Descubra o valor de Ticket Médio Ideal na sua Oficina Automotiva!

<thrive_headline click tho-post-759 tho-test-43>Como planejar sua oficina para 2018</thrive_headline>
Gestão e Administração de Oficina, Outros, Peças Online, Reparadores de Veículos, Setor de Compras

Como planejar sua oficina para 2018

Mais um ano está chegando ao fim e se você é o gestor da sua oficina já deve estar analisando como foi 2017 e pensando no planejamento da oficina em 2018 para sua funilaria, pintura e/ou mecânica.

Receba meus artigos sobre o setor de reparação automotiva em primeira mão!

2017 no geral foi um ano de recuperação econômica para o país, ou seja, um ano muito difícil para empresas no geral e portanto exige pés no chão para qualquer gestor.

Portanto uma prática muito recomendada para a lucratividade é analisar o que foi de positivo e negativo neste ano e estabelecer objetivos e metas para o ano que está por vir.

Analise os gastos e despesas da oficina

Um passo importante para ter sucesso é administrar os gastos e despesas com eficiência. A gestão empreendedora recomenda que você mantenha seus Custos Fixos o menor possível. O custo fixo é o gasto que você sempre vai ter, como pagamento de funcionários, compra de peças, aluguel do espaço, etc.

A compra de peças por exemplo você pode economizar utilizando a plataforma da Cotexo e sempre poderá escolher a melhor oferta para sua oficina, ajudando você a reduzir seus custos. Na Cotexo você solicita a peça, recebe o orçamentos das fornecedoras e faz a compra pela plataforma. Se você tem interesse em saber mais sobre este serviço importante para sua oficina, leia mais aqui.

Forças e Fraquezas

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão e Marketing, para analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Aqui focarei mais no olhar para dentro da empresa (ambiente interno) mas quanto mais completa essa análise, melhor será a visão do contexto geral da sua empresa.

Nas forças e fraquezas você deve pensar: se sua empresa ainda não possui um site, isto é uma fraqueza. Outro exemplo: O atendente na oficina não tem habilidade de relacionamento para lidar com seus clientes. Isto seria uma fraqueza também. Sua oficina é bem localizada: uma força. A lógica é essa, você precisa ter claro o cenário da sua empresa e isso irá lhe ajudar a tomar ação, como por exemplo estabelecer uma página para seu site, treinar seu funcionário, etc.

Estabeleça os objetivos

Para que você chegue em 2018 já sabendo o que quer, analise o contexto da sua oficina em 2017. O que foi negativo? O que foi positivo? Pense nisso. Por exemplo, se você não conseguiu ter o lucro desejado em 2017, provavelmente você deve pensar em aumentar suas vendas em 2018 e reavaliar seus gastos. Aqui no Blog também já falamos sobre algumas técnicas para atrair mais clientes para sua oficina.

Para boa parte dos objetivos que você estabelecer, compartilhe isto com os funcionários. Diga a todos, por exemplo, que você deseja melhorar o atendimento da oficina em 2018 e que gostaria que todos lhe ajudassem com isso. Estabeleça como você irá mensurar seu sucesso nesse objetivo. Tenha em mente como você vai avaliar. No caso do atendimento, você pode acompanhar pessoalmente ou pode enviar um email para seu cliente perguntando como foi. O importante é você avaliar da maneira mais efetiva e que faça mais sentido para o objetivo em mente.

Metas do planejamento da oficina

Para estabelecer as metas, você precisa verificar os dados do passado. Para estabelecer que você tem uma meta para aumentar 10% das suas vendas, você precisa ter base para isso.

Veja o quanto você aumentou/diminuiu nos últimos anos. Por exemplo: a média dos últimos 5 anos é 5% de crescimento nas vendas. Faria sentido  estabelecer uma meta para crescer em 10%. Se suas vendas diminuíram nos últimos anos, esta meta não faria sentido. Faria sentido uma meta como: “Aumentar o número de vendas” em relação a 2017. A meta poderia ser não diminuir seu número de vendas, pois é o desafio no momento da empresa no exemplo dado.

Este post foi para lhe ajudar a ter um planejamento claro e objetivo para a sua atividade em 2018. Comente o que foi bom ou ruim para sua oficina em 2017!

Comentários (2)

  1. Marcos Bianco Bastos
    24 de junho de 2018

    Marcelo,boa noite , estou entrando no ramo de oficina e gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito de logística de peças, etc,como poderei contatá-lo?
    fico no aguardo

    Atenciosamente

    Marcos Bastos

    1. Marcelo Galli
      25 de junho de 2018

      Olá Marcos, é uma funilaria ou mecânica ?

      O canal mais apropriado seria mandar uma mensagem para comercial@cotexo.com.br.

      Prazer em ajudá-lo !

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!

Receba os CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO DO  Blog da Cotexo 

sobre Rentabilidade NA REPARAÇÃO AUTOMOTIVA