fbpx
Cadastre-se

Como aumentar as margens de lucro de sua oficina ?

É evidente que para ter mais lucros é necessário ganhar mais e gastar menos. Para ter mais receitas é possível negociar melhor junto aos seus clientes e também aumentar seu investimento em marketing para gerar mais negócios. Para gastar menos deve-se ter uma gestão mais eficiente do seu negócio e uma das formas mais simples e rápidas para diminuir seus custos é otimizar a performance do seu setor de compras. Acredite : Comprar bem vai aumentar significantemente a margem de lucro de sua oficina.

Como aumentar a receita de sua oficina ?

Para ganhar mais, aumentar as receitas de sua oficina, deve-se negociar melhores valores de horas com seguradoras, empresas que sua empresa presta serviços ou mesmo aumentar o preço para seu cliente final. Qualquer umas das alternativas é um desafio conseguir negociar.

As seguradoras normalmente pagam um baixo valor na hora e ao mesmo tempo levam muita demanda para oficina de funilarias. Quanto mais seguradoras for credenciado, ou menor for sua dependência em relação a demanda de uma seguradora específica, melhor para negociar. É importante ressaltar que seguradoras que deixam sua oficina comprar, mesmo que tenham um preço menor de mão de obra, são mais lucrativas pois sua funilaria pode ganhar na compra das autopeças.

Negociar com empresas frotistas que sua oficina presta serviço é ainda mais difícil. Tanto no caso de frotistas quanto no caso de cliente final, qualquer variação no preço final pode fazer sua oficina perder o cliente, se for frotista é ainda pior para sua receita. Assim, tenha muito cuidado ao negociar.

Como diminuir os custos de sua oficina ?

Para diminuir os custos primeiramente é importante ter uma boa gestão.

Uma forma simples de diminuir os custos é trabalhar melhor no setor de compras. O custo das peças no total do serviço é alto, as vezes mais que 80% do valor do serviço. Assim ao comprar bem consegue ter melhores preços que a concorrência (facilitando ter mais clientes e aumentar sua receita) mas também e principalmente baixar um custo importante, o preços da peças.

Comprar bem exige técnica e disciplina. A técnica consiste em ter uma metodologia. Uma boa técnica para comprar bem para sua funilaria é comprar duas vezes ao dia. Pela manhã realize as cotações e compre perto do início da tarde e no início da tarde realize as cotações para comprar no final do dia. A disciplina consiste em fazer SEMPRE cotações. Comprar com o mesmo fornecedor sempre faz suas margens de lucro cairem consideravelmente. Ter um auxílio de um sistema de cotações como o da Cotexo irá fazer sua empresa economia muito tempo e dinheiro, facilitando a localização das melhores condições (preço, prazo de entrega, formas de pagamento, qualidade do fornecimento, etc).

Economizar na compra de autopeças é a forma mais rápida para aumentar a margem de lucro de sua empresa, faça o teste e verifique no seu resultado do final do mês.

Dúvidas, elogios e sugestões: deixe o seu comentário!