<thrive_headline click tho-post-20303 tho-test-213>Como evoluir a gestão de autopeças: além de contas a pagar e a receber</thrive_headline>
Venda de Autopeças, Vendedores

Como evoluir a gestão de autopeças: além de contas a pagar e a receber

Gestão de autopeças normalmente é entendido como gestão de estoque, contas a pagar, contas e receber, curva ABC.  Mas será que é somente isso que importa para sua autopeças continuar crescendo?

Como sua autopeça se relaciona com seus clientes? Sua autopeça compra peças e avalia os produtos que vende? Como a autopeça consegue multiplicar sua presença no mercado ? Estas perguntas são tão importantes, ou talvez,até mais importantes que os temas que mencionei anteriormente quando trata-se de gestão, e o motivo é simples:

Todo mundo já faz a gestão tradicional. Eu costumo dizer que a gestão de autopeças tradicional é o “arroz e feijão” da gestão. Para você destacar-se é preciso colocar mais tempero.

Se você não souber como está seu estoque, você não vai conseguir servir seus clientes e atingir as suas metas. Se não souber quais peças são as mais vendidas, você não terá estoque para conseguir alavancar as vendas.

Se não souber posicionar sua autopeças em vários canais e trazer a cultura de relacionamento para seus vendedores, de nada vai adiantar seus esforços diários.

São questões muito importantes que todo gestor de autopeça deve pensar.  Você tem considerado estes pontos na gestão da autopeças ?

Como utilizar tecnologia para prospectar mais clientes para sua autopeça?

Como já tratei em um artigo anterior é muito importante a gestão do ciclo de vida do cliente do início ao final. O maior desafio da prospecção é conseguir a atenção de seus ‘prospects’.

No nosso mundo atual, o excesso de informação é um problema.

Seus clientes estão cheio de problemas para resolver e são inundados com emails, whatsapp, telefonemas e se você deseja ser notado, precisa ser diferente.

Pense em melhores abordagens e uma forma legal de trabalhar a comunicação é utilizando um funil de relacionamento (AIDA – Atenção, Interesse, Decisão e Ação) para que possa ser mais assertivo na comunicação.

Como o CRM evolui a gestão de clientes da autopeça?

Você é aquele gestor que somente pede para seus vendedores ligarem para as oficinas após 6 meses sem comprar contigo? Se for tenho uma notícia não muito boa …

Isso não funciona muito bem, e o motivo é simples, CRM que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management) é sobre relacionamento.Ligar após 6 meses sem relacionamento dificilmente irá surtir algum efeito.

Existem vários sistemas que podem ajudá-lo a organizar um modelo de relacionamento com seus clientes. É importante entender as necessidades de seu cliente, segmentar e atuar o quanto antes tiver saindo de sua base, assim a possibilidade de relacionamento e sucesso aumentam muito.

Se optar por ligar após 6 meses sem comprar na sua empresa trabalhe para chamar sua atenção (com o modelo AIDA acima) antes de fazer que ele compre. Um boa dica aqui é criar voucher de descontos para reativação da base.

Como a Marca de sua Autopeças é importante na decisão de compras?

Sua Marca é muito importante para vender seus produtos. Ser o maior distribuidor da região, o maior grupo de concessionárias ou ter o maior volume de compras de montadoras não importa muito para seu cliente. O que importa ao seu cliente :

  • Atendimento (principalmente pós vendas)
  • Condições (preços, prazos de entrega, frete e condições e pagamentos)
  • Relacionamento (novamente!)

Atendimento e relacionamento são coisas distintas. Atendimento é responsável por fazer que a sua operação ocorra com sucesso, que as peças chegem no prazo, por exemplo. Relacionamento tem a ver com o fator humano.

Relacionamento tem a ver com conexão. O vendedor que consegue relacionamento tem o poder de levar seus clientes para qualquer empresa que trabalhar. Se você é um vendedor que apenas aposta no estoque de autopeças ou nos seus preços e condições é melhor pensar com mais cuidado como seus clientes percebem sua pessoa, e isso vai muito além das suas condições de fornecimento.

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!