março 29

23 comments

Como cadastrar oficina em seguradora? Aprenda agora!

By Davi Souza

março 29, 2022

cadastrar oficina, cadastrar oficina na seguradora, oficina em seguradora

Ter uma bandeira de seguradora confiável por trás da sua oficina é uma maneira eficiente de gerar novos negócios e se consolidar cada vez mais no mercado de reparação. Porém, nem todo gestor sabe como cadastrar oficina em seguradora, como o procedimento passo-a passo de cada etapa, documentação exigida, condições obrigatórias, etc.

Em um país como o Brasil, em que as pessoas são apaixonadas por carros, ser uma oficina referenciada por uma seguradora é um diferencial importante, não só para atrair novos clientes, mas também para oferecer um serviço de alta qualidade. Neste artigo você aprenderá tudo sobre o tema e o que deve fazer para se tornar uma oficina autorizada. Continue a leitura e acompanhe.

Ser uma oficina credenciada é vantajoso?

Ser uma oficina credenciada de uma seguradora significa que o seu estabelecimento será um dos parceiros indicados aos segurados da empresa, sempre que eles precisarem realizar algum tipo de conserto ou reparo em seus veículos.

Por mais que a apólice garanta o direito do segurado levar o carro na oficina de sua escolha em caso de sinistro, o mais comum é que ele opte pela escolha de um estabelecimento que esteja entre os indicados pelo seguro. Isso porque, caso o serviço não fique 100%, existe a garantia de que ele será refeito.

Além disso, para ser uma oficina indicada, exige-se um processo rigoroso, a fim de certificar que a empresa fornecerá um serviço de alto nível. Dessa maneira, a seguradora tem como garantir que o trabalho executado terá a qualidade como grande diferencial. Outra grande vantagem é que as oficinas credenciadas trabalham apenas com peças originais, o que garante melhoria nos processos e gera credibilidade com o cliente.

De modo geral, não se pode afirmar com precisão se somente o credenciamento em uma seguradora será capaz de trazer uma grande margem de lucro. Porém, com certeza o credenciamento será capaz de gerar aumento no volume de negócios, favorecendo assim a melhoria no faturamento e aumentando a projeção da empresa no mercado.

Como cadastrar oficina em seguradora?

Documentação

O primeiro passo para cadastrar a oficina na seguradora é apresentar a documentação exigida. É importante que os documentos estejam em dia e totalmente de acordo com as normas exigidas. Caso contrário, aparecerão objeções.

O ideal é que o proprietário da oficina se informe sobre os documentos exigidos e, caso seja necessário, regularize pendências como impostos, irregularidades de atuação, falta de alvarás, etc., a fim de evitar possíveis impedimentos.

Adequação do local

Para ser uma oficina credenciada, é preciso oferecer um espaço físico condizente com o volume de serviço e padrão de qualidade oferecidos ao segurado. Isso exige da empresa uma estrutura compatível com o trabalho a ser prestado.

O ambiente precisa estar organizado e pronto para receber os ajustes necessários. Além do mais, é necessário ter a área de trabalho delimitada. Assim, a grande quantidade de serviços não prejudicará o desempenho dos trabalhos.

Treinamentos

As seguradoras oferecem cursos e treinamentos técnicos com o objetivo de aperfeiçoar os serviços e garantir que os trabalhos sejam realizados sempre de acordo com o procedimento correto, ou seja, sem improvisações. Sendo assim, é fundamental que a oficina esteja ciente do compromisso assumido e se disponha a manter seus colaboradores alinhados com as exigências e expectativas do cliente.

A grande vantagem é a formação e a manutenção de um quadro profissional altamente qualificado e capaz de trabalhar com produtividade e compromisso com um serviço de qualidade. Com o tempo, os resultados vão serão o destaque e consolidarão a sua marca como referência de mercado.

Testes teóricos e práticos

A seguradora deseja se certificar de que o serviço oferecido realmente será capaz de atender as necessidades de seus segurados, principalmente em um momento de maior necessidade, como é o caso em que o sinistro precise ser acionado. Dessa forma, é comum que sejam aplicados testes teóricos e práticos às oficinas, que, por sua vez, precisam comprovar sua capacidade técnica e operacional.

