fbpx
Cadastre-se
Como fidelizar clientes da oficina aumenta seu lucro ?

Como fidelizar clientes da oficina aumenta seu lucro ?

Para fidelizar clientes da oficina você deve ir muito além de prestar um ótimo serviço. Você deve Encantar seu Cliente. Com um mercado cada vez mais competitivo prestar um bom serviço é o básico. Tudo conta quanto trata-se de fidelizar clientes da oficina e criar uma experiência incrível de compra.

Muitos empresários do setor de reparação ainda acreditam que o cliente tem dono. A expressão “Meu cliente…” tem cada vez menos sentido. Em um mundo conectado o cliente tem centenas, talvez milhares de informações para tomar a melhor decisão de compra. Entenda que o clientes não é seu, o cliente é do mercado.

Parece que não faz muita diferença pensar desta maneira, não é mesmo? Parece que falar que o cliente que vai na oficina a mais de 20 anos é seu cliente não influência muito seu negócio, mas faz diferença. A diferença na comunicação faz com que você e seus colaboradores não acomodem-se. Se o cliente não é seu sempre estará trabalhando para encantá-lo.

A palavra encantar é muito boa pois remete a uma excelente experiência de compra. Experiência que vai deste o início do relacionamento com a oficina até o pós vendas.

Poucas oficinas tem um bom site. Ter um bom site é fundamental para gerar confiança em consumidores que utilizam a internet cada vez com mais frequência. Sua imagem, a primeira impressão, é o início da jornada de seu cliente. Entenda melhor neste artigo : Porque sua oficina deve ter um site bem feito ?

Da mesma maneira que um cliente que busca na internet avalia seu site, um cliente vai avaliar a aparência de sua oficina. É praticamente a mesma coisa mas por meios diferentes. Enquanto um cliente analise através da aparência e organização do site o outro analisar através da organização e aparência física de sua oficina.

Porque pós vendas é importante para fidelizar clientes da oficina ?

Se sua oficina causar um boa primeira impressão, entregar um bom nível de serviço e ter a certeza que o cliente esta satisfeito conseguiu uma excelente experiência de compra, do início ao final.

É no pós-vendas que surgem as melhorias que sua oficina pode fazer. É no pós-vendas que você consegue entender exatamente como o cliente sente-se após passar pela oficina. Desta maneira é fundamental que tenha um acompanhamento de pós vendas na sua empresa.

Você pode fazer isso através de emails, telefonemas ou mesmo uma simples mensagem de WhatsApp. O empresário que não tem pós vendas dificilmente conseguirá fidelizar clientes da oficina. É uma atividade que requer pouco esforço. Basta organizar-se que consegue colocar em prática. Uma mensagem 7 dias depois que o veículo saiu da oficina vai mudar a forma como relaciona-se com os clientes.

Fidelização de clientes é sem dúvidas um dos mais importante canais de aquisição de sua oficina. Este artigo da revista Exame mostra em detalhes porque é importante investir nos seus clientes atuais :

Oficina de Funilaria e Pintura tem um problema com seu canal de aquisição pois normalmente a demanda vem de um péssimo canal, que são as seguradoras (para entender mais de canais de aquisição veja o artigo : Porque diversificar os clientes da sua oficina é importante ?

E você, tem dado a devida atenção a fidelização de clientes da oficina ?

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!