fbpx
Cadastre-se
Peças Online ou Peças Offline : Como lucrar mais nas compras de sua oficina ?

Peças Online ou Peças Offline : Como lucrar mais nas compras de sua oficina ?

Muita vezes já escrevi aqui no blog sobre a importância da oficina comprar bem. Veja este artigo que dou 1 Simples Dica para sua Oficina ser Mais Lucrativa. Apesar de ser claro para muitos empresários donos de oficina a importância de comprar bem, poucos cuidam do setor de compras da maneira que deveria.

O setor de compras da oficina ainda é tratado apenas com o aspecto operacional, responsável pelas peças que serão utilizadas na reparação. Muitas vezes o comprador está mais preocupado em fazer a compra rápido do que bem feita, e este comportamento pode afetar muito a lucratividade da sua oficina. É claro que as peças devem ser compradas com agilidade, mas usar o tempo a favor da oficina, cotando SEMPRE com bons fornecedores, vai fazer que sua oficina consiga aumentar o lucro no final do mês. Costumo dizer que ECONOMIA É LUCRO LIQUIDO, ou seja, é dinheiro no bolso do reparador. Quando você fatura mais, paga mais impostos, quando você economiza o dinheiro fica no caixa da sua empresa.

Peças Online – Devo ou não comprar ?

A internet trouxe muitas facilidades para as pessoas e para o reparador não é diferente. Hoje é possível procurar peças na internet e o reparador deve usar esta tecnologia a seu favor. O grande problema de comprar na internet é o baixo relacionamento com os fornecedores, pouco conhecimento de peças de quem esta vendendo e o frete. Quando juntar as 3 situações e você comprar com um vendedor que não conhece o mercado, que envia as peças erradas por falta de conhecimento e ainda tem um frete pois veio de longe você vai perceber que o “barato” pode as vezes sair caro. Digo “barato” pois muitas vezes o preço das peças na internet esta mais cara que comprar direto na loja com um bom relacionamento, inclusive poder faturar as peças no boleto.

Não quero dizer para não utilizar a internet nas compras de sua oficina, mas sim utilizar sabendo como que funciona. Comprar peças difíceis principalmente. O canal mais utilizado é o Mercado Livre, escrevi um pouco sobre isso no artigo : Comprar no Mercado Livre é seguro ?

Peças Offline – Qual o benefício ?

Sem dúvidas o principal benefício de comprar Offline, ou seja, diretamente na loja, interagindo com o fornecedor e vendedor que sua empresa tem confiança, é “ter alguém para ligar”. O vendedor que atende sua empresa vai te ajudar se eventualmente a peça não chegar, chegar com avaria, chegar errada mas principalmente pode te ajudar a deixar sua operação mais eficaz.

Carro parado na oficina em peças é prejuízo. Os fornecedores devem estar sempre alinhados com seu processo produtivo e principalmente disponíveis para ajudar no dia-a-dia do setor compras da oficina. Eventualmente vai chegar peça errada, com problema, terá problemas para abrir crédito e nestas horas seu vendedor pode te ajudar.

Comprar peças online é interessante para peças mais difíceis e específicas, para o dia-a-dia tenha uma boa rede de fornecedores que você pode confiar e compre Offline.

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!