O ponto positivo dessas ações é a garantia de um padrão de excelência, o que tende a deixar o cliente satisfeito e, consequentemente, melhorar a relação da empresa com seus consumidores.

Como o cadastro em uma seguradora pode ajudar a sua oficina?

O primeiro ponto é o aumento de credibilidade da sua oficina. Em um mercado tão competitivo e diante de clientes cada vez mais exigentes, é importante estar sempre pronto para oferecer diferenciais que fidelizem seu público. Outro ponto a ser considerado é a possibilidade de aumentar o volume dos negócios, já que a tendência é que a seguradora indique sua empresa para os segurados em caso de sinistro.

Não existe uma resposta 100% precisa em relação à maneira como ser credenciada de uma seguradora pode favorecer uma oficina, já que as necessidades de cada empresa são específicas e os objetivos planejados são diversos. Porém, essa certificação pode ser vista como uma espécie de selo de qualidade, que comprova o compromisso da sua empresa com a satisfação dos clientes e a eficiência nos trabalhos.

Os demandantes por serviços em carros estão entre os consumidores que mais valorizam a relação de confiança. Portanto, se a sua oficina apresenta aprovação de empresas comprometidas com a segurança do cliente e sua família, é um ponto positivo considerável que certamente terá um peso na hora da decisão.

Independente do porte da oficina, é fundamental que o gestor analise com calma todos os cenários e possibilidades, a fim de promover um crescimento sustentável de sua empresa e oferecer um serviço de acordo com as exigências da seguradora e as necessidades dos clientes. O ideal é estudar o mercado com visão estratégica e traçar um plano de ações que devem ser entendidas e implementadas por todos os colaboradores e membros da equipe.

Esclareceu suas dúvidas sobre como cadastrar oficina em seguradora? Essa questão é importante, pois gera credibilidade para seus negócios, além de consolidar a sua marca como uma empresa de grande qualidade e confiança. Os resultados podem ser mensurados no aumento do faturamento, assim como na fidelização dos clientes.

Agora queremos saber sua opinião e experiências vividas. Deixe seu comentário, pergunta, sugestão ou dica. Será um prazer saber o que você tem a dizer sobre esse assunto!

Davi Souza

Sobre o Autor

Há 20 anos atuando com Consultoria e Gestão de Projetos 🔄 | Gestão de Vendas📊 | Marketing Digital🎯


Especialista no processo de compra de peças e lucratividade de oficinas com mais de 10 anos de experiência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

  1. Prezado,

    Fiz um investimento muito alto em um centro automotivo de qualidade extraordinária porém não consegui credenciar em nenhuma seguradora, pelo que percebi é necessário o “QI” quem indique. Tem alguma forma de realmente deixar registrado o interesse em credenciar para que eles possam avaliar a nossa estrutura? Já testamos pessoalmente, telefone e email. De todas essas tentativas nunca retornaram uma ligação ou um email pelo menos.

  2. boa tade.tenho oficina de funilaria fiz um investimento alto com estrutura e sala de pintura amplo espaço.mas ja enviei varios contatos para obter serviços de seguradoras sempre ficarao de retornar mas isso nunca acontece como devo proceder,obrigado.

        1. Preciso de um suporte para enviar meus dados para me credenciar no porto seguro por favor me diz como proceder para fszer o cadastro

      1. Boa tarde ! Estou a disposição pra fazer o seu processo prático e preciso. Sou de Goiás. Add no WhatsApp 62992877582

  3. As seguradoras não costumam pagar para as oficinas credenciadas, valores de mão de obra por hora, adequados para manter a sustentabilidade de uma oficina que usa produtos de alta tecnologia para realizar serviços de alta qualidade( que é o mínimo esperado por seus clientes) e que cumpre todas as suas obrigações fiscais, trabalhistas e ambientais.
    Também gostaria de saber quais seguradoras oferecem treinamento para as oficinas credenciadas e quais são estes treinamentos.

  4. abrir uma oficina em bh so tenho uma semana mas ta muito dificl tem 3 filhos para criar e nao tem servico para fazer se alguem poder mim ajuda eu agardeco muito meu zap e 31987089902

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Conheça como milhares de oficinas e fornecedores negociam na Partsfy.

Success message!
Warning message!
Error message!