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Venda de Autopeças, Vendedores

Como a Cotação de Autopeças é Relacionamento?

A cotação de autopeças pode ser comparada a um cliente que entra na loja perguntando sobre o preço de alguns produtos. Como você se comporta nesta situação?

O que você faz quando um cliente entra na loja e pede mais informações sobre seus produtos?

Você diz o preço, vira as costas e vai embora? Ou você diz o preço e oferece outro produto similar? Ou você ignora o cliente?

Parece brincadeira da minha parte estes tipos de pergunta mas infelizmente é como muitos vendedores lidam na cotação de autopeças.

Já escrevi em outro artigo que Não é somente o preço que importa, se você é um vendedor e acha que somente o preço vende, deveria estar preocupado com sua função.

Então como tratar uma cotação de autopeça?

Trate como uma oportunidade de relacionamento, a venda é consequência. Consumidores querem que seu problema seja resolvido mesmo que você entenda que a oficina apenas cote e não compre.

Quando você dá atenção devida ao cliente, ele percebe. Mesmo que você não faça a venda vai ajudar o cliente a lembrar-se na próxima vez do seu nome, do nome da sua empresa e relacioná-los algo bom.

No mundo de autopeças, relacionamento é tudo. O comprador da oficina fala com dezenas de fornecedores diariamente e sempre está corrido. Assim, aprenda a utilizar bem seus relacionamento mesmo que não faça a venda de imediato.

Até mesmo o mais esquecido dos compradores vai lembrar do seu nome depois que responder um monte de cotação de autopeças mesmo sem vender.

Como relacionar-se com o cliente sem parecer chato

Foque no problema dele

Primeiro, como um bom vendedor, deve estar preocupado em resolver o problema do seu cliente. Se você é um gestor de autopeças que cobra apenas números de seu vendedor, ele também irá cobrar apenas números de seus clientes.

Pessoas não são números. Para optar por uma compra, vários aspectos estão relacionadas e estar a frente de outros vendedores no relacionamento é fundamental.

Quando um cliente seu pergunta o preço, você pergunta se para ele importa comprar a prazo? Quando um cliente pergunta o preço, você fala que pode tentar negociar com seu gerente para ele ter mais desconto. Mesmo que não consiga descontos, vender a prazo também é uma forma de relacionar-se com o cliente.

Não seja aquele vendedor chato que no final do mês liga pedindo favor para bater a meta de vendas.

Sem você perceber os clientes vão te olhando de uma outra maneira. Os compradores vão considerar em te ligar para pedir descontos, melhores formas de pagamentos pois você já deu confiança a eles.

Mesmo que você não dê um desconto na primeira cotação, deixe claro ao seu cliente que sempre irá brigar por descontos para que ele compre melhor. Diga a ele que você será o braço direito dele em tudo que ele precisar.

Envie conteúdos interessantes para a rotina dele

Outra dica importante é enviar conteúdos legais para ele sem se interessar pela sua venda imediatamente. Quando você envia artigos que interessam ao seu cliente, sem pedir nada em troca, ele vai lembrar de seu nome ou nome da sua empresa. Relacionar isso a seu nome é algo bom!

Mande parabéns/feliz aniversário aos seus compradores de autopeças. Seja diferente no dia do aniversário dele fazendo algo que o surpreenda.

Lembre-se sempre, cotação de autopeças é antes de tudo um relacionamento.

Como aumentar suas oportunidades de vendas e relacionamento?

Já aconteceu de ligar na oficina para tentar criar relacionamento e depois de 10 tentativas o comprador parar de te atender?

Esta situação é muito comum, você não está sozinho.

Agora te pergunto: “Quanto tempo você gasta no telefone e celular vendendo?”

Aposto que grande parte do seu dia. É normal, pois ainda muitas das negociações são feitas de maneiras tradicionais.

O segredo é otimizar seu tempo para poder atender mais clientes. Quanto mais organizados forem seus vendedores (se você é um gerente e peças) e mais organizado você for (se você for um vendedor), mais tempo sobrará para relacionamento com seus clientes.

Mesmo com centenas de clientes na carteira e até sem tempo para nada, é possível relacionar-se com mais compradores de oficinas.

Como receber mais cotações?

A Cotexo é uma opção para quem quer ter acesso a várias cotações boas, sem ter que sair da sua empresa e sem se preocupar com a documentação. A documentação de todas oficinas já estão cadastradas e trabalhamos para que as oficinas cotem e comprem peças de forma mais prática.

Já imaginou saber como estão seus preços, prazos em tempo real para poder negociar melhor e vender mais?

Até mesmo os compradores mais tradicionais estão migrando para o mercado de peças online, porque é mais fácil, eficiente e mais barato. Se você é um vendedor que ainda está no rádio, minha dica é para você se esforçar para se atualizar, pois em pouco tempo todas as oficinas estarão comprando por sistemas online.

No mercado super competitivo de hoje em dia, é preciso estar ACESSÍVEL e VISÍVEL. Cada vez que você responde uma cotação por sistemas online seu nome, o nome de sua empresa está tendo maior visibilidade. No longo prazo o VALOR de ter respondido cotações é incrível.

A pirâmide de valor de marca mostra a importância da sua presença.

Relacionamento através de sistemas online de cotação são uma facilidade para quem compra e para quem vende, até mesmo para vendedores de empresas pequenas com pouco estoque.

 

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!