agosto 22

0 comments

Descubra agora como aumentar a venda de autopeças!

By Davi Souza

agosto 22, 2019

autopeças online, venda de peças na oficina, vender autopeças na oficina

Principalmente em épocas de crise, saber como aumentar a venda de autopeças é fundamental para garantir a força de qualquer empresa. Felizmente, existem algumas dicas que podem ajudar bastante nessa tarefa. Sabe o que é mais legal? Algumas delas não custam nada, só é preciso ter criatividade.

Que tal conhecer algumas dessas dicas? Ao longo deste texto você vai ver alguns fatores que podem levar ao sucesso de uma empresa, como vender mais e qual a importância do meio digital nisso tudo. Boa leitura!

Quais são os principais fatores de sucesso de uma empresa?

Quando você montou a sua oficina de funilaria e pintura, você pensou em ter sucesso, não é verdade? Isso é excelente, pois mostra que você está disposto a desenvolver o negócio e, para se manter competitivo no mercado nos dias de hoje, isso é fundamental.

Alguns fatores são muito importantes para alcançar esse objetivo. Acompanhe!

Ter uma equipe qualificada

Ter uma equipe qualificada é o primeiro passo para uma empresa ser respeitada e reconhecida. Por isso, apostar em treinamento sempre é uma boa ideia. 

Apostar na comunicação visual

A comunicação visual também é extremamente importante. O cliente precisa lembrar-se do seu negócio facilmente e se sentir confortável ao comprar ou procurar por seus serviços. Quer um exemplo? Você costuma comprar palha de aço ou Bombril?

Ampliar os canais de venda

Com a expansão das vendas online, ampliar os canais de venda também é fundamental, afinal, o tempo de esperar o cliente bater à porta acabou.

Se você se preocupa com esses três itens, pode ter certeza de que está no caminho certo para crescer profissionalmente. Entretanto, ainda é possível melhorar. 

Como aumentar a venda de autopeças?

O sonho de todo dono de oficina é ver a sua empresa crescer. Uma das maneiras de atingir esse objetivo é por meio do aumento da venda de autopeças. É verdade que essa nem sempre é uma tarefa simples, mas com persistência e, principalmente, força de vontade, é possível chegar naquele lugar que você imaginou no passado. Veja algumas dicas!

Invista em novos produtos

O primeiro passo para que isso aconteça é investir na venda de novos produtos. Quanto maior o leque de mercadorias você tiver, mais clientes devem procurar a sua empresa. Pense bem! Ao precisar comprar uma peça, onde você vai procurar primeiro, naquele lugar que tem muita variedade ou na lojinha que vende algumas coisas?

Outra questão é que o mercado de autopeças muda bastante e um produto que hoje tem muita saída pode não ter daqui a uma semana, por exemplo. Diversificando, você garante um fluxo maior de negócios, pois dificilmente as vendas de muitos tipos de peças ficarão em baixa.

Foque na excelência dos serviços prestados

Para aumentar a venda de autopeças também é muito importante focar na excelência dos serviços prestados. Isso mesmo! De que adianta ter variedade e bons produtos, mas pecar na hora da reparação? Lembra-se quando falamos sobre a qualificação da equipe de trabalho?

Ao prestar um bom serviço, o cliente muitas vezes nem se importa com o fato de a sua peça ser um pouco mais cara quando comparada à do concorrente, afinal, ele sabe que o problema vai ser resolvido e que tanto o produto usado quanto a instalação são de qualidade. Na próxima vez que essa pessoa precisar comprar algo, quem você acha que ela vai procurar?

Aposte em parcerias com empresas do ramo

Uma das coisas que mudaram bastante tanto no ramo das oficinas quanto nos negócios em geral é que sozinho ninguém vai a lugar nenhum. Sabe aquela pequena oficina perto da sua que também precisa de autopeças? Por que não fornecer para eles a um preço mais em conta? Dessa forma, ambos os negócios saem ganhando.

Outra opção é fornecer descontos ou benefícios a clientes e funcionários de determinados estabelecimentos. Dessa forma, você mostra a sua marca em locais em que ela normalmente não estaria, como em um mercado ou uma padaria. Ao negar um serviço por não conseguir realizá-lo, indique um parceiro confiável e você vai ver como a sua oficina também será indicada por outros.

Faça uso de plataformas online

Contudo, para aumentar a venda de autopeças é preciso oferecer produtos com qualidade e com um bom preço. Como conseguir isso? Aposte nas plataformas online de compras, como a Cotexo, que conecta você aos melhores fabricantes e fornecedores de peças, permitindo a negociação ter um melhor custo e as melhores condições de pagamento.

Além disso, ao utilizar a plataforma Cotexo você consegue organizar melhor o seu estoque e sempre obtém prazos de entrega bem rápidos, evitando o gasto desnecessário com peças acumuladas ou longas esperas de insumos para realizar um serviço.

Trabalhe bem a sua base e o relacionamento com os clientes

Vale lembrar que de nada adianta tudo isso se o atendimento ao cliente não for bom. Por isso, invista em um espaço acolhedor e faça pesquisas de satisfação regularmente para saber o que as pessoas esperam da sua oficina. Sabe o porquê de isso ser tão importante? O boca a boca é uma das melhores estratégias de marketing e, quem é bem atendido volta e traz mais gente.

Além disso, adotando essas práticas você fideliza o cliente e cria uma base, ou seja, pessoas que sempre vão procurar pelos seus serviços e comprar as suas autopeças, independentemente de preço. Sabemos que o tempo muitas vezes pode ser curto, mas um cafezinho e talvez um bate-papo com o cliente são indispensáveis em qualquer negócio. Por isso, use bem esse recurso.

Crie campanhas promocionais e de marketing

Elaborar estratégias para que a sua empresa fique conhecida é muito importante para aumentar a venda de autopeças. Você quer ser reconhecido no seu bairro, em toda a cidade ou no país? Use as redes sociais, mas lembre-se que elas não são o único caminho.

Se você deseja investir mais recursos procure por empresas especializadas em marketing digital e aumente a reputação da sua marca. Quer um exemplo? Quando você quer comprar uma pistola de pintura ou som automotivo, quais marcas vêm a sua cabeça imediatamente? O mesmo tem que acontecer com a sua oficina. Promoções também são excelentes para conquistar o público e elevar as vendas.

Como você viu, aumentar a venda de autopeças é uma tarefa possível, desde que você tenha empenho e dedicação. No entanto, apostando no meio digital e tendo o apoio de empresas como a Cotexo em peças automotivas, acredite, os resultados virão muito mais rápido, pois você consegue os melhores fornecedores, preços e prazos. Ponha tudo o que aprendeu hoje em prática e tenha uma oficina campeã.

Quer saber como a Cotexo pode ajudar a sua oficina? Então, entre em contato com a gente e saiba mais sobre a nossa plataforma de compras!

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de oficinas e fornecedores negociam na Partsfy.

Success message!
Warning message!
Error message!