Domine o setor de autopeças dominando seus processos de vendas
Peças Online, Venda de Autopeças, Vendedores

Domine o setor de autopeças dominando seus processos de vendas

Você já sabe que o setor de autopeças é dinâmico, mas já parou para pensar como será daqui a 10 anos?

Há 10 anos atrás o Youtube tinha pouquíssimos vídeos no ar. O Facebook mal existia. Drone era somente uma arma militar. Haviam 6,4 bilhões de seres humanos na Terra e somente 1 bilhão tinha acesso a internet.

Hoje são enviadas 350 horas de video para o Youtube por minuto. O Facebook tem 1,5 bilhões de usuários. Drones são utilizados por crianças e o mundo tem 7,4 bilhões de seres humanos, com 3 bilhões com acesso a internet.

É bem difícil imaginar o mundo daqui a 10 anos. Por isso melhor que futurologia vamos tratar de presentologia (o que já acontece hoje e que se você não estiver antenado hoje estará fora do mercado daqui a 10 anos).

Como fazer mais vendas no setor de autopeças?

Eu converso semanalmente com dezenas de vendedores e gestores do setor de autopeças. Todo mundo que converso sempre fala sobre a urgência em aumentar as vendas.

Porém poucos entendem o impacto do posicionamento de autopeças online e do processo de vendas.

Se você é gerente do setor de autopeças e quer colocar suas metas no bolso deve dominar o posicionamento e processo de vendas.

1ª Dica: Invista em Prospecção

Prospectar não é nada simples,

Não dá certo pegar uma lista de oficinas na internet e sair ligando sem ter um processo definido. A Prospecção de vendas é cadência, ou seja, regularidade.

Saber qualificar bem o cliente alvo e ter um bom processo de venda são fundamentais. Estatísticas mostram que a maioria de conversões acontecem após a 6ª ligação, depois que você já conhece bem o seu possível cliente.

A Lei de Pareto aplica-se muito bem em vendas. Se 80% das suas vendas são provenientes de 20% dos seus clientes, você está na estatística de Pareto.

Futuramente vou fazer um artigo somente sobre prospecção de clientes e como isso normalmente impacta a sua empresa de autopeças.

2ª Dica: Mantenha seus Clientes Atuais

Manter um cliente é cerca de 5 a 10 vezes mais barato que adquirir um novo cliente. Isso não significa que você deve esquecer a prospecção mas sim que deve valorizar, e muito, seus clientes atuais.

É exatamente na retenção de clientes que o papel do vendedor de autopeças impacta as vendas consideravelmente. Não trata-se apenas de preço.

As oficinas prezam muito pelo atendimento, formas de pagamento e relacionamento. Investir em pós vendas é fundamental.

Existe uma pesquisa chamada NPS (Net Promoter Score) que pode ajudá-lo a entender melhor seus clientes. Este tipo de pesquisa é uma forma simples de colher feedbacks e saber quem são seu clientes promotores (aqueles que apoiam sua empresa e indicam sua empresa) e detratores (aqueles que vão te ajudar a melhorar).

No mundo da retenção de clientes timing (atuar no momento correto) é tudo! Esteja sempre perto dos vendedores e se você for vendedor esteja sempre próximo ao cliente para ajudá-lo quando a “coisa está pegando fogo”.

3ª Dica: Otimize seus Recursos e seja Lucrativo

Sem dúvidas o preço no setor de autopeças ajuda a definir a compra. Se sua empresa pratica um preço muito mais alto que a concorrência corre sério risco de perder os seus clientes, e seguindo a 2a. Dica, não será um bom negócio.

A dica aqui é ter muito controle sobre suas despesas e custos de vendas. Autopeças que são enxutas (com poucas despesas e custos de vendas) tem maiores margens para você negociar.

Otimizar o número de colaboradores ajuda a ter uma melhor negociação e manter a mesma margem. Como o estoque tem grande importância no setor de autopeças é melhor dinheiro em estoque do que gastar com uma transportadora que cobra caro e ainda atrapalha seu pós vendas.

Em breve vou escrever artigos que possam dar mais clareza em cada uma destas dicas para que gestores de autopeças entendam que vendas é muito mais que ficar cobrando vendedores. E vendedores entendam que relacionamento importa muito mais que o preço dos seus produtos.

 

Commentário (1)

  1. jurandi
    26 de julho de 2018

    atualmente a forma de pensar dos responsáveis esta voltado
    para o crescimento das vendas, não em conhecer o potencial do
    cliente, por isso acredito que o trabalho com a própria carteira
    atual lhe dará um grande sucesso e automaticamente o aumento das
    vendas e margens de lucratividade. para depois a prospecção.

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!