dezembro 22

0 comments

Gestão de Oficinas : Como priorizar suas obrigações ?

By Davi Souza

dezembro 22, 2016


Neste últimos anos conversando com vários empresários de oficinas de funilaria e pintura percebi que muitos tem uma boa visão operacional de seu negócios mas poucos tem uma visão estratégica, principalmente uma visão sobre a lucratividade. No final do mês, apurando receitas e despesas, sua empresa pagou todas as contas, esta tudo em dia, mas esta em dia com o principal interessado, o dono da oficina ? Deixe-me ser mais direto, sua empresa está te pagando no final do mês ?

De nada adianta ter mais trabalho, fazer mais carros, investir mais tempo e dinheiro na sua oficina se no final do mês todos foram bem pagos e você não, infelizmente é algo que vejo acontecer com frequência, o empresário de reparação não tem um plano para se pagar antes de pagar seus colaboradores e fornecedores.

É normal o que todo empresário faça um investimento para ter seu retorno no futuro. É normal que no primeiros anos sejam investidos tempo e dinheiro para criar o negócio e mais normal ainda que o empresário do setor de reparação envolva-se na operação afim de fazer sua empresa rodar, mas o que deve-se ficar atento é sempre qual o tempo que vc esta disposto a investir sem se pagar antes.

Na sua lista de obrigação a primeira obrigação que a sua empresa tem é pagar o sócio, no caso você. Se sua empresa não esta pagando seu principal interessado algo esta errado, desta maneira tenha sempre um pró-labore na sua lista de obrigações e conte que o pagamento do seu salário é sua principal obrigação, isso mesmo, sua principal obrigação é pagar seu salário antes de tudo.

Seus colaboradores, o aluguel, os fornecedores são fundamentais para sua operação rodar bem mas seu tempo e sua dedicação, como sócio diretor, é mais importante que qualquer outra obrigação.

Neste próximo ano faça um planejamento de qual deve ser seu pró-labore e qual deve ser o lucro mensal de sua oficina para poder se pagar, muitos empresário passam anos sem receber seu salário para descobrir mais tarde que o fundamental é se pagar antes de tudo. Converse com amigos empresários como eles estão se organizando e lembre-se que sistemas podem te ajudar nesta difícil mas nobre missão de ser mais lucrativo.

Se tiver sua mente treinada para se pagar todas suas decisões serão facilitadas, negociações com seguradoras, aumento de sua operação, investimento em gestão, contratação de pessoal, tudo gira em torno de pagar o sócio e ser lucrativo. Este pensamento apesar de a princípio ser trivial na prática não é seguido pela grande maioria das oficinas e seus diretores. E como sempre digo, o caminho mais rápido para ser lucrativo é ser mais eficiente, principalmente em suas compras.

E você como dono aí na sua oficina, esta se pagando ?

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de oficinas e fornecedores negociam na Partsfy.

Success message!
Warning message!
Error message!