma grande quantidade de resíduos, que precisam ter a destinação correta para reduzir os impactos no meio ambiente.

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Além de reduzir custos, a gestão de resíduos na oficina é essencial para otimizar a organização e o aproveitamento do espaço de trabalho, minimizar os riscos de acidentes e melhorar a visibilidade e a credibilidade da empresa.

Pensando na importância dessa prática, neste post, vamos mostrar tudo o que você precisa saber para fazer a gestão de resíduos nas oficinas de forma correta e responsável. Acompanhe!

Liste todos os resíduos gerados na oficina

Antes de tomar qualquer tipo de ação, o primeiro passo é conhecer quais são os resíduos gerados em sua oficina. Isso vai ajudar a traçar as estratégias de destinação final dos resíduos e a entender qual é a melhor forma de gerenciá-los.

Providencie a documentação correta

Agora que já sabe os tipos de resíduos que podem ser encontrados em sua empresa, é hora de conferir se você tem toda a documentação exigida para as boas práticas ambientais. Confira quais são os documentos:

  • alvará de funcionamento;
  • Licença de Operação Ambiental;
  • Certificado de Dispensa Ambiental;
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Recicle o que puder

Na hora de fazer a gestão de resíduos nas oficinas, outro passo muito importante é fazer a reciclagem de todos os objetos possíveis. Isso vai evitar o descarte impróprio, proporcionar uma maior receita para o negócio e ainda ajudar muitas famílias que trabalham com coleta seletiva.

Sucatas metálicas, pneus, plásticos não contaminados e vidros são alguns dos resíduos mais comuns nas oficinas e que podem ser enviados para a reciclagem.

Pratique a política reversa

Você sabe o que é política reversa? É o conjunto de estratégias que busca recolher todos os resíduos, substâncias e materiais usados nas etapas de comercialização de um produto, de forma ágil, econômica e eficiente.

Na sua oficina, isso pode ser colocado em prática ao fazer a coleta de materiais em todos os processos do serviço, classificando os resíduos gerados por categorias e envolvendo os colaboradores nos processos de descarte, separação e destinação.

Tenha um controle efetivo e regular dos processos

Como a ideia é fazer uma gestão de resíduos de maneira adequada e eficiente, você não pode se esquecer de fazer um controle de todos os serviços realizados.

Para isso, é essencial delimitar as áreas da oficina para cada tipo de tarefa, com espaços demarcados e sinalizados. Também é importante manter a limpeza sempre em dia, deixar o ambiente organizado e fazer a armazenagem correta dos resíduos.

Conte com empresas especializadas para recolhimento de resíduos

Muitas oficinas reutilizam seus próprios resíduos, mas vai ser bem difícil reutilizar 100% do que for gerado no dia a dia, não é mesmo? Dessa forma, a melhor opção é firmar contratos e parcerias com empresas de reciclagem, grupos de artesãos, negócios de compostagem, entre outros, que vão garantir uma destinação adequada aos resíduos.

Cobre, alumínio e ferro, por exemplo, podem ser vendidos a empresas de reciclagem, enquanto a melhor destinação para plástico e papel é a doação para cooperativas de catadores, que vão se beneficiar com a venda desses produtos.

Capacite a equipe da oficina

Por fim, não se esqueça de que não vai adiantar nada seguir todas as orientações que apresentamos neste post se sua equipe não estiver preparada para uma oficina mais sustentável.

A dica aqui é treinar os profissionais da empresa e capacitá-los sobre todas essas orientações ambientais, como fazer a coleta seletiva no dia a dia, manter o ambiente organizado e evitar o desperdício de recursos naturais, como água e energia.

Como você viu até aqui, a gestão de resíduos nas oficinas deve envolver todas as etapas de produção e os serviços oferecidos por seu negócio. Apesar dessas práticas parecerem complexas, elas são muito simples e trazem uma série de vantagens para a empresa.

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Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!

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