Cadastre-se
Descubra agora qual pistola de pintura comprar para sua oficina

Descubra agora qual pistola de pintura comprar para sua oficina

Com tanta variedade e diversos fabricantes, muitas vezes fica difícil saber qual pistola de pintura comprar. Consumo de ar, pressão, bicos e tipo de compressor são apenas alguns dos itens que devem ser considerados. Por isso, errar na escolha pode impactar negativamente a qualidade do serviço.

Para que isso não aconteça na sua oficina e os serviços sejam entregues com a melhor qualidade e no menor tempo, preparamos este post para mostrar qual pistola de pintura comprar.

Inscreva-se e receba os melhores conteúdos sobre gestão de oficinas e rentabilidade.

Por que é importante saber qual pistola de pintura comprar e quais existem?

Um dos equipamentos mais importantes utilizados em uma oficina de funilaria é a pistola de tinta e, ao comprar o modelo errado, por mais que você tenha uma mão de obra extremamente qualificada, os resultados podem não ser os esperados. O desperdício de tempo e material costuma estar diretamente ligado à qualidade das ferramentas e é fundamental saber escolher.

Primeiramente, você precisa definir por quanto tempo e que tipo de serviço será feito, pois existem pistolas para pequena, média e grande escala. Isso influencia bastante a eficiência do serviço. Para grandes pinturas, por exemplo, um equipamento mais robusto apresenta menos problemas e, por ter maior capacidade para armazenamento de tinta, não é preciso parar diversas vezes.

O que considerar para comprar a pistola de pintura ideal?

Contudo, esses não são os únicos fatores que devem ser considerados. É preciso ter atenção a uma série de características e ter em mente que determinados tipos de tintas, vernizes e primers podem exigir pistolas diferentes. Vamos conhecer alguns detalhes importantes antes da compra?

Tipo de pistola

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre as pistolas de sucção e gravidade e, embora até já as tenha usado, sabe qual a diferença entre elas? Ela não está apenas na posição do caneco de tinta, mas no desempenho e até mesmo no consumo de material.

As pistolas de gravidade são recomendadas para projetos menores e que não necessitem de constantes aplicações de primer. Já as de sucção são mais eficientes quando o trabalho é constante, porém, elas tendem a gastar mais, pois exigem um mínimo de material para funcionarem corretamente, o que aumenta o desperdício.

Tipo de compressor e pressão de trabalho

Porém, antes de escolher entre sucção ou gravidade, é preciso avaliar a capacidade do seu compressor de ar. As pistolas de pintura trazem duas variações em relação à pressão de trabalho, a HLVP (alto volume e baixa pressão) e LVLP (baixo volume e baixa pressão).

A HLVP é indicada para compressores com baixa pressão e reservatórios acima de 100 litros. Sua principal característica é depositar mais tinta na superfície e gerar menos desperdício. Já as LVLP são recomendadas para trabalhar com menos ar, ou seja, equipamentos com menor capacidade de armazenamento.

Fabricante e acabamento

Também é fundamental ter atenção ao fabricante e ao acabamento para definir qual pistola de tinta comprar. Elas são compostas de diversas partes móveis e precisam ser desmontadas constantemente para limpeza. Ao ter um equipamento de má qualidade, a probabilidade de quebras nesse processo é grande.

Além disso, bons fabricantes disponibilizam uma série de bicos, agulhas e, principalmente, kits de reparo. Nunca aconteceu de uma pistola sua apresentar problemas e você não encontrar peças de reposição? Ainda que um equipamento melhor seja mais caro, o custo-benefício vale a pena e acaba gerando uma redução nos custos a longo prazo.

Onde encontrar as melhores pistolas para pintura?

Felizmente, encontrar boas pistolas no mercado não é tão difícil, principalmente via internet. Existem vários sites e plataformas dedicadas — como a Cotexo — que conectam você aos melhores fabricantes, como Anest Iwata, Devilbiss e Sata. A SATAjet X5500, por exemplo, é muito eficiente e uma das melhores.

Saber qual pistola de pintura comprar demanda pesquisa e, principalmente, conhecimento do tipo de serviço realizado,  escolha de boas marcas e as reais necessidades da sua oficina.

Também não deixe de ler nosso post sobre os 7 equipamentos para funilaria e pintura que são essenciais para toda oficina de sucesso!

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!