fbpx
Cadastre-se

Oficina Referenciada: Parceria ou Cilada?

 Você sabe o que a seguradora pensa quando quer referenciar ou credenciar sua oficina ?

Tenho certeza que você já ouviu a estória que estar relacionado a uma seguradora irá trazer credibilidade para sua oficina de funilaria e pintura, que sua empresa será relacionada na lista de oficinas referenciadas que tem atendimento de qualidade, serviços de primeira, benefícios para segurados e que terá muita demanda de veículos. Nada disso é mentira, realmente sua empresa terá estes benefícios, mas a qual preço ?

Como tornar-se uma oficina referenciada ?

Credenciamento de oficina somente é bom se for uma oficina referenciada em muitas seguradoras e que tenha controle sobre sua oficina de funilaria e pintura, pois caso contrário estará entrando em uma cilada. Deixe-me ser mais claro, o credenciamento deve ter um benefício claro para sua empresa, não para a seguradora, ou seja, você não pode deixar de ganhar dinheiro com a compra de peças e não pode criar dependência da demanda de três ou quatro seguradoras.

A cilada ocorre exatamente no discurso e postura das seguradoras. Primeiramente você será um parceiro da seguradora, receberá mais veículos para reparar e tudo parece ir muito bem. Mas com o tempo a seguradora irá colocar em prática seu objetivo final, diminuir o custo do sinistro (este é o único ponto do credenciamento na visão da seguradora). Para diminuir o custo a seguradora tem duas opções, reduzir o custo com mão de obra ou reduzir o custo com peças, e elá irá trabalhar para reduzir as duas opções.

A espiral da morte da oficina referenciada

É de extrema importância que sua oficina não tenha sua maior demanda de duas ou tres seguradoras. O ideal é que cada seguradora não forneça mais do que 15% do total de veículos que sua empresa repara. Esta visão é fundamental para que não ocorra imposições da seguradoras.

Em determinado momento a seguradora irá informar que para continuar sendo oficina referenciada sua oficina deverá aceitar o fornecimento de peças. A seguradora irá mostrar os benefícios do fornecimento e algumas até negociam um preço melhor na mão de obra. Sua oficina tem a opção de rejeitar o fornecimento mas se tiver sua demanda dependente desta seguradora estará com uma escolha difícil pois se não aceitar o fornecimento, provavelmente a seguradorá não enviará mais carros para reparação. Por este motivo é muito importante que NÃO tenha sua demanda dependente de duas ou tres seguradoras apenas, abra clientes frotistas, particulares e várias seguradoras no sua lista de clientes.

Se a seguradora conseguir fornecer as peças para sua empresa ela irá continuar com seu planejamento de diminuir o custo do sinistro (não pense que acabou !). Já conseguiu ganhar a primeira batalha, do fornecimento de peças, agora o que resta para ela é negociar a mão de obra. E novamente caimos no primeiro caso, se sua empresa é dependente da demanda da seguradora que vai negociar, terá a escolha mais dificil de sua vida nos negócios !

Imagine que sua oficina tem 70% dos carros dependentes de determinada seguradora. Se a seguradora falar que precisa baixar o valor da mão de obra infelizmente você não terá opções a não ser aceitar. E pode ter certeza que a seguradorá irá trabalhar para baixar seu custo do sinistro utilizando seu poder economico para atingir seus objetivos.

As imposições da seguradoras não são diretas, são articuladas e sutis para você pensar que esta sendo beneficiado, mas na prática esta entrando em uma cilada. Seja inteligente e pense sempre no médio e longo prazo nas suas negociações !

Veja este artigo que damos mais dicas para sua oficina ser mais lucrativa.

Comentários (4)

  1. Mauro
    11 de junho de 2018

    Ótima semana abençoada por Deus o todo-poderoso, tenho uma Oficina chamada Impacto Reparação Automotiva e gostaria de credenciar ela a uma seguradora para obter mais serviços oque tenho que fazer preciso de uma orientação a respeitos podem me ajudar?

    1. Marcelo Galli
      25 de junho de 2018

      Mauro, para credenciar-se em uma segurado é preciso contatar diretamente cada seguradora. Minha orientação neste caso é tomar cuidado para que sua demanda seja equilibrada e assim possa negociar melhor com a seguradora.

      Um ponto a se considerar é que alguns clientes perto da oficina que são seus (particulares) podem chegar até você pela seguradora diminuindo sua lucratividade.

      Abraços,

  2. alexander barbosa laurindo
    10 de setembro de 2018

    estou enteresado muito nessa parceria

    1. Marcelo Galli
      14 de setembro de 2018

      Olá Alexander !

      A parceria é boa desde que tome alguns cuidados e saiba como trabalhar com as seguradoras. Se tiver mais interesse me mande um email para conversarmos melhor : marcelo@cotexo.com.br

      Abraços,

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!