Práticas Recomendadas para Melhorar o Atendimento da sua Oficina

Por Marcelo Galli | Gestão de Oficinas

jan 04

Dependendo do segmento da sua oficina há várias formas de estabelecer uma relação que melhora a forma que seu cliente vê sua oficina. Neste post quero te mostrar algumas práticas para melhorar a confiança ou fazer com que o cliente escolha a sua oficina.

1. Valores e Qualidade do Serviço:

Uma forma importante de um cliente escolher a oficina é verificar se seu serviço é confiável, amigável, barato ou um serviço de excelência. Um cliente pode buscar vários destes  atributos numa oficina. Portanto ele irá procurar referências sobre a oficina, e esta pode ser um amigo, verificar sua página no Facebook, procurar a mais próxima de casa, procurar no Google e olhar o website da oficina. São vários os caminhos que seu cliente pode percorrer, portanto é bom estar presente no meio digital.

Dicas:

  1. Motive clientes a escreverem na sua página do Facebook. Quanto melhor for a avaliação da sua oficina no Facebook ou no Google, maior a chance de você atrair novos clientes que irão levar o carro para a sua oficina.
  2. Saiba a opinião dos seus clientes sobre o seu serviço. É muito bom procurar saber como se fazer uma pesquisa de satisfação, para verificar satisfação com preço, qualidade do serviço, do atendimento, pós-venda, entre outros, dependendo do segmento da sua oficina. Isso será relevante para saber se seus clientes recomendariam seu serviço a um amigo.
  3. A dica para manter um preço competitivo é você ter sempre o melhor preço no seu fornecedor. Sua lucratividade depende muito da compra de peças que você realiza. Aqui na plataforma da Cotexo você pode comprar sempre escolher as melhores condições de entrega e pagamento para sua oficina. Solicite acesso à nossa plataforma neste link.

2. Facilidade e Qualidade no Atendimento

Como boa parte das vezes a ida a uma oficina de um cliente é decorrente de um imprevisto, como uma batida por exemplo, ele irá ter um “estresse” em ter um problema com o carro. É bem provável que este cliente queira se comunicar sobre colocar seu carro na oficina ou ficar sabendo do status de seu serviço, portanto é bom ter bons canais de contato para seu cliente não se sentir “abandonado”, por exemplo, ligar na sua oficina e não ser atendido.

Dicas:

  1. Varie suas formas de atendimento, como: telefone, WhatsApp, email. Com o tempo você irá perceber como têm sido o comportamento dos seus clientes e poderá disponibilizar uma pessoa dedicada a um canal de contato, por exemplo. O importante é você atender a esses contatos e fazer com que a pessoa sinta o menos estresse possível durante o seu atendimento.
  2. Garanta que você está disponibilizando todas essas informações de contato em todos os lugares: em seu site, facebook, cartão de visitas (recomendo bastante).

3. Cordialidade

Quanto mais cordial e amigável for o processo do cliente na sua oficina, melhor e mais duradouro será o relacionamento com seu cliente. Ou seja, maiores as chances deste cliente retornar em outra situação e/ou recomendar a outras pessoas. Este item basicamente complementa os 2 outros itens do post. Essa é a maneira de fazer com que seu cliente se sinta especial.

Dicas:

  1. Pergunte como seu cliente está, o que ele gosta de fazer, sobre o que ele gosta.
  2. Converse com seu cliente sobre outros assuntos. Às vezes é bom para seu cliente distrair um pouco com um outro assunto.

E você, tem alguma situação para nos contar? Como funciona na sua oficina? Conte nos comentários!

Sobre o Autor

Marcelo Galli é fundador da Plataforma Cotexo, uma plataforma de compra e venda de autopeças que ajuda empresas a serem mais eficientes, conectadas e lucrativas. Anteriormente Marcelo trabalhou com inteligência de negócios e inovação em grandes empresas do setor de tecnologia da informação. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade de São Carlos (UFSCar). Trabalha para criar um mundo mais eficiente e conectado !

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