setembro 28

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6 dicas para ter uma oficina competitiva em tempos de crise

By Davi Souza

setembro 28, 2016


Todos fomos afetados pelos últimos tempos de crise econômica. Os hábitos de consumo mudaram, a queda na venda de veículos e aumento de oficina ilegais são alguns dos motivos que fazem com que sobre menos dinheiro no final do mês. Essa é a hora de olhar para dentro de casa e verificar os processos que podemos melhorar para ser mais eficiente.

Não adianta cruzar os braços e esperar que mais clientes apareçam. Abaixo há algumas dicas que você pode implementar já para ser mais competitivo, atrair e fidelizar clientes.

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COMPETITIVIDADE NOS SERVIÇOS: seus clientes querem pagar pouco, as seguradoras pressionam para reduzir o custo dos sinistros. E o que podemos fazer para melhorar nossas margens? A primeira dica que damos envolve seu processo de compras de autopeças. Por força do hábito ou por desconhecimento, muitas oficinas seguem deixando muito dinheiro na mesa por comprar sempre com o mesmo fornecedor.
Assim como aconteceu em outros setores da economia, a Internet proporcionou mais transparência nas relações comerciais. Não existe mais razões para continuar com o mesmo processo de compras. Hoje existem ferramentas como a COTEXO que permite fazer cotações de peças online.

Uma mudança simples no seu processo já pode ter resultados significativos. Oficinas que migraram para a Cotexo conseguem economizar até 15% com as compras de peças online. Isso significa mais dinheiro no bolso.

 

FORMAÇÃO CONTÌNUA: Se seu objetivo é se manter forte no setor, capacite-se! Você e sua equipe necessita se atualizar com as novas tecnologias que o setor automotivo traz. Na internet há muita informação que podem ajudar a ganhar conhecimento.

 

DESENVOLVA NOVOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO: Você ainda não tem uma presença online? Repense! Cada vez mais pessoas buscam os serviços online. Se ainda não tem uma página, seu concorrente tem e está um passo na sua frente. O investimento em uma página web é mínimo. Por exemplo, acesse aqui como criar um domínio e custa somente R$30,00 por ano. A página em si precisa somente de informações básicas como: serviços prestados, telefone e endereço.

Se quiser ter ainda mais presença online, faça um blog. Claro que requer mais tempo e dedicação, porém os resultados vem a longo prazo. O conteúdo deve ser com novidades e original para atrair usuários e melhorar seu posicionamento nas buscas do Google.

 

DIVULGUE SEU NEGÓCIO: Em tempos de crise é necessário reduzir os custos que se considera supérfluos. Porém, como diz o ditado “propaganda é a alma do negócio”. Panfletos, anúncios no Google, Facebook, outdoors, publicidade em rádio são algumas das formas de atrair mais clientes. Pense nos meios que podem lhe render melhores resultados.

 

RELAÇÕES COM SEGURADORAS: Cada vez mais as seguradoras são fontes de receita. Estreite a relação com as seguradoras, mostre organização na gestão dos sinistros.

 

TRABALHAR PARA SOBREVIVER: Potencialize o que lhe faz diferente dos seus concorrentes. Adapte-se às novidades do setor, entenda as demandas dos consumidores e mantenha uma atitude proativa.

 

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

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