junho 24

0 comments

Peças online realmente economiza ?

By Davi Souza

junho 24, 2016


Uma das opções de quem é adepto de efetuar compras online é o Mercado Livre. No site, o cliente encontra de tudo, inclusive autopeças, como faróis. Para comprar, basta fazer um rápido cadastro e depois digitar no campo de busca o que deseja, por exemplo: parachoque frontal do Palio 2009. Depois de avaliar os preços, é só clicar em cima da imagem e efetuar a compra. Pronto!

Mas uma dúvida que sempre paira é a segurança de comprar peças online. O Mercado Livre é um dos maiores e-commerces do Brasil e o cliente pode avaliar de quem está comprando seu produto através de um termômetro que indica a confiabilidade de quem está vendendo. Ou seja, quanto mais verde, mais confiável é o vendedor. Se tiver uma medalha amarela é de confiança, porém as vezes não terá suporte do Mercado Livre no pós vendas.

Mas isso não impede, por exemplo, o risco de envio de peças erradas. Uma opção para quem trabalha com reparação automotiva é sempre comprar o que se precisa em uma loja física para facilitar trocas. A compra de peças online pode ser utilizada quando o cliente não achar o que procura, seja de parachoques a faróis, em lojas próximas.

Vale a pena comprar peças pela internet?

O cliente que deseja comprar um parachoque, por exemplo, basta fazer uma simples busca no Google e assim terá inúmeras opções de compra de peças online. Entretanto, quando se opta por comprar as peças pela internet, é recomendado ao cliente que tenha cautela na procura de um site específico de autopeças e opte por um site de confiança, como o Mercado Livre, que possui autopeças de diferentes marcas e modelos.

Existem revendedores online que sabem com precisão as especificidades do produto que determinado cliente está procurando, por isso é importante que quem trabalha com recuperação de automóveis também possua o máximo de conhecimento possível ao efetuar o pagamento da compra.

Em contrapartida, há alguns vendedores que não entendem nada de autopeças e acabam por mandar a peça errada. Isso acarreta em desconforto para o cliente, pois depois de comprar peças online a troca é demorada, além de que não há um canal de comunicação diretamente com esses vendedores para que possam sanar dúvidas técnicas. É recomendado que o comprador sempre procure ajuda com quem tem conhecimento sobre determinada peça e consegue oferecer um bom serviço em caso de troca de produtos.

A compra de peças online é uma boa opção quando a peça que está sendo procurada é impossível de ser achada.

Comprei autopeça errada, e agora?

É comum comprar peças online erradas, principalmente quando são modelos e acabamentos específicos do carro. O envio de peças erradas para o comprador gera um transtorno, desconforto e falta de credibilidade do vendedor.

Se isso acontece com você, o procedimento é entrar imediatamente em contato com o site. No Mercado Livre, por exemplo, eles garantem a devolução do dinheiro, basta abrir uma reclamação no site. O cliente deve exigir uma resposta rápida e, caso não obtenha sucesso, é imprescindível usar outros serviços, como o Reclame Aqui ou o Procon. As vezes no Mercado Livre demora-se a resolver estas trocas.

Por isso é recomendado que autopeças sejam compradas em uma loja física, pois é mais fácil de realizar a troca em caso de compras erradas e o serviço de atendimento é melhor.

Como não errar na compra de autopeças online

Antes de efetuar uma compra de autopeças online, como parachoques e faróis, procure falar com um vendedor próximo e de confiança que tire suas dúvidas. Sempre opte por sites que disponibilizem contato direto com os vendedores especializados, isso ajuda a evitar erros. Um vendedor que tenha suporte técnico previne futuros transtornos.

Comprar peças online economiza?

O barato sai caro. A compra pela internet muitas vezes é mais barata do que em lojas físicas, entretanto, devido ao grande número de erros na compra de autopeças online, é preferível sempre que o cliente procure, primeiramente, as peças em lugares próximos. Realizar uma cotação de lugares onde tais peças são mais barato e se realmente vale a pena comprá-las online também é uma dica importante para que não haja aborrecimentos.

Comprar parachoque online vale a pena?

São incontáveis os sites de venda de autopeças online. Apesar de facilitar a vida do comprador no quesito de comprar tudo o que precisa com apenas um clique, existem cuidados que devem ser levados em consideração. Primeiro, o site deve ser de confiança, como é o caso do Mercado Livre, que disponibiliza um canal de comunicação com o vendedor e garante serviço de qualidade, mas muitas vezes demora-se a responder.

Entretanto, existem alguns cuidados que devem ser reavaliados na hora de comprar determinadas autopeças online, como é o caso de um parachoque. São peças grandes, que o comprador deve levar em questão a logística e as avarias que podem ocorrer no transporte. Outras peças grandes, como capôs, portas e porta-malas, também podem sofrer danos. Por isso, é sempre importante uma empresa de transporte especializada para evitar qualquer prejuízo.

Lembre-se: a internet facilita, mas é sempre importante ter um vendedor de confiança, que possa sanar suas dúvidas, evitar problemas e prestar um melhor atendimento.

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de oficinas e fornecedores negociam na Partsfy.

Success message!
Warning message!
Error message!