março 5

1 comments

1 Simples Dica para Tornar Sua Oficina Mais Lucrativa

By Davi Souza

março 5, 2018

interesse, mofu

Para se tornar uma Oficina Lucrativa, há uma palavra a se destacar: Gestão. A gestão passa por diferentes áreas em uma oficina, mas hoje irei explorar mais o setor de compras de oficinas automotivas:

Quanto $ sobraria no final do mês se tudo o que você comprasse, desde autopeças até insumos, COMPRASSE MELHOR?

Você está cansado de ouvir sobre a situação do país? Sobre os desafios do mercado de reparação, seja sua oficina mecânica, seja funilaria e pintura. Tenho uma boa notícia para você, sabia que você pode fazer sobrar uma boa grana no final do mês na sua mão simplesmente comprando melhor?

Como motivar o comprador de sua oficina a comprar BEM?

Primeiramente deve-se entender algo que é provado cientificamente:

  • Todo ser humano age quando possui um reforço/motivação

Não adianta querer que seu comprador faça os melhores negócios se provavelmente para ele não faz a menor diferença se sua empresa está comprando bem ou não.

Alguns compradores conseguem entender seu papel dentro da oficina e realmente fazem seu melhor para comprar bem, procuram os melhores preços, ligam para dezenas de vendedores para localizar peças difíceis e até procuraram por peças online (leia como a tecnologia pode ajudar sua oficina lucrativa para ter dicas de como comprar peças pela internet).

Alguns poucos compradores são recompensados por saber que estão fazendo bem seu trabalho. Eles entendem que se a oficina crescer, ele cresce junto (reforço de médio e longo prazo), mas a grande maioria somente vai esforçar-se para comprar bem se tiver um reforço de curto prazo.

Este reforço pode ser um bônus por comprar bem, ou uma participação nos lucros da empresa, ou até mesmo um reforço social (que vai depender muito de sua relação com os compradores).

Agora um fato que não pode ser ignorado é: seu setor de compras tem um papel fundamental na sua lucratividade.

Como comprar autopeças para sua oficina com rentabilidade ?

A grande dica é pensar que cada compra possui um potencial de lucro, de rentabilidade. Faça as contas de quanto sua oficina pode economizar no final do mês simplesmente porque sempre busca os melhores negócios. Suponha que sua oficina faz 80 carros por mês. Se economizar apenas 30 reais por compra, no final do mês sobram R$ 2.400,00 na sua mão. Sabe aquela estória que de grão em grão a galinha enche o papo? No setor de compras de oficinas esta situação não poderia ser mais verdade!

[divider style=’left’]

Um boa dica é dividir com seu comprador o que ele consegue economizar (preços e prazos de entrega). Se seu comprador tem um salário fixo menor e é recompensado por comprar bem/bons negócios, ele irá ter chances de ganhar MAIS pois seu salário somente depende de sua performance. O melhor é que sua oficina ganha junto! Cada oficina possui uma forma de trabalhar e existem várias formas remunerar seu comprador por comprar melhor.

Um grande problema que das funilarias atualmente: estão deixando de ser lucrativas. O motivo é que estão dividindo seu lucro com a seguradora ao invés de dividir com sua equipe. Se você compra peças de seguradoras e repassa o valor com seu custo fiscal (com baixa ou nenhuma lucratividade), saiba que você está na espiral da morte.

Quando uma seguradora fornece, ela faz com que sua oficina compre sem lucratividade. Nestes casos a seguradora se torna responsável pela grande maioria de sua demanda. Então você perde o controle de sua oficina, enquanto quem controla agora é a seguradora, não você.

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de oficinas e fornecedores negociam na Partsfy.

Success message!
Warning message!
Error message!